Um dos grandes êxitos do The Cure, banda inglesa de pós-punk que se destacou na chamada new wave, liderada pelo vocalista e compositor Robert Smith. “Just Like Heaven” (Como o paraíso) foi composta em boa parte durante as sessões de gravação no sul da França, em 1987. A letra foi inspirada em uma viagem à praia de Smith e a futura esposa, Mary Pole. As lembranças dele sobre o passeio serviram de base para o videoclipe oficial da música.

“Just Like Heaven” foi o terceiro single lançado do álbum de 1987, Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me, tornando-se o primeiro sucesso da banda nos Estados Unidos, alcançando a 40ª posição na parada da Billboard em 1988. Foi aclamada pela crítica e regravada por muitos artistas como Dinosaur Jr. e Katie Melua, além de inspirar covers diversos.

Ao desenvolver os acordes e a melodia que formam a base da canção, Smith percebeu semelhanças com o hit do Only Ones, Another Girl, Another Planet”, de 1979. Quando ele levou uma demo instrumental para as sessões de gravação do álbum no sul da França, o baterista Boris Williams aumentou o andamento e adicionou uma virada de bateria.


Tecnicamente, o gancho central da canção é formado por um riff de guitarra em descendente que aparece entre os versos e em trechos intermediários. A linha de guitarra mais melodiosa contrasta com a mixagem mais distorcida das guitarras rítmicas. Segundo Smith, a música é sobre “hiperventilação — beijar e desmaiar no chão”.

Ele conta que o verso inicial da música (“Mostre-me, mostre-me, mostre-me como você faz esse truque”) se refere às suas memórias de infância sobre dominar truques de mágica, mas “em outro [nível], é sobre um truque de sedução, de muito mais tarde na minha vida”. 

O clipe acima é sobre imagens do filme “Encontros e Desencontros” (2003), de Sofia Coppola, estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson. Abaixo, um registro ao vivo da música, em 2020.

(Com informações de Guitar Player, Rolling Stone e El País)

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby

Designed with WordPress

Descubra mais sobre Blog do Gerson Nogueira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading