Leão protesta contra escalação de Raphael Claus para jogo decisivo diante do Goiás

A escalação de Raphael Claus não foi bem recebida pelo Clube do Remo, que emitiu uma nota oficial em termos duros, manifestando descontentamento com a indicação da CBF para comandar a partida válida pela 38ª rodada da Série B, diante do Goiás, neste domingo (23), no estádio Jornalista Edgar Proença (Mangueirão).

O Remo, 6º colocado, com 59 pontos, luta pelo acesso em um confronto direto com o Goiás, 4º colocado, com 61 pontos. Preocupado com a arbitragem, o clube solicitou à CBF “esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento”.

Claus esteve à frente de duas partidas do Remo, em 2021 e 2022, ambas com resultados considerados desfavoráveis a partir do desempenho do árbitro. Em 2022, o jogo da volta da 3ª fase da Copa do Brasil, terminou com a vitória do Cruzeiro por 1 a 0. Com isso, o confronto foi decidido nos pênaltis, com triunfo do time mineiro.

Um ano antes, Claus apitou o jogo entre Remo e Confiança pela última rodada da Série B 2021. A atuação de Claus até hoje é lembrada por marcações polêmicas: anulou um gol do atacante Neto Pessoa e ignorou uma penalidade muito reclamada pelos azulinos. Com 0 a 0 no placar, o Leão foi rebaixado.

A NOTA DO REMO

O Clube do Remo vem a público manifestar sua discordância e preocupação em relação à escalação do árbitro Raphael Claus para a partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, frente ao Goiás Esporte Clube, marcada para este domingo no Estádio Mangueirão.

Em sua trajetória, o árbitro possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram os resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente.

Considerando o histórico dessa designação e o momento decisivo que o clube atravessa — com a disputa direta por acesso à Série A — entendemos que a transparência e a segurança da arbitragem são fatores essenciais para garantir a lisura da competição.

Solicitamos formalmente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio dos canais competentes, esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento.

Reafirmamos que o Clube do Remo seguirá firme na defesa dos seus interesses e direitos, estando preparado para atuar conforme as normas que regem o futebol profissional, garantindo que a partida ocorra em ambiente justo e equilibrado, tanto para o clube quanto para seus torcedores.

Convocamos nossa torcida para com calma e urbanidade, lutarmos bravamente garantindo apoio à equipe em campo, mantendo o respeito aos adversários, à arbitragem e todos os agentes da partida — dentro do espírito que sempre nortearam os valores do clube.

Contamos com o comprometimento de todos os envolvidos para que o espetáculo esportivo seja realizado de forma justa, competitiva respeitosa, honrando a grandeza e tradição do Clube do Remo.

Deixe uma resposta