Leão e Oswaldo pagam mico e geram constrangimento em evento com Ancelotti

O 2º Fórum Brasileiro de Treinadores de Futebol (FBTF), realizado nesta terça-feira (4) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, foi marcado por falas desrespeitosas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira na presença do comandante da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. Os ex-treinadores se pronunciaram contra a atuação de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro, gerando constrangimento no evento.

Primeiro foi a vez de Leão, que afirmou que “não suportava” a ideia de técnicos estrangeiros treinarem no Brasil. Depois foi de Oswaldo de Oliveira, que pediu que “quando o Ancelotti for embora, depois de ser campeão, ano que vem, que (a Seleção) volte a ter um treinador brasileiro”.

Leão foi um dos homenageados do 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), que acontece na sede da CBF. O evento não é promovido pela confederação, que apenas cedeu o espaço. Na sequência, Ancelotti ficou no palco a pedido da organização para entregar uma placa a Emerson Leão. O brasileiro brincou com o italiano (“já levei um gol dele”), e depois pegou o microfone para discursar.

Apesar do italiano ter contrato com a CBF até o final da Copa do Mundo de 2026, o comandante já sinalizou que pode continuar à frente da Seleção por mais um ciclo. E a entidade está muito satisfeita com o trabalho do técnico até aqui, o que indica que uma renovação de contrato tem boas chances de acontecer antes mesmo do Mundial.

Depois das afirmações que geraram polêmica, Oswaldo de Oliveira tentou se desculpar e afirmou que as falas que viralizaram na internet teria editadas, ficando fora de contexto. “O grande problema são as edições mal-intencionadas. Eu fiz um discurso de 12 minutos. A pergunta que me foi feita foi sobre a situação atual do treinador brasileiro, e eu sou defensor que os clubes e a Seleção tenham técnicos brasileiros”, disse Oswaldo, que assim como Emerson Leão está sem clube há quase três anos.

A CBF não recebeu bem as declarações dos ex-treinadores Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira sobre a presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro e, em especial, no comando da Seleção Brasileira. De acordo com informações apuradas, a cúpula da entidade classificou as posturas de Leão e Oswaldo como “deselegantes e desnecessárias”, especialmente pelo fato de o fórum ter sido sediado na própria sede da CBF e ter recebido total apoio logístico e estrutural da confederação. Entenda a situação.

A FBTF divulgou nota de repúdio contra o ex-treinador Oswaldo de Oliveira, em razão de declarações feitas durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol do Brasil, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Segundo o comunicado, Oswaldo teria se manifestado de forma “desrespeitosa e desnecessária”, atingindo o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, e contrariando o espírito de união e diálogo proposto pelo evento. A Federação lamentou a postura do ex-treinador e reafirmou seu respeito ao técnico italiano e à CBF.

O técnico Carlo Ancelotti marcou presença no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), evento que discute os desafios e os rumos da profissão, nesta terça-feira (4). Durante o debate entre os profissionais, Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira declararam que não são a favor de técnicos estrangeiros no Brasil. Nas redes sociais, os jornalistas detonaram as falas dos ex-treinadores.

Ao lado de Carlo Ancelotti, os profissionais debateram sobre maneiras de melhorar as condições de trabalho no cenário nacional. Além do treinador italiano, o coordenador executivo de Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, o técnico da Seleção Feminina, Arthur Elias, e a coordenadora executiva da Seleção Feminina, Cris Gambaré, também participaram da abertura do evento como convidados e fizeram breves discursos.

IMPRENSA DETONA: “CONSTRANGEDOR”

Vitor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, questionou quem achou legal expor o técnico da Seleção Brasileira a xenofobia em um evento recheado de ex-treinadores. Na visão do jornalista, colocaram Carlo Ancelotti em uma verdadeira furada.

Para Marcelo Courrege, a atitude de Emerson Leão foi completamente deselegante. Segundo ele, a declaração do ex-treinador realimenta um ciclo de intolerância com estrangeiros no Brasil, portanto é considerada xenofóbica.

Sérgio Xavier Filho observou: “Grande goleiro e treinador mediano. Já o ser humano… Deselegante, ultrapassado, patético. O tempo só piora a imagem de Emerson Leão. Que vergonha alheia, que vergonha…”.

Felipe Diniz completou dizendo que faltou autocrítica aos participantes, que devem ter se esquecido que, por muito tempo, os brasileiros foram treinar em outros países. De acordo com o jornalista, se os convites para assumirem novos clubes diminuíram, a culpa é exclusivamente deles. (Com informações de Lance! e Folha de S. Paulo)

Um comentário em “Leão e Oswaldo pagam mico e geram constrangimento em evento com Ancelotti

  1. Surpresa zero para o comportamento de Emerson Leão. Técnico brucutu e ultrapassado, saiu ou saíram com ele da profissão já bastante tarde.

    Os técnicos brasileiros não se atualizam nos mecanismos da profissão e são monoglotas, fator impeditivo para atuarem em outros países. Só dão pro gasto por aqui.

    Curtir

Deixe uma resposta