Um clássico do rock oitentista, aqui interpretado ao vivo por um de seus criadores, o guitarrista Johnny Marr, Bigmouth Strikes Again (Linguarudo ataca novamente) foi o grande hit do álbum The Queen Is Dead, terceiro disco de estúdio dos Smiths. Como single de trabalho, alcançou rapidamente a 26ª posição nas paradas britânicas. Além disso, foi a canção escolhida para fechar Rank, disco ao vivo da banda.
A letra, escrita em 1985, tem um tom ácido, beirando a autodepreciação e refletindo a bronca de Morrissey com a indústria musical. Tanto ele quanto Marr nunca esconderam que a inspiração veio do hino Jumpin’ Jack Flash, dos Rolling Stones.
A parte rítmica se sustenta no inspirado riff de guitarra de Marr. “Eu queria algo que fosse rápido o tempo todo, sem um oito central distinto como tal. Achei que as quebras de guitarra deveriam ser percussivas, não muito cordiais”, explicou Marr. Ele descreve a música como sendo “o mais próximo possível do som dos meus heróis”, provavelmente referindo-se aos Stones.
Bigmouth Strikes Again é a terceira música dos Smiths de ataque à indústria – as anteriores foram The Boy with the Thorn in His Side (O menino com o espinho no lado) e Rubber Ring (Anel de borracha). Morrissey vivia às turras com a imprensa musical inglesa e as indiretas estão presentes o tempo todo nessas canções.
Curiosamente, Bigmouth foi bem recebida pelos críticos, principalmente pelo título inspirado e cáustico. O protagonista se compara a Joana D’Arc – quando “as chamas subiram até seu nariz romano” – e também diz “agora eu sei como Joana D’Arc se sentiu”. Em apresentações recentes, Morrissey alterou o trecho que diz “e seu walkman começou a derreter”, para a mais atual tecnologicamente “e seu iPode começou a derreter” e pela versão “e seu aparelho auditivo começou a derreter” como homenagem aos fãs com deficiência auditiva.
À época de Bigmouth Strikes Again, a formação da banda tinha Morrissey como vocalista, Johnny Marr na guitarra, Mike Joyce (bateria) e Andy Rourke (baixo). Rourke faleceu em maio de 2023.