Grande hit do Oasis desde os primeiros anos de estrada, “Cigarettes and Alcohol” virou uma das sensações da turnê de retorno da banda, que começou triunfalmente no Reino Unido e agora chega à América Central, com shows na Cidade do México neste fim de semana.
O registro aqui é do show no Heaton Park, em Manchester, berço dos irmãos Gallagher, logo na abertura da excursão, no dia 11 de julho. O clima é de apoteose desde os acordes iniciais deste rockão puro, que abre com marcação forte de bateria e explode em acordes de guitarra dando tecido sonoro ao vocal gritado de Liam.
Mais de 90 mil fãs ensandecidos dançam, pulam e cantam junto com o grupo. Sensacional combinação de entusiasmo e genuína emoção roqueira, algo que andava meio adormecido há tempos, desde a separação do Oasis há quase 20 anos.
De certa forma, a letra traduz o clima reinante, de total descompromisso, bem ao estilo do Oasis: “É minha imaginação ou finalmente encontrei algo pelo qual vale a pena viver? Estava procurando por alguma ação e tudo que achei foram cigarros e álcool”.
“Cigarettes and Alcohol” é a oitava faixa e o último single de trabalho do aclamado álbum de estreia do Oasis, Definitely Maybe, de 1994. Quando lançaram a canção, Noel disse que percebeu ali o quão grande eles estavam se tornando: “Esse foi o momento em que percebemos que devíamos apertar os cintos, que as coisas ficariam um pouco loucas dali em diante”. Na mosca.
O segundo vídeo, não menos vibrante, é de “Acquiesce”, do show em Wembley (Londres), em agosto. A turnê chega ao fim no Brasil, com dois shows marcados para S. Paulo em novembro.
(Este Rock na Madrugada é dedicado à querida Marta Barriga, advogada, militante de esquerda, gente fina, ativista das boas causas e fã de rock {e do Oasis}, que partiu ontem, repentinamente. Marta, presente!)