
Mais do que conquistar a Champions League pela primeira vez na história, o PSG garantiu também um feito na Europa que poucos podem se gabar de ter – e o Real Madrid não é um deles. O time de Luis Enrique é o 11º a ganhar a Tríplice Coroa, que consiste em ser campeão do campeonato nacional, da copa local e do maior torneio continental em uma mesma temporada.
O PSG fez isso em grande estilo. Garantiu primeiro o título da Ligue 1 com seis rodadas de antecedência, depois venceu o Reims por 3 a 0 na final da Copa da França e por último levantou a Champions League contra a Inter de Milão, neste sábado (31), em Munique.
Até hoje, apenas dois clubes ganharam a Tríplice Coroa mais de uma vez: Bayern de Munique e Barcelona. Em uma das conquistas do Barça, por sinal, Luis Enrique era o técnico, em 2014/15. Agora no PSG, ele volta a repetir isso e se iguala a Pep Guardiola, que atingiu o feito pelo Barcelona, em 2009, e pelo Manchester City, em 2023.
UM MASSACRE EM MUNIQUE
O Paris Saint-Germain massacrou a Inter de Milão ao vencer por 5 a 0 a grande final realizada neste sábado (31), na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. Herói da noite, Doué anotou dois gols e ainda deu uma assistência. Hakimi, Kvaratskhelia e Mayulu completaram o placar para os franceses, que levantaram a Champions pela primeira vez na história – e com direito a maior goleada já vista em uma decisão do torneio.

Em busca do título inédito, o PSG começou ditando o ritmo do jogo, enquanto a Inter, campeã pela última – e única – em 2009/10, se fechou. Até que aos 11 minutos, Doué tocou na medida para Hakimi, que abriu o placar para os franceses e ainda fez valer a ”lei do ex”. O marroquino, inclusive, sequer comemorou ao balançar as redes.
Sem dar qualquer chance de reação aos italianos, o PSG ampliou. Em um belo contra-ataque, Doué recebeu de Dembélé e chutou forte para fazer 2 a 0, aos 19. A Inter sentiu o golpe e viu o adversário continuar empilhando chances de fazer mais um. Não à toa, foram 13 finalizações dos franceses contra apenas duas dos italianos na etapa inicial.
Já nos acréscimos, o time parisiense ficou muito perto do terceiro após cobrança de escanteio de Dembélé e uma cabeçada de Kvaratskhelia, que passou bem perto do gol.
No 2º tempo, o roteiro se repetiu: o PSG continuou dando aula de futebol contra uma Inter que não ofereceu nenhuma resistência. Após boas oportunidades desperdiçadas, Doué bateu de primeira para fazer o seu segundo no jogo e o terceiro do time parisiense. E ainda deu tempo para mais!
Aos 27, Kvaratskhelia saiu sozinho com Sommer e bateu para colocar a mão na taça. O quinto do PSG só não saiu aos 35 dos pés de Barcola, porque o atacante inacreditavelmente errou o alvo e mandou pela rede pelo lado de fora. No entanto, cinco minutos depois, ele veio.
Dessa vez, Mayulu, que tinha acabado de entrar em campo, tabelou com Barcola e chutou forte para fazer 5 a 0, a maior goleada de uma final de Champions na história.
MAIS TRÊS CLASSIFICAÇÕES
Mais novo campeão europeu, ao golear a Inter de Milão por 5 a 0 neste sábado (31), em Munique, o PSG se garantiu na disputa de três novos títulos – com chance de encarar equipes brasileiras em dois deles. A conquista da Champions League deu ao time francês a classificação direta à Copa Intercontinental, a ser disputada em dezembro de 2025, e também ao próximo Mundial de Clubes, em 2029.
O Intercontinental acontece de 10 a 17 de dezembro e reunirá os campeões de Europa, América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Será a segunda edição do torneio, que foi disputado e ganho pelo Real Madrid em 2024.
Para este ano, além do PSG, estão confirmados também o Al Ahli (Arábia Saudita) e o Auckland City (Austrália). Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Pyramids (Egito) decidem o título da África, enquanto Cruz Azul (México) e Vancouver Whitecaps (Canadá) duelam pelo troféu da Concacaf. O último classificado será o campeão da Conmebol Libertadores.
Além do Intercontinental, o PSG garantiu vaga no Mundial de 2029, pelo critério de classificação da Fifa. Não há data e nem sede definidas, mas os franceses estão confirmados como os primeiros da Europa. O clube, vale lembrar, também jogará o torneio em 2025 e vai encarar Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders na fase de grupos.
A última disputa de título garantida pelo PSG acontece em 13 de agosto: a Supercopa da Uefa. Vencedor da Champions League, o time de Luis Enrique mede forças com o Tottenham, que conquistou a Europa League, em Udine, na Itália.

(Com informações da ESPN, Marca e Lance)