Depois de corintianos e santistas, palmeirenses divulgam manifesto contra o fascismo

bandeiratorcidapalmeirasantifasc

Torcedores palmeirenses acompanharam o movimento da Gaviões da Fiel, do Corinthians, e da Torcida Jovem, do Santos, e divulgaram, nesta sexta-feira (21), um manifesto em que expõem seu repúdio “às posturas e declarações preconceituosas, antidemocráticas e fascistas”.

Sem citar nomes, os torcedores explicitaram, no texto, que a atitude vem “em virtude de acontecimentos recentes envolvendo a imagem pública da Sociedade Esportiva Palmeiras”. No último domingo (16), o jogador Felipe Melo dedicou um gol ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Foi aí que as torcidas do Corinthians e do Santos se manifestaram contra o presidenciável.

O manifesto palmeirense, de acordo com os signatários, não é institucional e tem caráter suprapartidário. Diferentemente do texto divulgado pela Gaviões e pela Torcida Jovem, o texto dos torcedores do Palmeiras não cita o nome de Bolsonaro, mas faz uma menção indireta após contextualizar a origem popular do clube. “São razões históricas, portanto, as que nos motivam neste posicionamento público contra a onda fascista que se ergue e a sua nefasta representação eleitoral. Respeitamos a coexistência democrática de opiniões e posicionamentos políticos variados; mas não podemos tolerar a ameaça às instituições democráticas e os posicionamentos de teor racista, xenofóbico, machista e homofóbico”.

Assinam o manifesto de torcedores palmeirenses figuras como Maria Gadu, João Gordo, Wilson Simoninha, Miguel Nicolelis, Luiz Gonzaga Belluzzo e Marco Ricca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s