A má educação do Brasil para a derrota

Foto

POR XICO SÁ, no EL PAÍS

Com um nervoso e mimado menino Neymar, sem educação para a derrota, a seleção brasileira deixou ontem a cancha do estádio Monumental, em Santiago, de forma melancólica, depois de perder por 1×0 da Colômbia. Um triste aniversário para o bicampeonato conquistado pelo time de Zito e Didi, exatamente no Chile, há 53 anos.

O bar Papillon, aqui na minha esquina de Copacabana, era o retrato desse Brasil de futebol decadente: quase todos os frequentadores acabaram o jogo blasfemando contra a equipe e torcendo para o adversário. Nem os mais borrachos disfarçavam o mau humor. Nem a sempre animada Glorinha, a Monalisa carioca de lábios pecaminosos, conseguia ensaiar uma ponta de sorriso.

O brasileiro não se reconhece mais naquilo que tinha de mais sagrado e encantava o mundo. A “Pátria em chuteiras”, como definia o dramaturgo Nelson Rodrigues, o Shakespeare dos trópicos, é uma ideia que não faz mais sentido.

E não é apenas a derrota de ontem, mal digerida pelo enfezado craque Neymar, que nos aterroriza. Além da escassez de craques, a maioria dos treinadores do país é tacanha em filosofia de jogo. Pensamos mal o jogo. Perdemos o free jazz, a bossa nova, a invenção.Dunga, por exemplo, preferiu conspirar contra o árbitro.

É difícil dizer isso, muito difícil, mas viramos um país comum com a bola nos pés. No dia em que o cavaleiro solitário não funciona, o fracasso vem naturalmente.

É difícil, mas teremos que nos educar, ao contrário do comportamento do nosso camisa 10, para a derrota. O 7×1 da Alemanha não serviu para isso. O resultado foi tão absurdo que não teve valor pedagógico. Só a derrota se tornando mais rotineira nos servirá de lição de casa. Para mostrar que não somos mais os donos do universo. Muito pelo contrário.

O Brasil ganhou de forma sofrida do Peru; o Brasil levou um baile tático e técnico da Colômbia. Dois velhos “sparings”. O Brasil agora teme até a Venezuela, o próximo adversário. O futebol canarinho voltou a conviver com a velha síndrome de vira-lata, da qual falava o mesmo cronista Nelson Rodrigues. A pátria em chuteiras virou a pátria em franciscanas sandálias da humildade.

Fica aqui, como ponto final, o minuto de silêncio pela morte de Zito, craque do Santos e da canarinho de 1962, morto no derradeiro domingo aos 82 anos de existência.

Zito é um bom exemplo para o Brasil, nessa fase de luto, repensar o seu futebol. Zito tinha três “bês” que nos fazem muita falta hoje em dia: bola, brio e era um bem-aventurado homem de boa vontade.

Xico Sá, jornalista e escritor, é comentarista do canal “Sportv” e colunista do “El País Brasil”

27 comentários em “A má educação do Brasil para a derrota

  1. Se fosse 1 x 0 para o Brasil seria Vitória Magra, Vitória no sufoco, sendo o placar de um a zero, acho um exagero darem o nome de “baile”, os tempos são outros, o placar só é trágico pela história do Futebol Brasileiro, por que se dermos alguma lucidez ao nosso olhar, enxergaremos um placar normal dentro da limitação do nosso time, em fim os 7 x 1 são o maracanaço contemporâneo.

    Curtir

  2. Nossa Seleção, decepcionou, ontem..Penso ser a pior geração dos últimos tempos…Isso, é reflexo de como estão conduzindo nossas categorias de base… Quando você começa a querer fazer um meia marcar mais que jogar, é complicado…Em campeonatos longos, um time tem de 6 a 8 zagueiros e de 5 a 6 volantes, e é o correto, pra como se joga hoje. ..São as posições que mais se contrata no futebol brasileiro e isso pode estar refletindo na hora de um jogador de base escolher onde quer jogar..Não existe, havia tempo, em nosso futebol, o camisa 10 que sempre tivemos em seleções brasileiras em copas do mundo, a exceção da Copa de 2014..Não foi à toa que tomamos de 7…Futebol brasileiro, precisa ser repensado e, em sua base, principalmente.

    – Precisamos repensar, também, no técnico que comanda nossa seleção…Organização tática, independe de você ter craques no time..E nem isso o Brasil tem hoje…E isso, é função do técnico…

    É a minha opinião.

    Curtir

  3. O mais patético na transmissão da Globo, que eu detesto, mas minha mulher adora (fazer o quê, né?), foi ouvir o Ronaldo falar que o Neymarketing é um lider nato. A babação da Globo não tem limites.

    Curtir

  4. A língua do futebol moderno não é o português, mas o espanhol. Os argentinos se adaptaram ao estilo de jogo atual, os brasileiros, nem tanto. Acho que é hora de pensar num treinador estrangeiro porque parte da crise do nosso futebol está nos técnicos.

    Curtir

  5. Estão superestimando o futebol argentino, tirando Messi, o que resta? Nos últimos anos produzimos ai uma quantidade enorme de craques, tirando Messi você tem um ou outro jogador, nada comparado com Adriano Imperador no auge, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Kaka, Ronaldo Fenômeno, Neymar o que produziu a Argentina fora o Messi?

    O que ganhou a Seleção Argentina nesses últimos anos? Nada absolutamente Nada.

    E digo mais, em 30 ou 40 anos surge um craque Brasileiro que vai botar o Messi no chinelo, no começo do Século passado eles tinham também um cara que ganhou tudo na Europa, era considerado o melhor e que nunca tinha copado

    Curtir

  6. existe uma super valorização. os tempos mudaram. Em outros esportes consideramos natural a nossa evolução (handebol, voley…). O Galvão Bueno corneta e muita gente da imprensa vai na corda…

    Curtir

  7. Valorizam demais os caras que jogam fora do Brasil, alguma coisa errada por tras disso. Concordo com o amigo Lopez Junior, um treinador de fora seria o melhor caminho para iniciar outro rumo.

    Curtir

  8. A minha síntese disso tudo é radical: FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO SEI MAIS O QUE SIGNIFICA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL PROFISSIONAL. ASSEGURO QUE NEM NA COPA DO MUNDO NO BRASIL EU CONSEGUIR DEFINIR HOJE O QUE SIGNIFICA ISSO, E QUANDO A GENTE NÃO CONSEGUE DECIFRAR ALGUMA COISA, A GENTE IGNORA. E É EXATAMENTE ISTO QUE FAÇO HÁ ANOS. A PROVA É QUE VCS MILHÕES QUE ACOMPANHAM ESTE BLOG DEVEM LEMBRAR QUE EU FAÇO COMENTÁRIO SOBRE TUDO AQUI DIARIAMENTE, INCLUSIVE DO ADVERSÁRIO DO OUTRO LADO DA ALMIRANTE, MAS DE SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO EXISTE COMENTÁRIO MEU. Isto ocorre porque não tem o que comentar de seleção. Tudo o que falarmos, todos já sabem, é coisa ruim e não dá mais nem graça relatar o que tem de ruim nesta seleção brasileira nestes anos de Ricardo Teixeira para K. Até os títulos de 94 e 2002 não foram muito absorvidos pelo clamor da torcida. A diferença é que na época estava menos ruim, mas caminhávamos para o muito ruim e tínhamos algumas craques. Hoje desgraçadamente estamos chegamos ao muito ruim no futebol e não temos nenhum craque. NEYMAR???CRAQUE?????desculpem, respeito todas as opiniões, mas para mim não. Olha o papelão do cara ontem. Se isto é ser craque no Brasil, estamos mesmos ferrados de vez. Quanto aos outros convocados, DANIEL ALVES DOS 7X1, minha nossa, não é que ele tenha sido o único culpado, mas não era mais nem para integrar a seleção brasileira de XADREZ que joga sentado, imaginem a de futebol???MAS DANIEL ESTÁ LA FIRME E FORTE E IGUAL ELE UM MONTE DE PEREBAS QUE NÃO SEI ONDE JOGARAM NO NOSSO FUTEBOL E O QUE GANHARAM. SÓ SEI QUE ATUAM NA EUROPA, MAIORIA NA ESPANHA, E SOMENTE ISTO DEVE TER SIDO MOTIVO PARA ESTAREM NA SELEÇÃO, O QUE É UMA LÁSTIMA. O Picachu não de seleção mas joga muito mais que o tal DANIEL ALVES. Não duvido que se o PICACHU for mesmo jogar no exterior em qualquer time, deverá mesmo aparecer nas próximas convocações porque parece que o único critério hoje para convocação é jogar no exterior. é muito triste e melancólico FALAR E assistir hoje nossa antes tão gloriosa a apaixonante seleção brasileira. NÃO. EU PREFIRO ASSISTIR MEU PAYSANDU.

    Curtir

  9. Tem que comprar é uma chupeta pra esse menino mimado e que demonstrou enorme carência de preparo psicológico ! Isso também é excesso de paparico. Aliás ele foi o retrato do futebol brasileiro atual: Feio,caro e pobre ao mesmo tempo ! Que belo exemplo hem Neymar.Você tem que aprender a saber perder também ! A vida não é só berço esplendido !

    Curtir

  10. A culpa também e de quem o endeusa demais e o paparica. Na verdade parece não ter sido preparado psicologicamente para digerir resultados adversos. Pareceu aquele filhinho de papai,mimado, que não sabe perder. Deu um show de despreparo emocional,o que contrasta com o seu vistoso futebol. Isso e o retrato do atual futebol brasileiro,infelizmente !
    .

    Curtir

  11. AGORA EU AFIRMO QUE ALGUNS DOS MAIORES CULPADOS POR ESSA FASE NEGRA DA SELEÇÃO SÃO A MAIORIA DA IMPRENSA E OS TORCEDORES, MENOS EU QUE NÃO ME DEIXO ENGANAR: GRAVEM O QUE VOU FALAR AGORA E DEPOIS ME FAÇAM COBRANÇA: MESMO A VENEZUELA TENDO VENCIDO ESTA COLOMBIA, O TIME E O FUTEBOL DESSE PAÍS É MUITO FRACO E AINDA MUITO AMADOR, TANTO QUE JAMAIS FORAM A UMA COPA DO MUNDO. É O PIOR FUTEBOL DAS AMÉRICAS. POR ISTO ACREDITO QUE O BRASIL DEVERÁ GOLEAR FÁCIL FÁCIL, E AÍ REPAREM QUE A IMPRENSA E MUITOS TORCEDORES EM SEGUIDA VÃO NOVAMENTE ESQUECER AS MAZELAS E DIZER QUE A SELEÇÃO É FENOMENALLLLL. E SE ISTO NÃO OCORRER E FORMOS ELIMINADOS PELA VENEZUELA. PQP, PUTTZ, MAS SERÁ OUTRO VEXAME ESCANDALOSO EM TÃO POUCO TEMPO TERRIVELMENTE PIOR QUE OS 7X1 QUE FOI PERDIDO PARA UMA DAS SELEÇÕES MAIS PODEROSAS E FUTEBOL VISTOSO DO MUNDO. PORÉM SER ELIMINADO PELA VENEZUELA, CREDO!!!! DÁ MEDO ATÉ SÓ DE PENSAR, MAS SE OCORRER SERÁ CARNAVAL ETERNO EM CARACAS E DESESPERO TOTAL NO FUTEBOL BRASILEIRO, ONDE MAIS PODRIDÃO DEVERÃO VIR A TONA, E MUITO BUXIXO. ESSE JOGO PROMETE.

    Curtir

  12. OLHEM JÁ TEM UMA COINCIDÊNCIA FULMINANTE COM O VEXAME DOS 7X1: NEYMAR, A EXEMPLO DO JOGO COM A ALEMANHA ONDE NÃO JOGOU. PEDIU PARA SER EXPULSO CONTRA A COLOMBIA E NÃO JOGARÁ CONTRA OS VENEZUELANOS. SERÁ O BENEDITO???????

    Curtir

  13. O menos culpado de tudo que acontece com nosso futebol é o garoto Neymar.

    Basta uma derrota pra todos caírem matando em cima do cara.

    Ele é proibido jogar mal.

    O Neymar, não se sabe porque é alvo de uma inveja mundial, talvez por ser tão novo e bom de bola, é caçado dentro de campo, as pula pra não ser pego de surpresa, como foi pego pelo zuniga na copa passada, mas que de costas não teve como se defender.

    Ontem passou o jogo inteiro apanhando, chutou a bola e sem querer pegou no colombiano, aí fizeram uma guerra mundial.

    As vezes precisamos entender e defender as pessoas.

    Nos bons momentos somos ótimos pra babar ovo, nos piores, somos ágeis em atirar a primeira pedra.

    Neymar hoje, eu não colocaria entre os 30 melhores jogadores que já tivemos na seleção, mas é o que há de melhor.

    E não pode ser culpado pelo conjunto da obra em que se tornou nosso futebol em desorganização ultimamente.

    E pra finalizar, no Barcelona foi campeão de quase tudo, e não foi coadjuvante apenas, ao lado de Suarez e Messi foi fundamental pra isso.

    Curtir

  14. Acho que o Brasil tem todas as condições de se classificar, o Brasil não se resume só a Neymar.

    Curtir

  15. Venho sempre dizendo que meu sonho e ver o Guardiola na selecao, nao dar para aguentar ver uma selecao sem padrao tatico, falta de jogadas ensaiadas, jogadores que erram passes em demasia, o time e fraco sim, mas com um treinador bom “como diz o Claudio”, e possivel dar um padrao de jogo para esse time, perdemos a essencia de nosso futebol que era o toque de bola envolvente e refinado, e que era admirado por todos no mundo, culpa de nossos treinadores ex-atletas sem formacao, e principalmente dos dirigentes (CBF) envolvidos em escandalos e esquemas, que nao deixam ninguem de fora entrar, e a velha panelinha existente nesses orgaos.

    Curtir

  16. Precisamos de um técnico estrangeiro: um argentino ou um italiano, ou um espanhol. Gostaria de ver o Guardiola comandando a seleção brasileira de futebol. Os técnicos brasileiros são incompetentes.

    Curtir

  17. BOMBA: o pessoal daqui de Stm não se aquietou e já faltam apenas 300 mil assinaturas, pra que se completem 1 milhão, pra que enviem
    pedido ao SFT e Congresso Nacional, pra que um novo plebiscito seja realizado, mas, desta vez, com votação apenas na região Oeste do PA, pois pedirão que a chamada área interessada, a ser consultada no Plebiscito, seja apenas a região Oeste do PA.

    Égua ! Vou te contar ! Sou CONTRA a divisão, a não ser que viessem políticos do Japão, da Finlândia ou da Suécia, pra serem os gestores.

    Curtir

  18. Sendo assim, fazer o plebiscito pra quê?

    O maior culpado se o Pará vier a se dividir se chama PSDB, esses caras estão atrasando o nosso estado.

    Curtir

  19. O que deve ser dito e observado sobre a desdita do futebol brasileiro parece ser o mesmo que o vilão Bane disse ao vigilante Batman ante a falsa aparência de sucesso da pacificação de Gotham City através da atuação de um já decrépito Homem Morcego: “a vitória derrotou você”. A vitória a qualquer custo foi signatária do pacto firmando entre o futebol brasileiro e o capeta, nos levando ao atual estado de coisas. Enquanto os craques jorravam pelas torneiras, tudo estava bem e qualquer treinador servia pois quem fazia a diferença eram os fora-de-série. Como não jorram mais e se precisa de conhecimentos técnicos mais refinados e de um projeto de futebol em âmbito nacional… chegamos ao que aí está.

    Curtir

  20. Concordo a culpa não deve ser so do Neymar , mais da seleção como um todo. Agora a falta de preparo emocional e psicológico do garoto , sinceramente , e mais do que hora de modernizar o futebol brasileiro. Não torço contra a seleção , mais uma eliminação agora , quem sabe abre os olhos do povo para que a renovação tão aguardada de fato ocorra , para que possamos sonhar com dias melhores nas Olimpíadas do Rio ano que vem.

    Curtir

  21. O técnico argentino avisou previamente que iria minar o Neymar e conseguiu, o problema é que o Neymar não foi e não é preparado para adversidades, e com prof. Dunga no comando esperar o quê?
    Apesar de tudo o empate seria mais justo, mas no futebol não se tem direito a errar.

    Curtir

  22. A seleção tá igual o time da mucura, é só marcar um jogador (picachula e Neymar) q já era kkkkkkkkkkk não vou mais dar dica! kkkkkkk

    Curtir

  23. Resultado normal para os níveis do futebol atual. Essa Copa América já aprontou para as três maiores seleções do continente e é só uma prévia do que vai ser as eliminatórias. Mas mesmo assim eu acredito que a seleção é muito fraca e o Neymar sofre com o mal de muitos craques da atualidade: não conseguem, pelo menos, jogar duas partidas razoáveis pelas suas respectivas seleções. Deve passar tranquilo pela Venezuela.

    Curtir

  24. Eu que era totalmente contra técnico estrangeiro, hoje já seria favorável.

    Agora Gerson, vc que parece ser tão fã de técnicos argentinos, porque com a Argentina com essa maquina que tem não consegue conquistas?

    Tirando o Messi, os caras tem, Di Maria, Tevez, Agueiro, Lavezzi e tantos outros.

    E olha que o D’alessandro jogava nessa turma tranquilo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s