Espanha mais pobre, Real e Barça mais ricos

pro_photo1335040148

Da ESPN

Um de cada quatro espanhóis estão desempregados. A economia do país não consegue sair da recessão. As maiores empresas do país registram quedas recordes nos seus lucros. Mas, numa espécie de política do “pão e circo” da Roma antiga, Real Madrid e Barcelona se tornaram ilhas de prosperidade num país mergulhado no caos financeiro _incluindo para a maioria esmagadora dos demais clubes de futebol.

Segundo dados divulgados pela consultoria Deloitte, Real e Barça, que vão se enfrentar nas semifinais da Copa do Rei, seguem como clubes mais ricos do mundo. 
Na temporada 2011/2012, o Real Madrid faturou 513 milhões de euros (quase R$ 1,4 bilhão), ou 40% a mais do que o balanço fechado em 2008. O time catalão vem logo atrás, com receitas de 483 milhões de euros (R$ 1,3 bi), crescimento de 56% em relação ao que acontecia cinco anos atrás. Situação bem diferente de outros gigantes europeus. A Inter de Milão, por exemplo, teve um aumento de apenas 8% nas suas receitas nos últimos cinco anos.
Tudo muito diferente do que acontece no resto da Espanha. A previsão do órgão oficial de estatísticas da União Europeia é que o PIB, o produto interno do país, tenha fechado 2012 com uma queda de 3% em relação a 2008.
Nesta semana, foi anunciado um novo recorde de desemprego – 26% dos moradores do país não tem trabalho, índice que sobe para 50% entre os jovens.
As grandes empresas do país, mesmo globais, também não escapam da crise. Nos nove primeiros meses de 2012, o lucro do Banco Santander caiu 66%.
Também vendo seu lucro evaporar, a Telefônica cortou os salários de seus executivos em até 30% e também os dividendos pagos a seus acionistas.

2 comentários em “Espanha mais pobre, Real e Barça mais ricos

  1. A Espanha é o Brasil do passado.Um país economicamente em frangalhos mas dando show no futebol com a seleção que hoje é mais forte do mundo.

    Curtir

  2. Isso é possível.

    Amigos vejam este absurdo lá do nosso Ceará. O Governador Cid Gomes, o mesmo que usou dinheiro pra pagar passagens aéreas da sogra, ia dar pra cantora Ivete Sangalo a bagatela de 650 mil reais pra que a mesma fizesse um show de inauguração de uma sua, a obra, um hospital.

    Parece que o MP entrou na jogada e não vai permitir essa maluquice.

    Um estado tão pobre querendo dar uma de rico.

    Isso também é possível.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s