Julio César??? Ai, ai, ai…

Por Renato Maurício Prado

Felipão fez hoje a sua primeira convocação e, confesso, pra mim já começou com o pé esquerdo. Trazer Júlio César de volta é uma piada. Uma piada de mau gosto. O ex-goleiro do Flamengo, da Inter de Milão e da seleção brasileira já não é mais nem sombra do excelente arqueiro que já foi e o fato de ter realizado, recentemente, uma ou duas boas atuações pelo Queens Park Rangers (onde chegou também a ser barrado), enfim um ou dois bons jogos nem de longe o recomendam para voltar ao gol do Brasil.

Se ainda estivéssemos vivendo uma entressafra na posição, poderia-se até entender, como um ato de desespero, a tentativa de reviver o passado, trazendo Júlio César de volta. Não é o caso. O último Campeonato Brasileiro nos mostrou um Diego Cavallieri em forma soberba e a última Libertadores e o último Mundial Interclubes revelaram um Cássio simplesmente milagroso e espetacular. Além deles, ainda temos Jefferson, Vitor e outros menos votados, como Fábio, do Cruzeiro etc.

Nada, rigorosamente nada, pode justificar a volta de Júlio, que falhou grostescamente na Copa da África do Sul, em 2010, e voltou a se apresentar mal na Copa América, na Argentina, em 2011. Depois disso, foi dispensado pela Inter de Milão, após outra sequência de erros escandalosos. Decididamente, no gol, Felipão começou pisando na bola. Tomara que rapidamente reconheça o erro e o corrija nas próximas convocações.

No restante da lista, gostei das voltas de Ronaldinho Gaúcho, Fred e Luís Fabiano. Após o belo campeonato brasileiro que fez pelo Atlético Mineiro, o Dentuço merecia mesmo voltar a vestir a amarelinha. Já em relação a Fred e Luís Fabiano, creio que na Copa de 2014, somente um deles deverá estar na equipe. Diante da idade de ambos e de seus históricos de contusões, não creio que os dois cheguem em forma ao Mundial. Mas se um deles estiver bem, terá tudo para ser o titular, até porque os atacantes jovens, como Leandro Damião e Alexandre Pato, ainda não conseguiram se firmar.

Dentro dessa linha de veteranos, não entendi a ausência de Kaká. Ele pode até não estar jogando no Real Madrid de José Mourinho mas nas últimas vezes em que jogou pela seleção, com Mano Menezes, foi muito bem! Arrumou o nosso meio-campo! Por isso, soou como injustiça o seu esquecimento. Justiça, pelo menos, se fez com Hernane, que caiu em desgraça com Mano e agora ganha nova chance agora, com Felipão. Ele tem se destacado muito na Lazio e merece a convocação.

No resto, Scolari convocou mais ou menos o que se esperava, apresentando de novidade mesmo o lateral Filipe Luís, do Atlético de Madrid, e o zagueiro Dante, do Bayern de Munique. Desses dois, melhor esperar para poder analisar com equilíbrio.

2 comentários em “Julio César??? Ai, ai, ai…

  1. Com essa coluna sim concordo 100 por cento.Nada contra o escriba baionense, R M P foi certeiro como flecha que acerta o alvo.Ganso de fora porque está voltando e atacantes outros não deveriam ser chamado, Leandro Damião parece craque e perna de pau ao msm tempo, Pato precisa mandar blindar as canelas.Marcelo do Madrid machucado, quem deveria ser convocado? Felipão só errou e feio nos goleiros.Fora isso tá certo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s