Protesto contra Lula em SP reúne 20 pessoas

Do Blog do Noblat

No segundo domingo de 2013, um protesto convocado pelas redes sociais contra a corrupção e o ex-presidente Lula conseguiu reunir apenas 20 pessoas na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O lema dos manifestantes era “Mexeu com o Brasil, mexeu comigo”, numa resposta ao movimento “Mexeu com Lula, mexeu comigo”, que se fortaleceu nas redes sociais após as denúncias de Marcos Valério contra o ex-presidente.

Numa das faixas, Lula era chamado de ladrão. Um dos presentes, o professor Antonio da Silva Ortega, disse que estava presente por temer que o Brasil se transformasse “numa Cuba ou Venezuela”. Pelas redes sociais, 1,8 mil pessoas haviam confirmado presença, mas apenas vinte compareceram, no domingo chuvoso em São Paulo.

16 comentários em “Protesto contra Lula em SP reúne 20 pessoas

  1. Gerson, acredito que você ainda confia no Lula, mas eu não. Na verdade, não confio em nenhum político. Pra mim, todos são corruptos. Simplesmente porque o modelo brasileiro é assim, cheio de artimanhas. Estou lendo o livro “1968” do Ventura e é impressionante como muitos jovens e políticos da época que foram perseguidos e expulsos do Brasil estão hoje nos esquemas de corrupção. Isso eu não entendo.

    Curtir

  2. Dennis, minha posição diz respeito ao fato de que Lula governou o país por oito anos e realizou avanços sociais que nenhum outro presidente-doutor se deu ao trabalho de fazer. Tem meu respeito por isso. Como já disse antes, esse posicionamento tem a ver com minhas origens. Um cara nascido no interior, sem parentes importantes e com todas as dificuldades para ascender, não pode ser insensível aos esforços de um presidente como Lula. Seria uma traição inominável de minha parte. Vem daí também minha pinimba com a hipocrisia de uma certa elite que jamais se preocupou com o país e hoje brande o argumento anti-corrupção – como em outros momentos decisivos de nossa história – para ferir de morte o ex-presidente. Apenas isso.

    Curtir

  3. Entendo e até concordo com esse prisma, de homem humilde. Mas é isso que eu não entendo, porque pessoas que sofreram com a fome, a falta de estrutura, de médicos, educação e até perseguições e violências, quando chegam no poder viram corruptos. Eu também sempre respeitei o Lula e outros por isso, mas a cada dia a decepção aumenta.

    Curtir

  4. PARA TODOS/AS TRABALHADORES(UMA GRANDE PARCELA) QUE SE ILUDEM,POR DESCONHECEREM AS MÁXIMAS MARXIANAS,AO QUAL “A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES DOS HOMENS TEM SIDO ATÉ NOSSOS DIAS,A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES,”DEIXO MINHA LAMENTAÇÃO E AO MESMO TEMPO,COMPREENSÃO,PELO FATO DE NOSSAS LUTAS DE CLASSES SEREM TRAVADAS POR MEIO DO FENÔMENO INCONSCIENTE DA ALIENAÇÃO – RELAÇÕES SOCIAIS – QUE ENVOLVEM COESÃO E COOPTAÇÃO SOCIAIS,IMPERCEPTÍVEIS,PERSPICAZES E SUTIS.OU,MESMO,CONSCIENTEMENTE,QUANDO MUITOS TRABALHADORES/AS TEM ACESSO AO CONHECIMENTO DO MARXISMO,( TODOS/AS JORNALISTAS,INCLUSIVE) ASSIMILANDO-O(?),E SEGUEM COM PENSAMENTO PEQUENO BURGUES,ILUDIDOS,E CAPACHOS MESMO DAS CLASSES DOMINANTES E SEU CAPITAL,ENGANADOS E ENGANANDO A SI MESMO,E AOS/AS DEMAIS TRABALHADORES/AS DE QUE A POLÍTICA NEOLIBERAL INICIADA DESDE COLLOR ATÉ DILMA,TROUXE “AVANÇOS SOCIAIS AO PAÍS”.E COM O POPULISMO LULISTA SENDO O MOMENTO DE “OURO” DE TAIS CONQUISTAS.E, PARA REFORÇAR ESSE MITO BURGUES, APEGAM-SE AO PERSONALISMO(OUTRO FENÔMENO SOCIAL BURGUES) DE QUE LULA “RETIRANTE NORDESTINO,POBRE E SEMI-ANALFABETO E OPERÁRIO QUE VENCEU NA VIDA!”,QUE NEM O EX-DOUTOR EM SOCIOLOGIA FHC ATINGIU ALTOS ÍNDICES SOCIAIS(ORA,DESDE COLLOR ATÉ DILMA,TODOS TEM O PAPEL DE IMPLEMENTAREM A POLÍTICA NEOLIBERAL,COM CADA UM CUMPRINDO SUAS METAS DENTRO DESTE PROGRAMA,SUA CONTRIBUIÇÃO COMO FIEIS GERENTES DO CAPITAL NACIONAL E MUNDIAL).CHEGOU AO CARGO PÚBLICO MÁXIMO DA NAÇÃO: “PRESIDENTE DO BRASIL!”,AQUI,A QUESTÃO DO STATUS QUO,QUE O SISTEMA CAPITALISTA USA COMO META A SER SEGUIDA POR TODOS OS/AS DEMAIS TRABALHADORES/AS,A ASCENSÃO SOCIAL!.UMA ESTRATÉGIA BURGUESA PARA REPRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DE SUA OPRESSÃO E EXPLORAÇÃO SOBRE AS CLASSES TRABALHADORAS.

    Curtir

  5. -só existe um remédio comprar o filme dele e chorar de emoção ao vê-lo com a faixa de presidente da república.

    Curtir

  6. 20 bravos brasileiros. Mesmo que fosse apenas um já merecia o meu respeito. Lula foi o melhor presidente do brasil (em termos de corrupção) nenhum superou ou superará ele.

    Curtir

  7. Olha Mariano se compararmos o FHC perto do Lula, esse mensalão e gorjeta perto da privataria Tucana, por falar nisso a Celpa voltou para a mão do estado? Alguém sabe informar? Pois o dinheiro que foi arrecado na época R$ 500 milhões de reais até hoje ninguém viu. Alias vi uma foto do Almir Gabriel na net, esta com câncer no pulmão muito magro.

    Curtir

  8. Não vejo nada de mais (nem de menos) nestes números.

    Primeiro porque o Lula não é mais presidente do Brasil.

    Segundo porque a Dilma, NO VAREJO, vem tomando algumas atitudes que a maioria da população aprova. Seguem alguns breves exemplos desta verdade: (1) pelo menos pra consumo externo, não tem condescendido com os muitos envolvidos ou denunciados por irregularidades em seu governo. Sem maiores delongas os tem afastado das funções que ocupam; (2) Não tomou nenhuma medida, pelo menos ostensiva, para pressionar os Ministros do Supremo a decidirem a favor dos petistas processados; (3) condenou publicamente o apedrejamento da mulher iraniana; (4) comprou a briga da polêmica redução da tarifa de energia; 5. Agiu com firmeza com os grevistas do serviço público e os pressionou a voltar a prestar os serviços de que tanto a população precisa.

    Terceiro que o povo brasileiro e a maioria do eleitorado não é pessoalmente inimigo do Lula ou da Dilma. Os poucos inimigos pessoais do Lula e da Dilma que restaram (a maioria foi toda cooptada como o Maluf, o Jeferson, o Calheiros, o Collor etc), são todos políticos. Consequentemente, a manifestação focou muito equivocadamente o seu objetivo (agressão pessoal a Lula e Dilma). Certamente a acorrida teria sido em número bem mais expressivo se a galera tivesse sido organizada e seriamente convocada para protestar por exemplo contra: (1) o eterno descaso com os nefastos efeitos da seca e das chuvas e com a prontidão no investimento nas obras da copa do mundo; (2) o caos na telefonia móvel; (3) o estado de coma induzido em que se encontra o sistema de saúde. Estes são apenas 3 dos muitos exemplos que podem ser dados.

    Quarto que nem a população, nem os eleitores querem agredir pessoalmente o Lula e a Dilma. Nomeadamente quanto à Dilma, o que a povo quer é que ela faça um bom governo. A propósito, voltando a falar de ambos, no mais recente julgamento a que Lula e Dilma foram submetidos no pleito presidencial, a maioria do eleitorado os rejeitou.

    Enfim, reitero, não vejo nada de mais (nem de menos) no quantitativo de manifestantes.

    Curtir

  9. Não disse. Se o Adauto gritalhão (ainda não arprendeu que fixas na net é grito), o Antônio, o Dennis e o Mariano estivessem lá, não teria dado só 20.

    Curtir

  10. Que golaço! O Val “Baloteli” passou o sal no Evandro. E este, insistiu na velha cantilena daqueles que não tem argumentos diante da inexorável realidade… Ops, o comentário não era para este post. Mas, tudo bem, ele tem perfeita cabida aqui também, já que trata dos efeitos da falta de argumentos diante da inexorável realidade dos fatos. kkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s