Por Antonio Valentim
O 27 DE MARÇO passa, a partir deste ano, a ser conhecido não apenas por ser a data de aniversário natalício de uma célebre apresentadora de programas infantis. Hoje fica sendo, principalmente para nós, amantes do nobre esporte bretão, a data em que um goleiro brasileiro consagra-se como o primeiro do planeta Terra, dessa posição, a fazer uma centena de tentos em sua carreira. Só podia ser um brasileiro, e, para mim, Rogério Ceni é o maior goleiro brasileiro em atividade.
Comecei a torcer por Rogério por conta da natural antipatia a Chilavert, o paraguaio, e que também atuou no futebol argentino. No cenário internacional, houve outros arqueiros artilheiros como o colombiano Higuita e Jorge Campos, mexicano, todos dignos de elogios. Não por acaso todos do continente americano; não se podia esperar do goleiro europeu uma iniciativa dessas, eles tão disciplinados e presos a esquemas táticos. Mais um ponto ao talento do futebolista brasileiro.
Fazer 100 gols seria um fato comum na carreira de um futebolista, não fosse o singular detalhe de que esse jogador não atua na linha, ou seja, não tem a missão de se lançar em direção à meta adversária, arremessando ao gol, criando oportunidades ao longo de uma partida de futebol em vencer as metas contrárias. Sua missão é justamente o contrário: impedir gols. Digo mais: 100 gols de um goleiro é de um grau de dificuldade bem maior que o de um atacante fazer 1.000.
No futebol já vi gols de goleiros, e nem sempre em execução de penalidades – faltas ou pênaltis. O fato vira notícia justamente por ser uma raridade, já que a função de um arqueiro não é essa. Um certo Iran – que até um dia vestiu o sagrado uniforme azul marinho, por sinal já em final de carreira e sem condições clínicas ideais – uma vez fez um ao finalzinho da contenda. A diferença de aventureiros como Iram e outros para Rogério Ceni é que jamais as iniciativas do arqueiro tricolor, paranaense de Pato Branco, se motivou pelo desespero de causa, lançando-se ao ataque como um louco. Seus gols são frutos de, além de um talento inato, incansável treinamento nessa arte em que se aperfeiçoou ao longo de sua carreira.
Eu disse antes se tratar de o maior goleiro brasileiro. Não tenho medo dos narizes tortos nem de seus donos que discordam de semelhante afirmação. Como dizem que cada brasileiro é um técnico de futebol em potencial, eu, nessa condição, não hesitaria em convocar Rogério. Tenho certeza que naquele jogo de zero a zero ou em que o Brasil estivesse perdendo, uma penalidade próxima à grande área teria grande chance de ser convertida em gol se nosso time canarinho contasse com um goleiro dessa estirpe. Ganharia o Brasil duas vezes: um grande goleiro e um excelente apontador de faltas. Além naturalmente de um grande profissional, que é.
Como técnico, tivesse o meu time um arqueiro dotado dessa excepcional característica, não pensaria duas vezes em incentivá-lo. Na verdade, Adriano, excepcional goleiro que por várias temporadas serviu ao Clube do Remo, certa vez acertou uma cobrança, fazendo um belo gol. Pena que não foi adiante, talvez por falta de incentivo. Sei que, no caso de Rogério Ceni, Mário Sérgio também o proibiu de tais façanhas. Ainda bem, para o futebol brasileiro, que esse ‘mala’ durou pouco lá pelo São Paulo.
O feito revestiu-se de maior singularidade ainda por ter ocorrido justamente contra o Corinthians, no momento o maior rival do São Paulo, e não contra outro time qualquer; e ainda num domingo e em rede nacional, além naturalmente da vitória ter quebrado um ‘tabu’ de 11 jogos (já vi tabus maiores que esse!). A importância do adversário valorizou ainda mais a façanha. Registro que o São Paulo venceu com dois gols de jogadores paranaenses. O primeiro gol foi do duovizinhense Dagoberto.
Valeu ROGÉRIO CENI! Você é um daqueles raros futebolistas, cuja imensa legião de admiradores não se limita à massa torcedora do São Paulo F. C., clube para o qual não torce este humilde torcedor, por sinal. Como Pelé e Garrincha, você será sempre lembrado por todas as torcidas.
Valentim, Ceni Iniciou carreira no voleibol, jogando inclusive na Seleção de Mato Grosso disputando os jogos Estudantis brasileiro.
Ceni sobreviveu na pior profissao do Mundo, a de goleiro e com certeza foi “esquecido” pelos treineiros da CBF por causa de sua postura serissima. Um boleiro diferenciado sempre incomoda.
Hj tomar um gol de Ceni, acabou virando um ponto importante no curriculo dos adversarios.
Sempre tive enormes respeitos por goleiros, no meu time de botao O Ceni entrou nos ultimos 10 anos, quando em uma ida a S. Paulo ganhei de um amigo sao paulino.
Bem colocado, Harold. Uma das razões para que Ceni tenha sido esquecido pelos treineiros da Cbf é a sua postura de profissional sério (quem sabe a imagem dele não esteja de acordo com o perfil das cervejarias, p. ex., ou seja porque a Nike não patrocine o São Paulo, não sei). Não sou São Paulino, mas não temos como não reconhecer a fantástica façanha desse excepcional goleiro brasileiro. Todo torcedor gostaria de ter um ‘Rogério Ceni’ no seu time.
Sr. Antonio Valentim, acredito que o Regério Ceni seria um excelente “matador” para o nosso Leão. Belo texto. Parabéns!
Alexandre Fávaro tomou dois gols de Ceni, 1 jogando pela Ponte Preta e outro pelo Paysandu no Brasileiro de 2005.
Tem seus méritos mas não é para tanto. Gol de penal para mim não deveria ser computado para artilharia. 100 gols de faltas eu me rendeia a uma justa homenagem. Menos…
Estou torcendo para que ele faça mais 6 para se equiparar a vivência do JAVALI.
Pronto! Chegou o 7 léguas. Chora clone sem divisão e sem Copa do Brasil.
pronto, acordaram a floripa giba gibóia kkkkk
Desde ontem a tarde é dia do GIBA por aqui, ninguém aguenta. O cara tá com toda a corda após o JEC enfiar 4 no Avaí. A torcida do time do tenista mais famoso do Brasil está sentindo o gostinho que a do Javali sentiu quando foi abatido no Parque do Bacurau. Te contar.
Aguenta, amigo Berlli,rsrsrs. É o que sempre falo: Quem tem um bom técnico, tem tudo”. Parabéns ao Giba, pois, aos poucos vai provando sua competência e mostrando que, quando trabalha com pessoas sérias e profissionais de verdade, ele consegue mostrar seu valor.
Com o Metropolitano fora de combate fico na torcida pelo JEC, apesar da minha simpatia pelo bom time do Chapecoense que ontem não resistiu o Figueira, mas tudo bem. Aplausos ao GIBA.
Do site: Futebol Interior
SC: Joinville goleia o Avaí e técnico Giba mantém sonho vivo
– O Figueirense bateu o líder Chapecoense; Metropolitano e Criciúma ficaram no empateFlorianópolis, SC, 27 (AFI) – O Joinville manteve vivo o sonho de se classificar para as semifinais do 2ª turno do Campeonato Catarinense neste domingo, ao golear o Avaí, por 4 a 0, na Arena Joinville. O destaque ficou para Lima, autor de dois gols para o JEC.
– O técnico Giba, que deu um nó tático em Silas(égua, mas até lá), colocou o Joinville na quarta colocação, com nove pontos, se aproximando ainda mais dos líderes e entrando na zona de classificação para as semifinais. Mesmo com a derrota, o Leão se manteve em terceiro lugar, com um ponto a mais que o JEC.
Vale lembrar amigo Cláudio, que o Avai perdeu um penalti quando ainda estava 0X0 e o JEC perdeu outro que poderia ampliar a goleada para 5. No caso do JEC o jogo já estava favorável em 4X0. Outra é que LIMA e o veterano Ramon tiveram um pega labial durante a semana e foram os dois destaques do jogo. Por aqui desentendimento parace que tem efeito contrário. Rsrsrsrs
Pior, amigo Berlli. Se fosse aqui, o JEC seria goleado e os dois, mandado embora, após o jogo. Te dizer.. rsrs
Amigo Cláudio, tomara que as travas das chuteiras dos atletas não venham a atrapalhar esse trabalho do Giba Jibóia no JEC.
Vou te contar, mas o amigo Gerson não perde a oportunidade de cutucar o Giba.Te dizer……rsrsrsr
Quanto ao belíssimo texto do amigo Valentim, eu como São Paulino que sou, estou rindo a toa. Na classificação do Paulistão, está assim:
1- Minha filhota (Palmeiras)
2- Seu Paizão (São Paulo)
Pelo menos em São Paulo, aqui em casa estamos na frente.rsrsrs
Rogerio Ceni é reconhecido e respeitado, antes, durante e depois de um jogo. Até mesmo nas derrotas sampaulinas ele sabe se portar. Fosse do Timão, as fotos do Rogerio “centenário” sairiam pelas bordas das portadas dos nossos jornais.
O amigo não está sendo justo com o DIÁRIO, que estampou o feito e a foto de Ceni na primeira página, com amplo e merecido destaque no caderno Bola.
Até nestas ocasiões o Corinthians é lembrado, por isso que sua força é reconhecida, nada difere com o comportamental dos azulinos por aqui e o Payssandú sempre na lembrança, seja na vitória ou derrota.
Imagino a secação do Gerson no jogo de ontem do FLU. Rsrsrsrsrs
O jogo foi uma autêntica pelada, caro Berlli. Tentei assistir, mas fui vencido pelo tédio e acabei ferrando no sono.
Amigo Cláudio, tire uma dúvida. Esse bom jogador LIMA já teve uma passagem aí por Belém?
acredito que não, Berlli,mas vou checar.
Acorda Gerson! Vamos falar de Copa do Brasil…
Apesar da borçalidade do mesmo, foi merecido o centesimo gol, encima do CU-rinthians!!!!
Sr.Antonio VALENTIM um goleiro chamado Reginaldo que vestiu O MANTO SAGRADO BICOLOR foi um dos primeiros no BRASIL A BATER penaltis e até faltas e a fazer gols.Portanto ,menos,menos.Quanto a R.Ceni parabens ,mas em quase mil jogos e toda vez bater até 3 ,4 faltas POR PARTIDA aí até minha filha caçula de 9 anos vai conseguir tbm.
Vi Reginaldo jogar e era um goleiro. Wagner, do Remo, tbém batia penaltis, quando a vitória já estava assegurada de uns 3 ou 4 a zero. Falta bem batida se conta nos dedos das duas mãos os bons batedores, todos eles jogadores de linha. Exceção à regra: Rogério Ceni.
FRASE DO DIA:
HÁ FALTAS QUE ABUDAM.
PARA MELHOR ENTENDIMENTO.
FRASE DO DIA:
HÁ FALTAS QUE ABUNDAM.
Tenho que cumprir a agenda sem faltas, por isso FUI.
T+ logo.
É um bom goleiro, mas não é tudo isso. Há muito tempo que ele perdeu um pouco a calibrada no pé.
Não me recordo quando foi o gol n° 99, mas já faz um tempinho.
Em todo caso, parabens ao Rogerio Ceni.
Prá mim é uma pessoa preconceituosa e um profissional pedante.
A festa é dele e não faço a menor questão de participar.
Concordo, em gênero, número e grau.
Tem meritos sim e merece respeito. Agora o que ele faz depois que deixa de ser guarda- redes pouco me interessa