CBF unifica títulos e faz justiça aos grandes clubes

Da ESPN

A história do futebol brasileiro foi alterada na noite de terça-feira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, através de nota publicada em seu site, as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, disputados entre 1959 e 1970, como legítimos títulos do Campeonato Brasileiro. Com a modificação, Palmeiras e Santos são os principais beneficiados. Os dois clubes paulistas passam a ser os maiores detentores de títulos da principal competição do futebol brasileiro, com oito. Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense, que faturaram um título cada no período entre 1959 e 1970, também foram beneficiados. A decisão também modifica o clube detentor da honraria de ser o primeiro campeão brasileiro. Até então, o Atlético Mineiro era considerado o primeiro vencedor, por ter faturado o título do Campeonato Brasileiro em 1971. Essa honra passa a ser do Bahia, que venceu a Taça Brasil de 1959.

A unificação atende uma antiga reivindicação de alguns clubes. Para que ela fosse aceita, foi preparado e encaminhado à entidade um dossiê no qual os clubes procuravam mostrar que a Taça Brasil e o Robertão representavam, na época em que foram disputados, o mesmo que o atual Campeonato Brasileiro. A oficialização da unificação dos títulos conquistados entre 1959 e 1970 será feita nesta quarta-feira, em cerimônia que contará com a presença de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. 

Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

Torneio Roberto Gomes Pedrosa
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

A lista de campeões brasileiros, de acordo com a CBF:

8 títulos
Palmeiras e Santos

6 títulos
São Paulo

5 títulos
Flamengo

4 títulos
Vasco e Corinthians

3 títulos
Internacional e Fluminense

2 títulos
Bahia, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro

1 título
Atlético-MG, Guarani, Coritiba, Atlético-PR e Sport

16 comentários em “CBF unifica títulos e faz justiça aos grandes clubes

  1. Ainda que a CBF unifique todas as boas colocações do time sem série em brasileiros não alcança um título da D. Nada mudou e a conquista da série C é o limite.

    Curtir

  2. Nem cabe recursos, mas aiinda que a CBF unifique todas as boas colocações do time sem série em brasileiros não alcança um título da D. Nada mudou e a conquista da série C é o limite.

    Curtir

  3. Já é uma conquista eterna e contemporânea, por isso reconheida pela CBF. Na ocasião medalhas e troféu foram recebidos. Ver sede.

    Curtir

  4. Faltou critério na unificação

    Se a intenção era boa, a execução passou longe disso.
    A unificação dos títulos brasileiros pela CBF foi exagerada e jogou desastradamente no mesmo balaio conquistas muito diferentes.

    Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa não são farinha do mesmo saco. Não é possível comparar a primeira, disputada entre 1959 e 1968 com o segundo, entre 1967 e 1970.

    Nem com a melhor das boas vontades, é possível nivelar o atual Campeonato Brasileiro (1971-2010) com a Taça Brasil, torneio regionalizado – em que times de Rio e São Paulo já entravam nas fases decisivas – onde em cinco, seis partidas, se conquistava o título.

    A intenção era homenagear Pelé?!

    Mas de quais homenagens ainda precisa o Rei, além das legítimas e justas que recebe todos os dias ao redor do mundo?

    Não se pode atropelar o bom senso em nome disso.

    O Santos foi campeão cinco vezes seguidas da Taça Brasil (1961-65), tendo jogado no total 24 jogos, média de menos de CINCO por ano.

    Um dos argumentos comuns para defender a unificação, de que “era o campeonato mais importante da época”, é frágil. Corre-se o risco de termos que unificar competições regionais ainda mais antigas, como o Rio-São Paulo, porque “era o campeonato mais importante da época”.

    Era uma OUTRA época, com a sua importância, mas que simplesmente não pode ser comparada ou nivelada à atual.

    Simples assim.

    Pela insólita unificação, o Palmeiras passa a ter dois títulos brasileiros no mesmo ano (1967), quando ganhou o Robertão e a Taça Brasil. No ano seguinte, em seis partidas “e meia” (a sétima foi interrompida), o Botafogo levou a mesma Taça Brasil numa competição com times que simplesmente abandonaram a disputa.

    Quase bizarro.

    O Robertão (ou Taça de Prata), conquistado duas vezes por Palmeiras, uma pelo Santos e outra pelo Fluminense, tinha característica e dificuldade semelhantes ao atual campeonato. Unificá-lo às conquistas atuais não era obrigatório, mas sensato.

    Mas dizer que “se unificar estes tem que unificar tudo”, se não for desconhecimento, é despir-se de bom senso e vestir-se de torcedor.

    Mais que isso: é legitimar que, num futuro próximo, os vencedores da Copa do Brasil (esta sim, semelhante à Taça Brasil) também reivindiquem – com toda razão – que suas conquistas sejam unificadas no mesmo pacote.

    A mais simples e óbvia unificação sensata para o futebol brasileiro seria:

    Taça Brasil = Copa do Brasil
    Robertão = Campeonato Brasileiro

    Assim como a decisão mais simples, óbvia, e sensata sobre 1987 seria – no mínimo – dividir o título oficialmente entre Flamengo e Sport.

    Mas eu disse “óbvia”, “sensata” e “futebol brasileiro” na mesma frase?

    Curtir

  5. JUSTISSIMO A CHANCELA DA CBF.AFINAL EU VI AINDA O PELÉ JOGAR ,TINHA UNS 7 OU 8 ANOS E ASSSITI MARAVILHADO AQUEKLE NEGRO FORTE,ALTO(EU ERA CRIANÇA E ELE PARECIA SER MAIS ALTO DO QUE REALMENTE É E MAIS FORTE )ÀQULEA ÉPOCA AS PESSOA OU ATLETAS MAIS ALTAS TINHAM ESSA FAIXA DE ALTURA ,1,70 METRO,1,75 METRO POR AÍ.Ao mesmo tempo que tinhamso raiva nós temiamos o morocho Pelé.Meu pai me ensinava que ele era terrivel ,driblava correndo,tinha olhos nas costas e um dia eu o vi.Fiquei paralisado rente ao alambrado do ESTA´DIO MARAVILAHDO com coisas que ele fazia que ele inventou,oos passes de primeira,as tabelas rápidas e uma arracanda e dribles que deixavam pra trás todo mundo.EU ODIAVA AMR O FUTEBOL DAQUELE NEGRO.AMAVA ODIAR O FUTEBOL REFINADO DO NEGRO.FAZIA COISAS QUE NÃO ERAM COMUNS NAQUELE TEMPO COMO MATAR A BOLA NO PEITO E SAIR DANDO LENÇÓIS NOS ZAGUEIROS ,RUDO NOVIDADE.E UMA COISA MEU PAI ME FALAVA AO MEU OUVIDO PARA NÃO SER OUVIDO E SER XINGADO POR NOSSO COMPATRIOTAS”MIRA QUE EL MOROCHO JAMÁS SE QUEDA “POR MAIS QUE TENTANSSEM ELE SÓ CAIA QUANDO DOIS OU TRES DAVAM BOTINADAS SEM DÓ E SEM PIEDADE…E ISSO ERA COMUM NO JOGO TODO APANHAVA BASTANTE E REVIDAVA COM COTOVELADAS.Quando meu pai envolvido em politica e com medo de ser morto pelo Videla _foi condenado esses dias à prisão perpetua _resolveu sair da Argentina decidiu vir para o Brasil,em vez de irmos para Italia onde ele tem ancestrais…e eu achava que iria ver mais jogos do Pelé e me encantar com ele ,mas fui apresentado ao Palmeiras,que tinha um timaço…JUSTO ,JUSTISSIMO .

    Curtir

  6. QUANTO AQUELES QUE JULGAM QUE PELÉ NÃO QUERIA TAL RECONHECIMENTO AS PALVRAS DELE DIZEM TD.ALÉM DISSO DE QUE ADIANTA SER CONSIDERADO O CARA E DEPOIS NÃO TER TAIS TITULOS PRA COMPROVAR.QUANDO VOU Á A RGENTINA SEMPRE DEBATO COM OS AMIGOS O QUANTO PELÉ FEZ ,O Q

    Curtir

  7. QUANTO AQUELES QUE JULGAM QUE PELÉ NÃO QUERIA TAL RECONHECIMENTO AS PALVRAS DELE DIZEM TD.ALÉM DISSO DE QUE ADIANTA SER CONSIDERADO O CARA E DEPOIS NÃO TER TAIS TITULOS PRA COMPROVAR.QUANDO VOU Á ARGENTINA SEMPRE DEBATO COM OS AMIGOS O QUANTO PELÉ FEZ ,O QUE FEZ,SEUS FEITOS E A QUANTIDADE DE GOLS QUE FEZ NUMA ÉPOCA EM QUE NÃO HAVIA PROTEÇÃO AO CRAQUE,PELÉ E OUTROS ATACANTS LEVAVAM PANCADAS O TEMPO INTEIRO E OS ZAGUEIROS LÁ ,SEM SEREM EXPULSOS.LEVEI UMAS CÓPIAS DO FILME PELÉ ETERNO PRA ALGUNS ASSISTIREM E SÓ ASSIM PASSARAM A COMPREENDER O PORQUE DO MUNDO REFUTAR O PLÉ COMO O MELHOR DO MUNDO.EM ALGUNS LANCES UM SOBRINHO MEU DIZIA QUE ERA TD FEITO NO COMPUTADOR RS RS RS ME DIVERTI AO VER O ESPANTO NO ROSTO DELES,EM CERTOS LANCES GENIAIS.XINGAM DIZEM QUE SOU TRAIDOR E E TC ,RIO APENAS E RESPONDO QUE SOU JUSTO,E QUE JAMAIS COM MINHA MENTE CARTESIANA SEREI ILUDIDO OU TEREI PROPENSÃO À SER ENGANANDO PELO QUE NÃO CONSIDERO CORRETO.E SEM CONTAR QUE A GAMBAZADA CONTINUA CHORANDO …

    Curtir

  8. Percebo que o pirulhito distribuido pela Sra CBF, surtiu efeito desejado, principalmente os porcos papa babujas, ops! Lambujas.
    É muita competência! He-he-he.

    Curtir

  9. Esse Ricarod Teixeira ta de brincadeira com isso! E uma coisa infame no minimo.
    Daquui a pouco o time Enlutado aqui de Belém, vai querer recorrer para ter direito de colocar em seu Museu, a estatueta de campeão da Copa Ferreirinha. Te dizer em….

    Tem que prender esse Ricardo Besteira…

    Curtir

  10. O PALMEIRAS NÃO GANHOU PRESENTE DE NINGUÉM CARO FALCONI ,APENAS TEVE SEUS FEITOS RECONHECIDOS …AO PASSO QUE SEU GAMBÁ SÓ VENCE COM AJUDA DA JUIZADA.ALÉM DISSO SE ACHAM QUE NÃO VALIA NADA ENTÃO NÃO VALEU O TITULO TBM NOS MUNDIAIS DISPUTADOS NO JAPÃO . HAJA VISTA QUE AGORA É DIFERENTE A FORMULA .É POR ISSO QEU NÃO SE DESENVOLVEM ,NÃO RACIOCINAM MESMO…RS …RS …RS CHORA PEREBA GAMBÁ ,MAS AGORA JÁ ERA É A HISTORIA ,É FATO, É DIFERENTE….PODEM CHORAR PERIFERIA ,PERIFERIA EM BELÉM E EM SAMPA RS,RS ,RS

    Curtir

  11. O QUE É INCOMPREENSIVEL É HAVER TORCEDORES QUE ACHAM QEU ESSE RECONHECIMENTO É UM ERRO.EXPLICADO APENAS PELA INVEJA E PELA RIVALIDADE PORQUE A C B F NÃO FEZ NADA PARECIDO COM ESSE ATO DE SABEDORIA POPULAR.ACHAR QUE TAL TIME JOGOU APENAS A SEGUNDA FASE E FEZ SEIS SETE JOGOS NÃO TEM O MEMSO PESO É SER INJUSTO COM AS CONQUISTAS ALHEIAS ,OS JOGOS ERAM ENCARNIÇADOS ,MATA-MATA ,IDA E VOLTA E SE FORMOS POR ESSE CAMINHO MUITOS TITULOS ANTES DA ERA DOS PONTOS CORRIDOS TBM NÃO VALEM ,AFINAL ERA OUTRA FÓRMULA …INGENUIDADE,INVEJA OU APENAS LIMITAÇÃO GAMBAZIANA?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s