Coluna: Potiguar será o próximo

Ainda há dirigente que duvida da força produtiva das divisões de base e prefira fazer dinheiro com venda de estádio, mas o Paissandu – quase sem querer – acaba de sacramentar o melhor negócio de sua história. Receberá R$ 600 mil pela cessão dos direitos federativos do atacante Moisés ao investidor Kiavash “Kia” Joorabchian, que andou envolvido com o Corinthians há alguns anos e opera forte banca de negócios a partir da Inglaterra. Além disso, o clube terá 20% de participação em qualquer negociação internacional envolvendo o jogador. 
O homem-chave por trás da venda parcial dos direitos de Moisés foi um técnico: Dorival Júnior. Com relações estreitas com Kia, aconselhou o empresário a fechar negócio com o Paissandu para que o atacante desembarcasse na Vila Belmiro em tempo recorde. Assim foi feito.
Informação passada por uma testemunha das negociações indica que Dorival foi taxativo: queria, para o lugar de Robinho, o camisa 9 paraense. Com isso, conseguiu atravessar um acordo quase firmado entre o presidente do Paissandu, Luiz Omar Pinheiro, e a direção do Internacional (RS). 
A Kia, Dorival prometeu deixar Moisés em condições de ser repassado ao futebol europeu no prazo de dois anos. O plano é valorizar o jogador no Brasil ao longo de 2011 e transferi-lo em 2012 para o futebol inglês (preferencialmente o Chelsea). O anglo-iraniano chegou há 10 anos e montou praça, com fama de descobridor de jóias raras. Ao cuidar dos interesses dos argentinos Tevez e Mascherano, quebrou resistências e abriu caminho para engatar transações com os grandes clubes europeus.  
O acerto agradou tanto a Kia, que considerou baixo o valor desembolsado por Moisés, que tratou de engatilhar a aquisição dos direitos federativos de Tiago Potiguar, embora a direção do Paissandu ainda não confirme o entendimento, temerosa talvez da reação da torcida em plena campanha para voltar à Série B. Apesar disso, o acordo pelo baixinho de Currais Novos pode ser selado ainda neste mês. Outro que deve seguir em breve o mesmo caminho, também através de agentes de Kia, é o lateral-direito Cláudio Allax, que atualmente amarga a reserva no Paissandu, mas foi bem recomendado ao investidor e deve tomar o rumo do Leste Europeu.
 
E pensar que Moisés chegou a ser cedido, como descartável, a clubes menores do futebol paraense e esteve até bem perto de ser dispensado. Ganhou uma sobrevida com a chegada de Luís Carlos Barbieri e, depois, com Charles Guerreiro. Como a maioria dos garotos da base, chegou ao Paissandu de graça, que gastou pouquíssimo com ele. Fico a imaginar, diante de casos assim, o que seria do nosso futebol se fosse tratado com um mínimo de profissionalismo e seriedade.
 
A fim de desviar o foco do polêmico negócio do Baenão, Amaro Klautau propõe a mudança no estatuto do Remo para que os sócios elejam o próximo presidente. O projeto existe há mais de um ano e só agora, no meio da maior crise do clube, ele achou de desencavar a idéia.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 16)

31 comentários em “Coluna: Potiguar será o próximo

  1. Gerson, hoje como ontem, nossos clubes pouca atenção deram às divisões de baixo. Estas existiam nos clubes graças a abnegação de poucos (o que não basta). Há quanto tempo Moises andou pela Curuzú sem encontrar seu merecido lugar ?
    Potyguar de quem ninguem tinha informação foi um negócio feito no escuro que deu certo e talvez venha a se constituir no melhor negócio alviceleste dos ultimos tempos.
    Todo mundo fala em divisão de base (inclusive nós) e quase todos exigem imediatos resultados. Havendo esta mentalidade será dificil a sonhada Divisão de Base.

    Curtir

  2. Hoje os clubes são empresas e estas precisam de negócios para sobreviver. Luiz Omar pode começar a entrar para a história do clube como o presidente dos grandes negócios, mas para isso precisa olhar para a base com mais carinho.
    Esse é o caminho.

    Curtir

  3. Realmente se der certo essa do Potiguar temos que tirar o chapéu pro LOP, que meteu até o dinheiro dele na transação juntos ao pessoal de Currais Novos, apesar de muitas críticas, ele acreditou e bancou.

    Curtir

  4. Tem de aproveitar essa oportunidade (mais uma) para se estruturar (CT URGENTE!!) e incrementar a divisão de base que é a única saída viável para deixar a pindaíba. É torcer para que os jogadores que estão saindo daqui se firmem onde forem jogar para poder melhorar os valores de negociação.

    Parece que finalmente os caras descobriram o fogo. Vamos ver quanto tempo levam para descobrir que o mundo é redondo.

    Curtir

  5. É isso ai meu caro Tavernard Neves o Tiago teve sorte em o LOP juntamente com o ROBGOL (quem pagou o emprestimo pelo Tiago ao POTYGUAR) terem acreditado no seu futebol, inclusive o Rob após a partida cedeu entrevista em uma radio local depois de receber homenangens pela sua passagem quando atuou no POTYGUAR de C. Novos em 94 , colocou os pés na calçada da fama do futebol Curraisnovense, em que fazia tempo que não via um jogador no futebol brasileiro com as caracteristicas dele e o LOP que após o termino da partida deu plantão na porta do vestiario do POTYGUAR para leva-lo para CURUZU e o convenceu, torço muito pelo Tiago uma vez que ele é uma pessoal de origem humilde e merece subir no futebol eo PSC pode proporcionar isto a ele, as vezes fico indignado com algumas coisas como os clubes da capital do RN menosprezam atletas do interior e não dão oportunidades aos mesmos uma vez que Tiago já disputou algumas temporadas do futebol profissional do RN e ficava empregado apenas três meses o restante do ano vivia de bico como descaregando caminhão na feira livre de C. Novos, jogando FUTSAL por 50,00 R$, inclusive na abertura do campeonato estadual deste ano ele estava suspenso por ter sido expulso na decisão do campeonato ano passado ele foi jogar uma partida de futsal pela cidade Acari vizinha a C. Novos por um botijão de Gás e quase se machucou e eu acredito que não só ele existem outros garotos com qualidade na região do Seridó POTiGUAR precisando apenas de uma oportunidade eu posso aqui citar o exemplo de um garoto que disputou u sub-20 e foi destaque inclusive despertando interesse no AMÉRICA de Natal não lembro no momento o nome do mesmo só sei que ele é de Parelhas cidade do DIIDI diretor de futebol do PSC joga de atacante e tem um bom futebol, no ultimo jogo que o POTYGUAR realizou no estadual sub-20 em que o POTYGUAR perdeu o jogo ele não pode vir de Parelhas para o jogo e advinha o motivo falta de dinheiro para pagar a passagem já que jogava de graça e ainda pagava o transporte para vim atuar como também alegou cansaço já que o mesmo trabalha de servente de pedreiro após trabalhar o dia inteiro sair de casa sem jantar para poder pegar um ônibus e deslocar-se 60Km não ia render o esperado, assim como ele existem muitos outros de Brasil a fora os diamantes existem precisam ser garimpados e lapidados para serem negociados e a empresa ter retorno financeiro.

    Curtir

  6. Há ultima nova agora é que vão parar lá em Outeiro, pois o terreno de Aurá o dono aumentou o preço.

    Curtir

  7. Quando iniciou essa perlenga sobre a venda do estádio desse clube, indiquei como alternativa, a área da DENPASA, na estrada de mosqueiro, que os sem terra invadiram, pois é, continua de pé a informação, talvez lá , o AK consiga um lote, até “de grátis”.

    Curtir

  8. Gilvan, recomendo acesares o site do PSC, e deixar esses recados lá para o LOP, pessoalmente, entendo muito interessantes as informações que tens postado, como Paraense e torcedor do GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, torço para que o LOP, lembre sempre de Currais Novos e lá retorne, com maior frequencia, visando buscar esses e outros diamantes brutos a serem lapidados, aos quais te referes; admiro tua luta por manter essas informações, agradeço e até te enalteço, Parabéns!
    Lamentavelmente, não tenho vínculos com os atuais gestores
    Bicolores, pois se assim o fosse, com certeza influiría na concepção e execução de um projeto, que caminhe nessa direção.

    Curtir

  9. Queria saber quem foi o gênio que editou o DVD com os lances do Moisés para enganar os empresários do Santos a esse ponto. Transformou um jogador absolutamente comum numa estrela de primeira grandeza, a ponto de criar até uma certa euforia em alguns desavisados santistas… O que se viu desse jogador no Parazão que justifique tudo isso? Potiguar é um engodo igual ou maior. Uma coisa é ser craque aqui, outra num centro infinitamente superior ao nosso.

    Curtir

  10. Ele só foi o artilheiro e fez o Remo cair de quatro. Haja dor de cotovelos. Agora eu queria saber quem transformou o time do Remo em estrela de primeira grandeza e levou o farelo do timaço do Vila Aurora.

    Curtir

  11. Ninguém aqui está falando do Remo, rapaz. Não leve para esse lado, já que não tem argumentos. Se Moisés e Potiguar derem certo lá fora, serei levado a crer que nada sei de futebol, após tantos anos. Esses atletas com físico de Olívia Palito não tem chance nenhuma lá fora. Algo tão desproporcional parece até negociata entre dirigentes e empresáriios para lesar seus clubes.

    Curtir

  12. Novo hino da leoa, composto pelo Giba.

    Tô ficando atoladinha,
    Tô ficando atoladinha,
    Tô ficando atoladinha,

    vai me enterrar na areia?
    não, não,
    é no lixão

    vai me enterrar na areia?
    não, não,
    é no lixão

    Quero ver todos os remurubus, cantar…..vai, vai, vai…………
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkk

    Curtir

  13. Olá Silas eu sempre acessava o site do PSC, mas depois que ele foi reformulado não conseguir mais ter acesso a participar dos foruns, e eu acredito que o LOP talves tenha informações constatemente de C. Novos uma vez ele sempre entra em contato com Mérica presidente do POTYGUAR, com relação ao garoto em que citei acima o nome dele é Bruno Parelhas, existe um outro garoto de 17 anos que mora no bairo Silvio Bezerra em C. Novos se salve não min engane o nome dele é Juninho um menino com uma habilidade incrivel e é meia esquerda, inclusive alguns da cronica esportiva local o considera como o novo DEDÉ DE DORA que foi o maior craque de futebol de C. Novos e do RN e o seu passe pertence ao POTYGUAR como também foram aproveitados dois atletas pelo ABC o Alvinho de 18 anos segundo comenta-se que estaria sendo negociado para o Atlético Paranaense e um outro garoto da cidade de São Tomé, cidade vizinha a C. Novos só lhes digo uma coisa o LOP está perdendo oportunicades.

    Curtir

  14. Sim Silas ainda tem o garoto Dasaiev de 17 anos que atua de goleiro foi para as categorias de base do Brasiliense boje se encontra no Ituano de Juninho Paulista e segundo comenta-se que estaria indo para o CT rei PELE do santos, isto é mais uma revelação do POTYGUAR e diga-se de pasagem o MÉRICA o liberou de graça podendo receber algum dividendo se por acaso for negociado uma vez que foi o POTYGUAR que revelou o atleta,

    Curtir

  15. Antonio, então vc. está afirmando que Moisés e Potiguar não vão dar certo lá fora pois não tem fisico de Sylvester Stallone ?Realmente vc deve entender muito sobre futebol, já pensou se Bebeto, Romário, Robinho(início de carreira), Mauro Galvão… etc fossem iguais ao nosso querido RAMBO ? provavelmente teriam sidos os maiores do mundo(tecnicamente falando).

    Obs. Vc já reparou como o Messi é grandalhão ?

    Curtir

  16. Em lembrar que! O ausente Claudio Santos, chegou à dizer aqui no blog, que seria melhor que os nossos clubes acabassem com às divisões de base, por causa das péssimas administrações, agora veja uma coisa dessas. Se com a divisão de base deficitária e inoperante, conseguém mesmo assim tirar leite de pedra, que dirá sem ela, ai sim é melhor fechar de vez as portas de nossos clubes. Minha opnião…

    Curtir

  17. EU SO ACHO QUE O POTIGUAR FOI UM ACHADO PARA O PAYSANDU NO ATUAL MOMENTO DO FUTEBOL PARAENSE, ONDE NOSSO DIRIGENTES, CONTRATAM SEMPRE TODO O ANO, CARRETAS FECHADAS DE JOGADORES, É SEMPRE VEM BOMBAS PARA OS NOSSOS CLUBES!

    Curtir

  18. Não consegui me conter, para comentar aqui as besteiras ditas por vc em relação ao Moises e o Thiago Potiguar! Como vc pode afirmar que ambos não darão certo, em clubes do eixo sul e sudeste do Brasil, pelo simples fato dos mesmos serem jogadores de biotipo esguio. Portanto amigo, é como vc mesmo disse, que se os mesmos derem certo lá fora, e porque vc não entende nada de futebol. Eu tenho toda certeza que vc não entende de porra nenhuma mesmo amigo!
    Aqui vai alguns exemplos que não deram certo no futebol, por não serem avantajados físicamente: Socrates, Zico, Bebeto, Neimar, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato, é muitos e muitos outros por ai a fora! Todos esses que citei, nenhum prestou, ou presta, quem presta e VOCÊ! TE CONTAR, é cada uma vasilha ordinária aqui no blog…

    Curtir

  19. É porque então vc, não disputou nenhum jogo por clube nenhum de Belém? Se vc diz que também seria artilheiro do campeonato paraense! Vai atentar o diabo com reza amigo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s