Celeste segue em frente, Bafanas saem de cena

O entusiasmo que tomou conta da Celeste depois de superar a África do Sul por 3 a 0 na segunda rodada do Grupo A se manteve intacta nesta terça-feira, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Com um gol de cabeça de Luis Suárez no final do primeiro tempo, o Uruguai bateu o México por 1 a 0 e assegurou sua vaga às oitavas de final da Copa como líder da chave, com sete pontos. Apesar da derrota, os mexicanos também estão classificados como segundos colocados: terminaram com os mesmos quatro pontos dos sul-africanos – que bateram a França por 2 a 1 -, mas com saldo de gols superior (+1, contra -2 dos Bafanas). Com isso, os uruguaios – que passaram toda a primeira fase sem sofrer um só gol, a 11ª equipe até hoje a conseguir o feito – voltam às oitavas de final da Copa do Mundo depois de 20 anos de ausência, desde a Itália 1990. Os bicampeões mundiais, assim como os mexicanos, esperam agora a definição do Grupo B para conhecerem seus adversários.

E durou exatamente 45 minutos a esperança por um milagre que poderia levar a África do Sul às oitavas de final pareceu ser possível. Com dois gols de vantagem, um jogador a mais em campo e a vitória parcial do Uruguai no outro jogo da chave, os Bafanas foram para o intervalo em Bloemfontein precisando de mais dois gols para concretizar o sonho. Mas o ímpeto inicial diminuiu quando a França marcou o seu na metade do segundo tempo. Com o placar final em 2 a 1, os donos da casa deixaram o estádio com um misto de sentimentos: apesar da felicidade pela primeira vitória na Copa, havia a tristeza pela eliminação na fase de grupos, a primeira de um anfitrião na história dos Mundiais. Já França confirmou o péssimo momento vivido em 2010, que culminou com uma crise interna durante a competição e a exclusão de Nicolas Anelka do grupo após o jogo contra o México. Sem vitórias, restou aos vice-campeões de 2006 comemorar o gol marcado por Florent Malouda no segundo tempo, que ao menos impediu outra campanha zerada como a de 2002.

5 comentários em “Celeste segue em frente, Bafanas saem de cena

  1. Já estou contando com uma das 4as Uruguai x Argentina, chance para Celeste consertar o êrro de ter deixado o Maradona ir à copa.

  2. Com toda certeza, a seleção Uruguaia, está jogando o feijão com arroz, é está dando pro caldo. Para chegar a copa do mundo da Africa, os Uruguaios comeram o pão que o diabo amassou, com uma classificação no sufoco. Mais agora na copa, está jogando um futebol simples e eficiente, onde ainda sua defesa, não foi vazada nem uma vez sequer, portanto vejo esse possivel encontro entre os Uruguaios contra os Argentinos, como uma das partidas epicas desta copa do mundo, onde de um lado tem uma defesa sólida, com ummeio de campo e ataque, que consegue funcionar perfeitamente, mesmo sendo econômico, no quisito gols marcados, contra uma Argentina com pinta de favorita ao titulo, mais com uma defesa, digna de Tabajará futebol clube, horripilante e sinistra, mais com um meio de campo de invejar quaisquer seleção desta copa, é ainda conta com o artilheiro do mundial ate o presente momento.

Deixe uma resposta