Torcidas: Fla e Timão empatados, diz Datafolha

Adversários na Taça Libertadores a partir de quarta-feira, Flamengo e Corinthians estão empatados tecnicamente em torcedores, apontou a mais recente pesquisa do Datafolha sobre os times preferidos dos brasileiros, conforme informa a reportagem de Rodrigo Bueno, desta terça-feira, na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Na pesquisa, 17% disseram que torcem pelo Flamengo – esse número era 19% em dezembro de 2009. Já o Corinthians possui agora 14%, antes era 13%. Assim, caracterizou um empate técnico entre as duas torcidas, considerando a margem máxima de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram realizadas 2.600 entrevistas em 144 municípios pelo Datafolha entre os dias 15 e 16 de abril. Pessoas com 16 anos ou mais opinaram. É a primeira vez, desde 1993, quando iniciou-se o estudo pelo Datafolha, que o Corinthians atinge 14%. E sua supremacia sobre o Flamengo ocorre na região Sudeste do país; no Sul, empate técnico; no entanto, no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste, os cariocas têm larga vantagem. O São Paulo tem a terceira maior torcida do Brasil, com 8% da preferência. O Palmeiras é o quarto, com 6%, o que também configura um empate técnico. A mesma situação é identificada entre o time alviverde e o Vasco, quinto colocado, com 4%. Grêmio e Inter aparecem na sequência com 3%, mesma porcentagem do Cruzeiro. Atlético-MG e Santos, rivais pela Copa do Brasil nas quartas de finais, aparecem logo depois com 2% cada. Chama a atenção também o alto número de pessoas que não torce para nenhum time: 25% do total de entrevistados, isto é, 650 pessoas. (Com informações do Folhaonline e ESPN)

O Datafolha a cada dia se complica mais. Depois dos 10 pontos pro Serra, agora vem com esse empate entre Flamengo e Corinthians. E quando já que Remo e Paissandu têm menos torcedores que Sport e Vitória? Ou, pior ainda, menos que a Portuguesa?!!? Para arrematar, uma outra inversão grave para quem conhece o futebol mineiro: o Cruzeiro pode até ter mais torcedores que o Atlético-MG, mas jamais o dobro da torcida.

134 comentários em “Torcidas: Fla e Timão empatados, diz Datafolha

  1. Gerson, independente de ser Datafolha, Ibope ou qualquer instituto, o problema aí é tentar extrair números absolutos a partir de porcentagens e ignorar as margens de erro. O Globo Esporte lista os tamanhos das torcidas ao lado do número “aproximado” em milhões: http://bit.ly/cu8IgY

    Lá a torcida do Paysandu aparece com “aproximadamente” 440 mil torcedores. A do Remo nem sequer é listada. Ora, antes de a gente se indignar com esses números é bom levar em conta que eles são “aproximados”, e justamente por causa da margem de erro. Se ela é de dois pontos percentuais, então a torcida do Paysandu tanto pode ter 440 mil quanto pode ter 3 milhões de torcedores. Idem a do Remo. A do Sport tanto pode ter os 1,33 milhões como pode chegar a 4 milhões ou não passar de 500 mil.

    Pros times de maior torcida (Flamengo, Corinthians etc) esses dois porcento pra cima ou pra baixo não fazem a menor diferença. Mas pros pequeninos podem significar 100% do valor absoluto.

    Acho que antes de a gente atirar pedra no Datafolha (ou em qualquer outro instituto) vale a pena prestar atenção nesses detalhes. Eles não disseram em nenhum momento que a torcida do Sport é maior que a do Remo ou do Paysandu. O que a lista deixa claro é que, dentro da margem de erro, esses times estão em empate técnico.

    1. Paulo, respeito sua opinião, mas existem razões objetivas (e óbvias) para questionamentos, a começar da própria aproximação entre corintianos e rubro-negros. E quando entramos no terreno do relativismo, camarada, como tanto faz 1 milhão para cá quanto 1 milhão pra lá, tudo é válido, ou não. Portanto, a pesquisa, longe de esclarecer ou abrir luzes sobre o tamanho das torcidas, aumenta a confusão e a desinformação. Minhas restrições dizem respeito a isso.

  2. Sempre advoguei que a a torcida do urubu tá cheia de agregados, nada que lembre torcedores de verdade. É possível sim que a de um outro clube de massa se aproxime da urubuzada.

  3. Essa pesquisa ñ corresponde a realidade, todos nos sabemos que a torcida do MENGÂO é a maior do BRASIL. e a do REMO é a maior do norte.então ñ existe empate técnico.

    1. Ei amigo, essa pesquiza tem fundamento poís foi o DATAFOLHA, que a fez. É não o Paulo Caxiado, puxando saco de algum diretor liso do clube sem estádio!

      Sofram sem moderação!

    2. NAZARENO! CALADA.

      ESSA PESQUISA PODE ATE NÃO CORRESPONDE, PARA O MEU FLAMENGO, MAIS AQUI EM BELÉM E FATO E VERDADE, POÍS SOBRE A TORCIDA BICOLOR SER MAIOR QUE A DOS EMOS, ISSO EU JÁ SABIA DE LONGA DATA. MAIS DE BOCA NÃO VALIA NADA, AGORA SIM VALE DEVIDO O RECONHECIMENTO NACIONAL, VEICULADA NO SITE DA REDE GLOBE, DADA COMO FONTE O INSTITUTO DATAFOLHA…

  4. Gerson, o problema é que é do ser humano apenas se apegar e dar credibilidade ao que lhe convém.

    Todos que aqui frequentam sabem que o escriba nunca vai dar credibilidade a qualquer pesquisa realizada pelo Datafolha, por mais supérflua que seja, pelo simples fato da pesquisa sobre as eleições presidenciais terem desagradado a sua simpatia partidária, colocando o Dilma bem atrás do Serra, o que, convenhamos, não chega a ser um absurdo, pois se as eleições de 2010 dependessem do meio em que convivo, eu diria, de maneira imparcial, que de 100 pessoas, 100 não votariam nem da Dilma nem da Ana Júlia.

    Entretanto, isento de qualquer parcialidade, o fato jornalístico é o que vale, e com relação a esta pesquisa sobre as torcidas, eu duvido se verei amanhã, nas páginas do Diário do Pará, qualquer reportagem séria informando a toda a população paraense que a torcida do Paysandú é a 20ª maior do país, e que a Remo sequer aparece listada, ao contrário do que foi feito na década de 90 (pesquisa altamente defasada) quando o Ibope disse o contrário, mesmo não tendo sido feita qualquer ressalva quanto a prováveis margens de erro em face da diferença ter sido de apenas 200 mil pessoas (1,3 milhão para Remo, e 1,1 milhão para o Paysandú), o que seria perfeitamente admissível em se tratando de pesquisa de opinião. Ora bolas, 200 mil pessoas vivem atualmente só no Guamá!

    Enfim, todos esses institutos de pesquisas cometem “falhas”, sejam elas espontâneas ou induzida$, razão pela qual não existe pesquisa certa ou errada, sendo que a nós cabe extrair outros critérios para formação da convicção.

    1. Egraçado Sylvio, se o Datafolha, citasse o clube do remorto. A pesquiza estaria correta, não corcordo com você amigo, os dados que dão conta que a torcida do remo e maior que a do paysandu, foram feitas e de forma ilusoria pelo reporte Paulo Chatiado, setorista que engana os sfredores azulinos. Portanto, isso e totalmente sem credito em relação a um reconhecido e conceituado instituto de pesquizas!

      “SOFRAM SEM MODERAÇÃO”

    2. Espero que você, caro Sylvio, com todas as suas fundadas certezas sobre o ser humano, tenha visto/lido a matéria publicada no Bola sobre a pesquisa do Instituto Datafolha que coloca o Paissandu como líder de torcidas na região Norte. Um conselho amigo: não duvide do profissionalismo, da responsabilidade e da seriedade das pessoas, camarada. Claro que tenho minhas restrições ao Datafolha pelas pesquisas recentes e outras nem tanto, mas isso é uma opinião pessoal, que externo aqui por entender que um blog permite isso. Jamais, porém, como diretor de redação de um jornal, deixaria de publicar uma notícia importante.

      1. Gerson, como disse no meu comentário, eu duvidava que veria uma reportagem séria sobre o assunto, não disse que não veria uma reportagem.

        Realmente a noticia saiu, mas confesso que esperava mais, e não uma pequena chamada na capa do jornal, e uma nota espremida entre a notícia principal da página e diversas ilustrações.

        A razão do meu comentário se deveu ao fato de que, após a pesquisa realizada pelo IBOPE na década de 90, várias outras pesquisas já foram realizadas desde então, seja pelo mesmo Datafolha, seja pelo Estadão, Revista Placar, VoxPopulli, etc., que sempre colocaram a torcida do Paysandú como a maior do norte, porém tais dados eram sumariamente ignorados pelos grandes jornais de Belém, seja Diário do Pará ou O Liberal, por razões que desconheço.

        Entretanto, talvez, essa notícia tenha sido publicada apenas pela repercussão que a pesquisa tomou em todo Brasil, principalmente a paulista, merecendo reprodução em jornais, sites, twitter´s e blog´s de todo país, incluindo o Globo Esporte, que é a resenha esportiva mais assistida.

        Mas a notícia, mesmo não sendo do meu agrado, saiu, e isso merece um baita de um “VIVA!”.

        Enfim, meu caro, em nenhum momento duvidei de seu profissionalismo, que, aliás, é inquestionável, tanto que se não fosse, eu não estava aqui diariamente atrás de suas notícias, mas escuso-me desde já de qualquer palavra mal colocada e que tenha sido mal interpretada.

  5. Os remistas devem está querendo a morte, com mais essa agora, de que a maior torcida do norte e a do “CAMPEÃO dos CAMPEÕES”. Essa não e a 1º vez que eles tem de engulir seco, no ano de 2003 no auge do Paysandu, ano de Libertadores da America, um instituto de pesquisas reconhecidamente correto com suas avaliações, fez uma pesquisa com intuito de divulgar os melhores clubes do mundo naquele ano, e o orgulho do Pará, figurou na 44º posição, deixando muitos clubes de respeito e prestigio mundial para traz, bom so que essa pesquiza e feita anualmente, é, e claro que hoje o Papa titulos do Norte, não se encontra mais com esse norral. Mais o importante é que já fez parte dessa seleta turma dos grandes do mundo, coisa que jamais o time provinciano, chegara a tal.

  6. Mais uma vez os sofredores azulinos devem está arrancando os cabelos de tanta inveja e desgosto, em relação a pesquiza feita pelo Datafolha, uma das principais ferramentas de pesquiza de ibop é uma das mais conceituadas do Brasil em que relacionou o orgulho do Pará entre os clubes de maior torcida do Brasil, bom essa pesquiza tem total credibilidade dos fatos, não e uma feita por Paulo “CHATIADO” Caxiado, que ate e um bom reporte, mais no fundo e mais um bobo da corte, ou um animador de torcida, que não tem condições, de fazer uma pesquiza desse porte. Ao que tudo indica, os remistas, irão reinvindicar uma nova apuração, para realmente saber quem e a maior torcida do Norte.
    Mas não tem problema, sofram sem moderação!

    1. Apolinário, vejo que você, assim como os outros sofredores azulinos já está tiririca com essa divulgação feita pelo Datafolha, e acaba de soltar que o Zico disse que o unico clube que fez frente ao Flamengo dele na epoca foi o remo, mais oque dizer então do Cerro Porteño (PAR), Universidad Católica (CHI), Sporting Cristal (PER), e Boca Jrºs (ARG), onde o Maradona enalteceu a vitória com méritos do Paysandu frente ao seu Boca Jrºs, amigo, pode ate ser verdade o que o Zico disse, mais jogar a Libertadores e fazer bonito ninguem esquece, ainda mais os secadores (EMOS), que são vocês!

      SOFRAM BASTANTE, QUE TUDO OQUE VOCÊS DESEJAM DE MAL PARA O PAYSANDU VOLTE O TRIPLO PARA VOCÊS!

  7. Não se pode negar que essas pesquisas revelam uma clara tendência que todos com mais de 30-35 anos atestam: o futebol paulista está cada vez mais forte em relação ao carioca, em organização, profissionalização, seriedade,etc, e isto se reflete no campo e nos números, sendo de menor importância se são precisos ou se tem significância estatística. Quando faço menção à idade quero dizer que na infância dos quarentões de agora, como eu, pouco se viam camisas de times paulistas em relação a hoje, a diferença era enorme, só dava as dos cariocas pelas ruas, concorda Gerson? E mais, se for considerar torcedores de um só time mesmo, a do Corinthians realmente tá pau a pau, se não for maior que a do Fla, pois na hora H muitos nordestinos e nortistas balançam e respondem por times de Rio-SP pelo fato dos seus estarem passando por maus momentos, e aí dá mais rubro-negro. Eu por exemplo, fiquei com muita raiva do “meu” Flu quando o papão estava na 1a divisão e teve 8 pontos tirados e dados a outros, entre os quais o tricolor, chegando a declarar não mais gostar de outro time e a criticar jornalistas daqui que exaltam times de fora, como o escriba baionense botafoguense, o Guerreiro vascaíno, o Tomazzo flamenguista, o Valdão tricolor, etc. Mas o tempo passou, o papão caiu, e comemorei a Copa do Brasil de 2007 e sofri com o vice da Libertadores de 08, assim como fiquei feliz com o tri do São Paulo.
    Pra finalizar, não se precisa de nenhuma pesquisa tecnicamente perfeita pra saber que onda há 1 sofredor tem sempre pelo menos 3 campeões dos campeões. Dá-lhe papãaaaaaao!!!

    1. É verdade, Mauricio. Isso e fato para cada EMO azulino existe uns três ou quatro bicolores.

      QUE ELES SOFRAM EM DEMASIA E SEM MODERAÇÃO.

  8. Acho que o ANDRÉ BI”SEXUAL”COLOR,ou é cego ou se faz de doido,pois o IBOPE,fez uma pesquisa é o LEÃO,esta na frente do papinha como a maior torcida do norte,e ele vem falar besteira,me poupe ANDRÉ papinha,BI”SEXUAL”COLOR.
    Será que ele pensa que o caxiado é dono do IBOPE?Ou então o diário do pará tá mentindo, pois foi o jornal que postou a noticia que o LEÃO TEM A MAIOR TORCIDA DO NORTE,CONFORME O IBOPE.
    Já falei,processem o IBOPE, e olha o coração,a dor de cotovelo faz mal a saúde e causa infarto,hehehehe

    1. JUQUINHA, essa pesquiza que vc se refere. Já não vale mais de nada, oque vale e o hoje, amanhã e outro dia e vc’s continuarão a sofre pro resto de suas pobres vidas, sejam EMOS, gays sei lá oque, mais nunca esqueçam que a maior torcida do NORTE, e do PAPÃO, O LEGITIMO O ÚNICO.
      O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES.

    2. JUQUINHA MEU AMIGO FREGUÊS, SEU TIME (EMO), FOI DESMASCARADO PELO DATAFOLHA, HÁ PESQUISA QUE VC SE REFERE EM QUE FOI MONTADA PELO XATIADO, NÃO VALE DE NADA, E PARECE (DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DA UNAMA OU OUTRA QUALQUER, OQUE VALE E FEDERAL E UEPA). OU SEJA VC QUER COMPARAR O DATAFOLHA QUE MUITO DIFICILMENTE SE EQUIVOCOU COM SUAS PESQUISAS, OU A DESSE IBOPE TENDENCIOSO QUE ENGANADOR REPORTE AZULINO CITA SEMPRE EM SUA APRESENTAÇÃO NAS JORNADAS ESPORTIVAS DA CLUBE, PACIÊNCIA SOFREDOR.

      OLHA AMIGO, VA ATE O MISNISTERIO PUBLICO, DELEGACIA, PROCON, SEI LÁ ONDE VC QUIZER RECLAMAR. NÃO ADIANTA CHORO A MAIOR E BICOLOR E ABALOU!

  9. ESSE FOI O PIOR ANO DO CLUBE DO (EMO’s), FICARAM SEM ESTADIO, CORRERAM SERIO RISCO DE FICAR DENOVO FORA DE SERIE, E AINDA PERDERAM A MAJESTADE RELACIONADA A MAIOR TORCIDA DO NORTE!

    QUANTA DESGRAÇA PARA O SOFRENÔMENO.

  10. ACHO QUE VC NAZARENO E O JUCA DEVEM TROCAR FIGURINHAS, DE TIME DE FUTEBOL E NO FIM DA BRINADEIRINHA DEVEM BRINCAR DE MÉDICO! NÃO E VERDADE? DIZ AI?

  11. Pra saber qual é a mior torcida eu me apego sempre aos maiores públicos do mangueirão em toda a sua história, e lá a torcida FIEL aparece tendo 5 entre os 5 maiores públicos do estádio, enquanto a do remerda, só aparece em uma, justamente um re x pa na estréia de Dário pelo PAPÃO. Ora se contra números não há argumentos, então podemos também observar que o Paysandu sempre vende mais camisas que o emo, pois é só ver as marcas que patrocínam o PAPÃO ( lotto, wilson, umbro etc ) enquanto o emo( kanxa,champs,topper ), ou seja, essas grandes empresas multinacionais querem agregar as suas marcas com torcidas fortes e não ao contrário.

    Lembro-me tb de uma pesquisa feita pela placar que o PAPÃO aparece na frente do emo e, pior, o emo aparece aqui no norte atrás até do flamengo.eu até tenho esta pesquisa aqui em casa.

    PAYSANDU A EXPLOSÃO DA MASSA!!!!!!!!!!!!

    1. Essa pesquisa ai não tem fundamento! O que vale e a de hoje, 27/04/10. Essa e mais confiavel, você site essa pq o seu tinho está a frente, mais oque vale e o presente e futebol e momento hoje o paysandu ainda existe, coisa que o reminho está tentando suspirar.

  12. Gerson, eu queria fazer algumas considerações sobre a sua resposta, mas deu uma tristeza acompanhar os comentários seguintes e ver o quanto o nível da conversa vai caindo… 🙁

    1. Amigo desculpe-me, a intromissão a sua pessoa, mais pelo que sei que esse espaço aqui, e público, e todos tem o direito a falar o que quizer, cabe ao moderador, publicar ou não as besteiras ou coisas serias, e essa pessoa não é você!Portanto não sinta-se como o grande monje dos assuntos relacionados ou grande mentecapto.

    2. Concordo, Paulo. E também lamento pelo desperdício de espaço para bons embates argumentativos. Fico às vezes tentado a filtrar alguns comentários, mas – por princípio – prefiro manter a liberação. Ainda acredito que, com o tempo, teremos uma troca de ideias mais saudável, em alto nível, longe dessas pinimbas rasteiras que se transformam num bate-boca cansativo e sem fim.

      1. Gerson, a maneira de cada um se expresar revela sua personalidade. Os limitados de caráter não dá importancia a sua pessoa e principalmente ao nome que herdaram. Resta ignorá-los e se possível interceptá-los. Vai como sugestão o blog utilizar o cadastramento por CPF, aí acaba esse incomodo.

  13. Pesquisa placar ( revista placar n° 1.182, 24/07/2001 páginas 40-47 ).

    19° PAYSANDU 1,1
    24° emo 0,66.

    Pesquisa datafolha ( 26 de dezewmbro de 1993, caderno de esporte páginas 1 e 3 )

    Nesta pesquisa o PAPÃO aparece com 2% ao lado de bahia,Ceará,Sport e Santa Cruz, o emo não aparece na pesquisa.

    PAYSANDU A EXPLOSÃO DA MASSA!!!!!!!!!

  14. Não adianta amigo, o paysandu pode ser campeão mundial, vencer o barcelona e inter de milão por goleada, que não vai adiantar, poís os remistas são tão fatasiosos, mediocres, invejosos, que são capazes de achar que o Landu e Marcino, são melhores que Neimar e Messi.
    Quanto mais dar credibilidade a essas pesquisas, por mais que esteja correta, mais oque posso dizer como torcedor bicolor e que, nos encontraremos no proximo jogo PSCxEMO’s, e meteremos o cacete neles, e acho que eles irão adorar o cacete duro, batendo neles!

  15. OS 10 MAIORES PÚBLICOS DO MANGUEIRÃO:

    1° PAYSANDU X emo 1979 ( estréa do dario pelo PAPÃO ) 64.010.

    2° PAYSANDU X Fluminense ( 2ª divisão em 1998 ) 60.000.

    3° PAYSANDU X boca ( libertadores 2003 ) 57.330.

    4° PAYSANDU X cruzeiro ( copa dos campeões 2002 ) 53.615

    5° PAYSANDU X emo ( 1979 ) 52.973

    6° PAYSANDU X emo ( 1979 ) 51.304

    7° PAYSANDU X emo ( 1992 ) 48.141

    8° PAYSANDU X flamengo ( 1 divisão em 1995 ) 45.164

    9° PAYSANDU X flamengo ( 1ª divisão em 1983 ) 42.770

    Ou seja, a torcida do emo não consegue lotar o mangueirão nunca, pois toda vez que aparece entre os 10 ( só 4 vezes ) é sempre por causa de re x pa. e ainda querem cantar de galo.

    PAYSANDU A EXPLOSÃO DA MASSA !!!!!!!!!!!!
    10° PAYSANDU x flamengo ( 1ª divisão em 1981 ) 42.350.

  16. Alô Gérson queria saber se você ou qualquer outra pessoa poderia me dizer de quando é aquela estátua do leão azul do baenão, se fosse possível gostaria que apresenta-se provas como noticías jornais. Obrigado.

  17. Eu torço pro PAPÃO é isso já me basta.

    Ficar batendo boca sobre qual é maior ou menor torcida é pura perda de tempo.

    O fato é que o Remo tem que dá uma mexida pra ver se é pelo menos lembrado na próxima pesquisa.

  18. OBSERVEM BEM……LANÇO AQUI UM DESAFIO A QUALQUER REMISTA PARA VERMOS QUAIS OS ARGUMENTOS MAIS FORTES PARA MOSTRAR QUEM TEM A MAIOR TORCIDA……POIS BEM VAMOS ANALISAR TODO O CONTEXTO…..

    1 PONTO: EM TODAS AS PESQUISAS QUE JÁ FIZERAM O PAYSANDU SEMPRE SE MANTÉM ENTRE AS POSIÇÕES NO MÍNIMO DE 16º A NO MÁXIMO 23°……….SEMPRE NA FRENTE DO REMO ESSA É A REALIDADE……

    2 PONTO: SE PEGARMOS TODAS AS PESQUISAS JÁ FEITAS A MAIORIA RARAMENTE DEIXA O REMO NA FRENTE DO PAYSANDU E MUITAS VEZES NEM APARECE NAS LISTAS COMO ACONTECEU DESTA VEZ……NESSE SENTIDO DE 100% DAS LISTAS JÁ PRODUZIDAS 90% DELAS MOSTRAM QUE O PAYSANDU TEM A MAIOR TOCIDA….ENTÃO FICA A PERGUNTA PRINCIPAL TODAS AS PESQUISA ESTARIAM ERRADAS PARA SEMPRE COLOCAREM O REMO ATRÁS DO PAYSANDU?….FICA A SUGESTÃO PARA PESQUISAR EM TODAS AS LISTAS E MOSTRAREM O PERCENTUAL DE VEZES QUE O PAYSANDU APARECE NA FRENTE DO REMO E ACREDITAMOS SER ATÉ MAIS DE 90% DAS VEZES…..

    3 PONTO: O SERGIO COSTA MOSTROU QUE OS MAIORES PÚBLICOS DO MANGUEIRÃO SÃO DO PAYSANDU……ISSO É UMA PROVA CONCRETA QUE CONFIRMAM AS ESTATÍSTICAS…….

    4 PONTO: O PAYSANDU É O DETENTOR DOS MAIORES TITULOS DO ESTADO E MAIS RECONHECIDO NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE …..ENTÃO É PERFEITAMENTE NATURAL QUE O AUMENTO DE SUA TORCIDA SEJA DIRETAMENTE PROPORCIONAL A QUANTIDADE DE TÍTULOS CONQUISTADOS….

    5 PONTO: ESSE É MENOS DETERMINANTE MAIS QUE É CONDICIONANTE…..NAS DECADAS PASSADAS O PAYSANDU PRODUZIU CINCO VEZES MAIS JOGADORES IDOLOS QUE FAZEM A TORCIDA LEMBRAR DO QUE O REMO, QUE AO MEU VER NÃO PRODUZIU NENHUM QUE CHEGUE A TER ESSE STATUS NAS ULTIMAS DECADAS….

    POR FIM ACREDITO QUE OS REMISTAS NÃO TENHAM NENHUM ARGUMENTO MAIS CONSISTENTE DO QUE A DOS BICOLORES QUE JUSTIFIQUEM QUAISQUER LISTA ……..

    1. DESAFIO LANÇADO, AÍ VÃO MEUS ARGUMENTOS SE CONTRAPONDO AOS SEUS:

      1 PONTO: COM CERTEZA AS PESQUISAS QUE VOCÊ MENCIONOU DEVEM SER DE DÉCADAS PASSADAS POIS AS PESQUISAS FEITAS POR IBOPE, INSTITUTO ACERTAR AMBAS EM 2004 E INSTITUTO GUALLUP EM 2008 MOSTRAM CLARAMENTE A SUPERIORIDADE DA TORCIDA AZULINA SEMPRE A FRENTE DO PAYSANDU.

      2 PONTO: FALE QUAIS SÃO ESSAS PESQUISAS E QUANDO FORAM FEITAS, POIS UMA COISA É VOCÊ MENCIONAR QUE O PAYSANDU GANHA 9 ENTRE 10 PESQUISAS DE TORCIDA, OUTRA É VOÇÊ MOSTRAR PROVAS QUE COMPROVEM O QUE VC ESTÁ MENCIONANDO.

      3 PONTO: A METADE DESSES PÚBLICOS SÃO DE MAIS DE 20 ANOS ATRÁS, ATUALMENTE O REMO LEVA MAIS TORCIDA QUE O PAYSANDU AOS ESTÁDIOS. UMA PEQUENA PROVA FOI A PESQUISA FEITA PELA RÁDIO CLUBE MOSTA OS DADOS DO MONTANTE DE PÚBLICO DO CAMPEONATO PARAENSE DE 2010 DESDE A 1º RODADA DO PRIMEIRO TURNO ATE A SEXTA DE SEGUNDO, COM O REMO LEVANDO 87.700 PESSOAS E O PAYSANDU 68.713 MOSTRANDO UMA DIFERENÇA DE 18.987 PESSOAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O PAYSANDU É O CAMPEÃO DO 1º TURNO E MESMO ASSIM O REMO LEVA MAIS GENTE AOS ESTÁDIOS.

      4 PONTO: O QUESITO TÍTULOS É MUITO RELATIVO POIS SE FORMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS TÍTULOS, O SÃO PAULO DEVERIA TER A MAIOR TORCIDA DO BRASIL DISPARADAMENTE POIS É TRICAMPEÃO MUNDIAL, TRI DA LIBERTADORES E HEXA BRASILEIRO. O SANTOS A SEGUNDA MAIOR POR CAUSA QUE É BI MUNDIAL E O CORINTHIANS NUNCA ESTARIA EM SEGUNDO , OU SEJA NÃO É SOMENTE OS TÍTULOS E SIM A INDENTIDADE QUE VC TEM PELO SEU CLUBE.

      5 PONTO: O REMO TEVE SIM GRANDES JOGADORES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, POR EXEMPLO ALEX DIAS, CLEMER, ARTUR, LUIS MULLER, LUCIANO VIANA, AGNALDO, AILTON, ETC.

      FENÔMENO AZUL A MAIOR TORCIDA DO NORTE. O MAIS QUERIDO SEMPRE.

    1. Caros amigos, eu sou igualzinho a vc’s o tanto quanto! Quando e para falar coisas serias eu falo, quando e para falar merda tambem falo, e dane-se vc’s remistas…

    2. que nada isso é uma doença grave que tu tens, pq já essa raiva toda do Leão rapaz ? todo mundo já sabe a tua história de clonador kkkkkkkk

  19. ULTIMA OBSERVAÇÃO :

    O CORINTHIAS ESTÁ EMPATADO TECNICAMENTE COM O FLAMENGO ………ISSO QUER DIZER TAMBÉM QUE O PAYSANDU ESTÁ EMPATADO TECNICAMENTE COM MAIS 10 CLUBES BRASILEIROS….ISSO QUER DIZER QUE O PAYSANDU TEM A 10° MAIOR TORCIDA DO BRASIL EMPATADO TECNICAMENTE COM O ATLÉTICO MINEIRO E NO FUNDO PERDENDO PARA O SANTOS……PENSEM NISSO

  20. Esses gaysandús não perdem a mania de ser o melhor time do mundo! continuam com a mesma fantasiosa história de que são os reis do norte! e ainda por cima tem memória curta, eu me lembro em 2005 quando o mais querido penava na série c do futebol nacional, enquanto eles tiravam sarro com a gente pois eram time de 1ª divisão e tiravam maior sarro da 3ª divisão, abriam a boca com toda a arrogância do mundo, e o que aconteceu? o leão foi campeão nacional da mal falada 3ª divisão que é o mesmo lugar em eles estão hoje e estão doido pra ganhar e não conseguem! rsrs, a gente foi campeão enquanto eles cairam pra série b, aí pronto ficou todo mundo igual na série b, no ano seguinte em 2006 e leão passou a série b quase toda na zona de rebaixamento, enquanto as coisas passaram a série b quase toda no g4 e tiravam maior sarro e já estavam até comemorando a volta a série A, e o que aconteceu? rsrsrs. chegou um certo giba junto com um tal de alex oliveira, pra acabar com a série b, resultado leão se safou da 3ª divisão enquanto que um certo time que se julgava o melhor caiu pra série C e com direito a goleada historica de 9×0 pro paulista, mas logo a série C que eles falavam que não valia nada, falaram até que o título não valia e tudo mais, em 2007 jogaram a série C e foram os ultimos colocados!! rsrsrs e estão lá até hoje doidinhos pra subir e não conseguem, ah como a vida é engraçada como o mundo dá voltas, já hoje td bem a gente estamos lutando pra chegar pelo menos na série D, enquanto eles que com toda a arrogância falam” já estamos garantido na C”, logo a C que eles falavam que não valia nada!!! hoje eles falam mal da série D, mais ela está bem ai, esse grupo que eles estão, vamos ver o que acontece, se cuidem pois vcs podem estar nela ano que vem!! saudações azulinas!!!

  21. Uma mentira repetida mil vezes acaba passando como verdade. O Remistas falam que tem a maior torcida, mas historicamente nos estádios não é verdade, recentemente houve o tal fenômemo azul, inventada pelo Caxiado e o Guerreiro deixou pegar para elevar o moral dos remeistas que estavam no ostramismo a algum tempo, mas todos sabem que os números anunciados não condizem com a verdade. Agora vem a pesquisa DATAFOLHA e coloca a Fiel na frente e o remistas estão mordidos. Viver de mentira é assim, quando a verdade vem aí começa a doer.

  22. Mais mentiras, o Paysandu nunca foi o último da série C, engulam a pesquisa, até que se faça outra, ou será que a pesquisa foi encomendada pelo LOP.

    1. Realmente o Paysandu nunca foi o último, ele foi apenas o 62º entre 64 times na série c de 2007.

  23. Amigos bicolores e torcedores do enlutado. pesquisa nada mais é que uma pescaria e por essa razão cada pescador conta a sua estória da maneira mais absurda possível para ganhar IBOPE e mais a frente ter data e folha para aparecer. Temos que nos basear em realidades, como 1) Maior publio é o do papão, 2) Mais títulos regionais é o Papão, 3) Campeão do norte é o Papão, 4) mais título brasileiro é o Papão, 5) Campeão dos campeeões é o papão, 6) Disputou uma libertadores foi o papão. Q+ querem os sofredores sem divisão questionar.

  24. A pesquisa foi com certeza feita sob encomenda..tem numeros contestaveis.. mas de uma coisa eu tenho certeza, nem Timbu, tampouco a Lusa paulista tem mais adepto que os pijamas. NUNCA!
    Agora Gerson, a do Sport eu posso afirmar que e’ numerosa e arrisco a dizer que hj tem sim ,mais adeptos que a do Paysandu.

  25. Bão… Se a torcida mixuruca se contenta em ter somente 430 mil torcedores num estado com 7, 5 milhões de habitantes (5,73%), não sou eu que vou discordar.
    Mais: Se concorda em ter menos torcida que a Portuguesa(???!)… Também não vou discordar.
    Só acho que é muita angústia, muita avidez e muito desejo (Juro que não queria dizer burrice) de ser o clube mais popular do norte, para acreditar em tanta sandice, divulgada por um instituto notadamente parcial para com os interesses paulistas-direitosos.
    Não consigo vislumbrar maior absurdo do este: A população de MG é de mais de 20 milhões habitantes. Segundo os “números” da “pesquisa”, somando-se os torcedores de Cruzeiro e Atlético (outra insanidade; quem se interessa por futebol é sabedor que o último tem mais torcedores que o primeiro), dá 6,95 milhões. Pergunto: Onde estão os quase 14 milhões restantes?… Torcendo por América-MG??… ou por Uberaba??… Ipatinga??.
    Gente, paixão demais idiotiza.

  26. Calma Soeiro. Pesquisa para mim é palpite, nada mais. A realidade mostra que estamos sempre na frente em tudo.

  27. Esperar o que? Se seu time não tem divisão, está cada vez mais perdendo patrimônio, não tem história pra contar, logo ,não pode ter a maior torcida. É público e notório que a torcida do Paysandu é formada por pessoas de menos posse e como estes são a maioria, conclui-se , que o Papão não é só maior nos títulos, mas tambem a torcida. Só espero que não tenha suicídio, se não vai diminuir ainda mais a já menor torcida.

  28. Para discutir-se o resultado de uma pesquiza é
    necessário conhecer a metodoilogia aplicada, do contrário, só vale para os “delírios de mesa de bar “.
    Entendo, por conhecimento, que pesquiza de opinião retrata um momento (quando muito). A chamada pesquiza expontanea dispensa apresentação de condicionantes. É SIM ou NAO.
    Admito também que numa pesquiza a coleta de dados pode ser direcionada.
    Nunca comentei pesquizas anteriores. Concordo (até como calhordice) que pesquiza compara-se ao BIQUINI, motra alguma coisa mas não mostra o PRINCIPAL
    Se os remistas estão furibundos, mais ainda estão os torcedores do Santa Cruz que a pesquiza aponta ser menos popular que o Nautico.

  29. Podem questionar tudo, inclusive quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, só não podem contestar os fatos, como por exemplo quem tem mais títulos estaduais, regionais, brasileiros e quem , inclusive, tem mais representatividade internacional ( leia-se IFFHS e LIBERTADORES ). ahh… ia esquecendo, tudo isso mesmo sendo 7 anos mais novo que a leoa banguela.

    Isso é culpa do mascote do emo que até fantamasgórico é, pois, alguém já viu um leão azul?????, e ainda por cima colocam um setorista surtado, que enrrola essa torcida com tudo quanto é mentira e fantasia.Coitados… égua da até pena.

  30. Caro Berlli, pesquisa é “palpite”??!… Desde quando, véio?.
    Óia, desde que me conheço entendo que pesquisa quer dizer convicção.
    Acho que o Remo é, sim, mais popular que o paissandu (este mesmo “data da folha” já colocou Remo e paissandu com mais de 1 milhão de simpatizantes, com o Remo na frente), e o Ibope (este sim, um órgão mais responsável), recentemente confirmou.
    Mas eu até aceito o “jus sperniandi” dos bicolores, faz parte da paixão.
    O que não dá pra aceitar é não ter um “desconfiômetro” mais apurado para não atentar para números tão indigestos quanto os desta pesquisa.
    Véio, sem nenhuma paixão, TODOS os números desta pesquisa estão redondamente furados. Absolutamente TODOS.
    A meu ver, a única razão da mesma, é uma tentativa (mais uma vez) de criar um factóide na intenção de aproximar o número de torcedores do Corínthians aos do Flamengo.
    Me admira muito você se contentar com o tal instituto ter atribuído ao seu time apenas 430 mil torcedores… Acho até que o Columbia, do Claúdio tem mais torcedores.

    1. Soeiro. Quando digo que é palpite, como mais acima disse se tratar de uma pescaria quis realçar que pouco dou importancia a elas. Somos o que somos e o Sérgio Costa descreveu bem. Agora o quê dizer do Remo se nem nela consta. Paciência véio,cabe recurso é só agir.

    1. Ei seu besta, ate nessa enquete seu EMO, aparece atraz do paysandu, e incontestavel a fiel e infinitamente maior que seu clãn de EMOS!

      CHOREM EM DEMASIA!

      1. André, tToda essa folga é por culpa do São Raimundo que deu vida a esse time que já estava acionando os coveiros.

  31. Ei sofrenomenos, vc’s tem de engolir eu e o Campeão dos Campeões, indiscutivelmente o maior clube do Pará, reconhecidamente o maior campeão do norte em todos os quesitos, chorem, sofram, sintam inveja sem moderação!!!

    1. ATE OS COVEIROS, ESSA FOI BOA BERLLI! ELES DEVEM ESTÁ QUEIMANDO O CHIFRE DE TANTO ODIO DO NOSSO PAYSANDU, EM BERLLI?

  32. Meu vizinho 5 minutops atrás me convidou para tomar o mijo do seu mais novo herdeiro. Outro bicolor para aumentar a estatística.

  33. A metodologia utilizada não é o único referencial para se dar credibilidade a uma pesquisa, nesse caso de opinião, para mensurar o nível de simpatia ou paixão (critérios amplamente subjetivos) por um clube de futebol. O instituto que o mensura é um elemento que não pode ser descartado, assim como, sua sede e interesses convenientes. É fato que torcida do Flamengo é a maior do Brasil – agregados ou não – que transcende especificidades regionais. Em termos nacionais, duvido que o torcida do Corínthians esteja em empate técnico com o Flamengo e, fazendo uma mensuração mais objetiva, as torcidas do São Paulo, Palmeiras Vasco até superam a do Coringão. O Corínthíans é uma equipe de torcida regional de expressão. O problema é que há muito tempo, a mídia paulista e os torcedores querem dar esta expressão nacional que o Corínthíans não possui. O São Paulo para ter esse crescimento vertiginoso nas duas últimas décadas, teve que vencer três Libertadores, três mundiais, seis nacionais, ser dirigido por Telê Santana e ter Careca, Raí e Kaká (cada um a seu tempo), como referências (falo isso de cátedra, pois na década de 80, eu tinha maior dificuldade para comemorar com alguém as vitórias do meu tricolor). Além disso, desde os anos 80, o São Paulo sempre tem disputado para valer os torneios e campeonatos que disputa. É raro um ano em que o São Paulo não esteja em semifinais, finais ou em pontuações para conquista de títulos. Nunca foi equipe para somente participar, dado o seu alto grau de competitividade, mesmo em momentos de crises conjunturais. E não precisou ganhar tantos títulos regionais para alcançar esse patamar. O São Paulo ainda ostenta o título de torcida que mais cresceu no Brasil nos últimos vinte anos. Portanto, esse empate técnico é “forçar a barra”, como se dizia antigamente. No Pará, a torcida do Remo é pouco maior que a do PSC, mas, no contexto nacional contemporâneo, sem dúvida que o Papão é mais conhecido e portanto, atrai maior simpatia, que logicamente, está se perdendo dados os fracassos frequentes dos últimos anos em campeonatos nacionais. Para terminar, é so viajar para cinco lugares das diferentes regiões do país e constatar que camisa de clubes mais se vê nos corpos das pessoas e comparar quantas aparecem do Flamengo, do São Paulo, do Palmeiras e do Vasco, e quantas aparecem do Corínthians. Esses são os fatos!

  34. Não entendo porque fazer tanta confusão pra algo que é fato. Quem tem oportunidade de viajar para outros estados sabe que ao falar de Amazônia o nome a ser lembrado é Manaus, já quando o assunto é futebol paraense lembra-se de Paysandu, o poderoso Papão da Curuzu.
    Portanto, não quero mais choro e nem inveja!!!!

  35. Vejam o Ranking da Timemania, O Remo aparece em 35º lugar no grupo 2, enquanto o Paysandu está em 41° no grupo 3, no que adianta ter mais torcida (o que duvido muito) se não ajuda o time

  36. Existem números mais importantes e não menos preocupante a merecer atenção maior de remistas e bicolores. Essa sondagem de opinião parece-me que repercutiu mais em Belém do que em outras capitais. Que tal utilizarmos este espaço para assuntos que não serão permitidos ( a nós) em outros veículos. Pelo que sei este blog não é exclusivamente esportivo e sei também que o seu titular sentir-se-ia feliz abrigando opiniões tão ou mais importante quanto o futebol.
    Sinto e lamento haver nas opiniões aqui expressadas, seja qual for a natureza, passionalidade desmedida desmotivando a participação de cabeças que poderiam nos fazer companhias, enriquecendo-nos. Esses preferem a SERRA DO LUAR, mantendo a “mente quieta, a espinha erecta e o coração trnaquilo”.

    1. Ocorre que este tema refere-se ao tamanho das torcidas de Remo e Papão, grande patrimônio da cultura paraense.
      O tamanho de suas torcidas é tema de grande orgulho para as torcidas do remo e papão. É claro que as mensagens vão descambar um pouco para os excessos.
      Futebol sem amor não dá liga, não tem cheiro e nem sabor.

      Por outro lado, o blog tá cheio de temas, inclusive futebolisticos, com discussões em bom nível, que, diga-se por sinal, já deu pra perceber que vc tem.
      Dá um pulo por lá e para de tentar sensurar e doutrinar e o que as pessoas postam ou deixam de postar aqui no blog. Isso tá ficando chato.

    2. Concordo, o assunto poderia estar muito bem sendo debatido e esclarecido, mas, alguns preferiram entrar na baixaria do que dar continuidade no assunto

  37. ESSA É A PESQUISA DE TORCIDA MAIS QUESTIONÁVEL QUE EU JÁ VI!

    VEJAMOS:

    Todos os clubes perderam números consideráveis de torcedores, depois de inúmeras pesquisas confirmando esses números. Flamengo e Corinthians, por exemplo, sempre oscilavam suas torcidas em 30 milhões e 25 milhoes respectivamente. De repente o Data Folha (altamente questionável) tira aproximadamente 10 milhoes de cada.

    O Remo, QUE EM TODAS AS PESQUISAS REALIZADAS ATÉ HOJE, SEMPRE APARECEU COM MAIOR TORCIDA DO NORTE, e na última pesquisa realizada pelo IBOP aparece com 1.3 milhoões de torcedores (aproximadamente 200 mil a mais que o paysandu), de repente perdeu todos os torcedores que tinha!

    Pior! Portuguesa e Náutico têm mais torcida que o Remo!

    O Vasco perdeu metade dos 10 milhões consagrados pelo IBOP e porcaria do paysandu, que no ibop aparecia com 1,1 milhoes de torcedores, perdeu mais da metade disso!

    O REMO TEM MAIS TORCIDA QUE O PAISSANDU, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER OU É MUITO MAIS CEGO DO QUE SE IMAGINA.

    AVE, CLUBE DO REMO
    O MAI QUERIDO DO NORTE DO BRASIL
    SEGUNDO O IBOP

  38. Outro detalhe que esqueci:
    Cruzeiro e Atlético de Minas aparecem com números não muito distantes dos números do IBOP sendo que os demais perdem muitos torcedores. Já o paissandu caiu de 17º (IBOP) para 20º (Data Folha).

    TEM ALGO MUITO ESTRANHO NESSA PESQUISA!

  39. O teor da pesquisa realmente não deve ser levado à sério (principalmente para quem pensa um pouquinho), mas não podemos esquecer que este instituto também faz pesquisas eleitorais sob encomenda. Isto se torna preocupante na medida que algo de tanta importância como uma eleição presidencial, da qual depende o bem estar de todos nós, pode ser influenciada por uma instituição que não tem nenhuma responsabilidade em divulgar números absurdos.

  40. Ei Sergio Costa estou vendo que vc está participando do Blog agora né kkkkkkkkkkkkk é isso aí primão, continue desmascarando os velorianos, valeu pela mensagem sobre os 10 maiores publicos do mangueirão, todos são do Papão.

  41. Amigo Gerson,Te dizer essa Andreia e, agora com o Primo. Te Contar. Ninguem aguenta. rsrsrsrsrs

    1. Essa pesquisa mané, o paysandu continua na frente! Não adianta, acho que vc’s resmitas vão ficar parece aqueles bestas que ficam votando no Big-Brother-brasil, ficará varios sofredores, clicando milhares de vezes, para fazer o timinho dos EMOS, ficar na frente nessa furada pesquisa.
      Vão procurar uma ocupação na vida, mente vazia e oficina do diabo!

  42. Pessoal bicolor, os remista aqui desse blog, irão criar uma nova facção de torcida organizada, para retaliar as pesquizas recentes sobre as maiores tocidas.

    DESESPERADOS AZULINOS, o mascote dessa torcida ainda está em votação, está entre três candidatos, Juca, Nazareno, e Apolinário. um desses será o mascote desesperado!

    1. Já fiz o devido bloqueio, caro Berlli. Terrível esse tipo de coisa, típico de mentes inferiores. Vamos em frente.

  43. Basta ver a diferença de publico no PAxRE, a parte do remo sempre vazia e a do Paysandu sempre lotada hehehehehehe

  44. Ae pessoal, eu quero que voces deem uma olhada nesse site. Nao sei como essa pesquisa nao eh divulgada. Essa pesquisa foi feita com 34.687 pessoas nas 27 capitais e em 1.913 cidades brasileiras e foi feita por uma empresa norte-americana. Deem uma olhada nesses numeros e depois voltamos a conversar

    http://gallupnobrasil.blogspot.com/

  45. O Remo pode até não ter tradição em titulos, mas ninguem duvida de nossa paixão por esse time, afinal de contas, não é qualquer time que mantem uma média de publico de 30000 torcedores por partida na 3a Divisão, sendo considerada em 2005 a maior média de torcida nas 3 dvisoes do campeonato, superando até o Flamengo e o Corinthians, que são consideradas as maiores torcidas do Brasil. É, na maioria das vezes uma torcida que mostra ser uma das maiores e também mostra um amor incondicional e apoio e fidelidade (de verdade) tem mais valor, do que titulos que ficaram no passado. So quem faz parte do Fenomeno Azul e torce para esse clube é capaz de sentir esse amor.

  46. Gerson, todo mundo ja falou o que pensa, creio que a conversa desbandou ate para a baixaria mas agora eu quero saber a tua opiniao, o que que tu achou sobre essa pesquisa, nao merece tanto valor essa pesquisa, o paysandu eh mesmo a maior torcida do norte ou eh uma injustica com a torcida do remo, todo mundo sabe a minha opiniao.

  47. Esses manés estão desesperados, com esse tal rankig. Não adinata chorar se espernear, poís a fiel e maior do Pará!

  48. Não estou nervoso, não estou desesperado e nem estou apelando, tu eh que ta, se toca po, tu ja apelidou os outros e ate inventou torcida organizada dizendo que nos estavamos desesperados. Quero deixar bem claro que eu quero discutir esse assunto sem ir pro campo da baixaria e da ofenca. E todas as discordancias dos remistas tem fundamentos. Eh so entrar no site do STJ, la consta que so 15 pessoas foram ouvidas no Para.

  49. O castelo de areia caiu. Fiel a maior do norte, sem ajuda de governo e da velha imprensa. Agora os tempos são outros, clube de títulos, clube de massa, óbvio! Quem gosta de sofrer é …

  50. O Remo em 2005 desceu para a Série C, mas subiu logo em seguida para a B com uma media de publico no ano de 30000 torcedores por jogo, sendo a maior média dentre as 3 divisoes nacionais, superando clubes com as maiores torcidas como Flamengo e Corinthians. Enquanto o Paysandu passou 4 anos na 1a Divisao e não chegou perto dessa média.

    1. Alessandro o governo ajudava o remo com 15 mil ingressos por jogo, a campanha foi forte na Tv devido ser o ano do centenario e os ingressos laterais custavam 5 reais, vc lembra disso em 2005? e outra coisa, o Paysandu foi campeão de publico da 1ª divisão em 2002 , pesquise e veja.

      1. Em 2005 no ultimo jogo da fase de mata-mata da serie c, contra o Nacional-AM, a diretoria do Remo elevou o preco dos ingressos para 30 e 35 reais e mesmo assim o Mangueirão ficou lotado com mais de 45000 pessoas, sendo o maior publico do Mangueirão em 2005, eu fui nesse jogo. E o paysandu que não levou nem 20000 pessoas no Mangueirão com o ingressos tendo o preco de 10 e 15 reais, nos passamos o ano inteiro com uma media de 30.000 pessoas no Mangueirão com os ingressos valendo 20 a 25 reais.

  51. E não contaram os votos dos menores de 16 anos que são 80% papão….e além disso faltou alguem lembrar que essa pesquisa é pequena no PARÁ.cASO SE FAÇA UMA PESQUISA VERDADEIRA NO Pará.sem camuflar e sem invenção do governo e da imprensa para mascarar os resultados verão que pelo menos 65% da população paraense-Principalmente NA rmb -É PAPÃO TRANQUILAMENTE….

  52. A maior demonstração da grandeza da APAIXONADA bicolor foi no jogo da copa dos campeões, lá em Fortaleza, o Paysandu tinha perdido o jogo em Belém, mesmo assim, em centenas de onibus, carros particulares e voos fretados a fiel mostrou quem é a maior do norte e mais apaixonada torcida do Brasil, motrando que o Paysandu o clube MAIS QUERIDO DA AMAZONIA, eu estaví lá. Só lamento ter perdido a festa da chegada, pois não ví a maior manifestação popular que já existiu em Belém, só perdendo pro Círio de Nazaré. Então, para aqueles que estão contestando, um conselho, absorvam, e quando o time de vocês tiver história pra contar, aí sim vocês poderão chiar, no momento, é ficar calado.

  53. otavio santos, é muito facil mostrar paixão numa FINAL de copa dos campeões, porque vcs não mostraram a paixão de vcs na série C durante esses 3 anos?
    torcida de modinha.
    FENOMENO AZUL A MAIOR DO NORTE

  54. lembrem margem de erro de 2%, logo nenhuma torcida com menos de 2% na pesquisa pode se dizer maior que outras.
    ESSA PESQUISA É FURADA.

  55. Aí vai algumas pesquisas que mostram a grandeza da torcida azulina:
    1 – Em 1947 o Remo ganhou um concurso promovido pelo jornal A Vanguarda para que se conhecesse o clube mais querido de Belém. Os leitores preenchiam cupons e depositavam em urnas. O resultado foi apurado no dia 4 de dezembro de 1947 e teve o seguinte resultado: 1° Clube do Remo – 43.038 votos;
    2° Paysandu – 39.639 votos;
    3° Recreativa Bancrévea – 26.429 votos;
    4° Sete de Setembro – 5.796 votos;
    5° União Esportiva – 4.949 votos;
    6° Tuna Luso – 3.476 votos.
    Obs: Foram votados 53 clubes da capital.

    2 – Numa pesquisa feita pelo Ibope em 2004 mostrou que o Remo tinha a maior torcida do Norte e a 16º maior torcida do Brasil com 1.300.000 torcedores contra 1.100.000 do Paysandu que ficou em 17º lugar.
    Obs: Foram ouvidas 7.207 pessoas de todas as regiões do Brasil.

    3 – Ainda no ano de 2004, outra pesquisa feita dessa vez pelo Instituto Acertar mostou que Remo tem cerca de 46% da preferência dos torcedores em Belém contra 44,8% dos bicolores.
    Obs: Foram ouvidas 420 pessoas em toda a capital paraense.

    4 – No Campeonato Brasileiro da Trceira Divisão de 2005, a torcida azulina mostrou novamente a sua paixão pelo Remo e obteve a excelente média de 30.869 pessoas por jogo superando times de grandes torcidas como Corinthians (média de 27.319 pessoas por jogo) e Fortaleza (média de 23.731 pessoas por jogo), sendo recordista de público das 3 divisões.
    Obs: Dos 10 maiores públicos da Série C, 9 foram do Clube do Remo, sendo que o jogo que o Remo levou mais pessoas foi contra o Tocantinopólis/TO com público pagante de 42.086 pessoas.

    5 – Na série C de 2008, o Remo foi o dono do maior público no campeonato no jogo Remo 1 x 1 Luverdense/MT com um público pagante de 23.393 pessoas.

    6 – Em 2008 o grupo norte-americano Guallup, maior instituto de pesquisas do mundo, produziu a mais detalhada pesquisa de torcidas da história do Brasil. O Remo ficou em 17º lugar com cerca de 2.100.000 torcedores no Brasil enquanto que o Paysandu aparece em 18º lugar com 2.060.000 pessoas.
    Obs: Foaram entrevistadas 34.687 pessoas nas 27 capitais e em 1.913 cidades brasileiras, entre janeiro e maio de 2008, sendo citados 419 clubes de futebol, entre janeiro e maio de 2008.

  56. 7 – Essa é a menos relevante mas que vale a pena mostrar. Na edição de hoje do caderno Bola do Diário do Pará, veio alguns dados do montante de torcidas do Campeonato Paraense sendo contados todos os públicos desde a primeira rodada do 1º turno até a sexta do 2º turno mostrou que o Remo levou 87.700 torcedores enquanto que o Paysandu levou 68.713 torcedores, diferença de 18.987 pessoas.
    Obs: Mesmo o Paysandu tendo sido campeão do 1º turno, o Remo continua sendo o time que leva mais torcida ao estádio.

    Taí os argumentos que tenho a favor do meu Leão.

    Resumindo tudo: O mais querido SEMPRE.

    1. Vcs levaram muita gente pro estadio em final de copa dos campeoes, libertadores. Mostrem o amor de vcs agora, no quarto ano em que vcs disputam a Serie C. Torcidinha de modinha.

  57. A PESQUISA ESTÁ CORRETA.

    Perguntas:

    1 – Porque antes, quando o DATAFOLHA mostrou inúmeras pesquisas, por muitos anos seguidos, que davam uma vantagem maior ao Flamengo, ela servia? Nunca foi contestada e apontada como mentirosa?

    2 – Porque agora, que o resultado não foi favorável ao Flamengo, o Instituto não serve mais? COMO NUM PASSE DE MÁGICA, perdeu a credibilidade?

    3 – Porque ignorar o fato de que a última pesquisa, que dava 19% ao Flamengo, ter sido realizada em um momento favorável ao Flamengo (campeão nacional), fato que notoriamente maximizou seus números para cima? Fato que deixou de existir agora, na revelação da última pesquisa. (baixou a emoção do título e a exposição positiva na mídia)

    4 – Porque ignorar que a pesquisa anterior do DATAFOLHA, à que foi realizada em dezembro do ano passado, ter dado um aumento de 2% ao Flamengo e que na oportunidade, NINGUÉM SE SURPREENDEU COM ISSO. Então quando o time do Rio ganha 2 % todo mundo aceita com naturalidade, mas quando perde os mesmos 2%, o Instituto é mentiroso e choram como crianças dizendo que “mataram” 10 milhões. Então, seguindo esse raciocínio, “nasceram” 10 milhões na pesquisa feita em dezembro? Cadê a coerência?

    5 – Porque ignorar que essa ultima pesquisa DATAFOLHA, revela não apenas o decréscimo do Flamengo, mas também um AUMENTO DA TORCIDA CORINTIANA?

    6 – Porque fingir desconhecer o fato de o INSTITUTO DATAFOLHA ser o de maior credibilidade do Brasil? Mais fácil jogar lama do que aceitar uma nova verdade?

    7 – Porque não deixar o clubismo de lado e aceitar com dignidade um número sério que pode ser um sinal de alerta aos flamenguistas?

  58. hum dia desse saiu uma pesquisa tabem o fortaleza maior do estado do ceara a torcida do fortaleza é muito mais é norme quer a do ceara ta na pesquisa

  59. a torcida do nautico é menor ate de ke a do fortaleza n tem condiçoes de ser maior do ke a do santa cruz
    a trorcida do santa é a segunda maior de pernabuco em primeiro sport

Deixe uma resposta