Piada racista gera discussão

Do Folhaonline09209299

O integrante do “Casseta & Planeta” (Globo) Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado “A coisa ficou afrodescendente para o humor negro”, o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).

“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?” A frase foi postada por Danilo Gentili, do “CQC” (Band), entre a madrugada de sábado (25) para domingo no serviço de microblogs.

“Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso”, escreveu La Peña. “Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos.” Embora tenha avaliado negativamente a piada do colega, o “casseta” discordou que o melhor caminho nestes casos seja o judicial.

“Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse ‘olha aqui, seu macaco.’ Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião. Eu não gostei.”

8 comentários em “Piada racista gera discussão

    1. É muito mala mesmo, Sérgio. Algumas coisas são bacanas no CQC, que tem aquela pegada que o Casseta tinha inicialmente. Mas em outros momentos eles apenas enchem o saco.

  1. Marcelo,
    É muita hipocrisia mesmo, afinal os negros são mais racistas que os brancos. Você já viu algum branco usando uma camiseta dizendo 100% branco, ou tenho orgulho de ser branco. Somos todos de uma raça, a raça HUMANA.

  2. Mas alguém aqui tem notícia de o povo branco ter sido perseguido e escravizado por ser branco? Algum povo branco teve sua auto-estima e sua cultura demonizadas e diminuídas como algo inferior na humanidade? Não é o negro que é racista ou recalcado, na verdade, muitos negros aceitam o rótulo e preferem a aceitação pela auto-depreciação.
    É ignorância achar que 100% negro numa camiseta é a mesma coisa que 100% branco, porque o negro precisou lutar para manter sua cultura e valorizá-la ao longo dos tempos, o branco não.
    Falar assim é que é manter a hipocrisia e ignorância. Daqui a pouco vão falar que essa coisa de racismo é um exagero, todos somos humanos e todos têm iguais condições de se dar bem na vida.
    Aliás, um negro denunciar racismo é hipocrisia de quê?
    Lembrem-se, em algum momento uma piada dessas vai ofender qualquer um aqui, seja por religião, cor, laços familiares ou algo assim e aí, ninguém vai gostar quando a pimenta queimar seus próprios rabos.

Deixe uma resposta