Por Harold Lisboa
Teve início no dia 22 e termina dia 27 o Campeonato Mundial de Remo Sub-23 em Racice, na República Tcheca.
Alguém pode perguntar o que temos a ver com isso?? Pois é, há um clube que há muito tempo vê suas prateleiras empoeiradas por falta dos bons canecos. A relva não tem sido generosa com a Gloriosa Tuna Luso.
Mas há vida fora da relva e nas estreitas ruas da Cidade Velha, em nossa garagem, enquanto muitos se espreguicam, tem gente esperta no iniciar da madruga se preparando para remar, e sempre a favor.
São nossos gloriosos atletas que nesta temporada venceram as três principais regatas do estadual, gente que rema forte na água barrenta da Guajará, buscando e abrindo caminhos.
Há cerca de dois anos a Tuna Luso recebeu um guerreiro para fazer parte de sua frota: Aílson Eráclito da Silva, que, em tão pouco tempo na garagem náutica cruzmaltina, chegou à Seleção Brasileira de Remo no “Single Skiff Peso-leve”.
Poucos ou quase ninguém sabe quem é Aílson Silva. Tem um jeito simples, tranquilo, trabalhador desses que não fazem alarde, próprio dos tunantes.
Desde que o escrete nacional saiu para o Mundial que Aílson já foi citado como a maior esperança do Brasil com condições de trazer o Ouro, e quem sabe??
Já nas eliminatórias o cruzmaltino arrebentou e não foi diferente na semifinal que há pouco foi realizada. Mas no Brasil do Sarney e em Belém quem sabe? Ninguém!
Aílson com certeza será a esperança sonhada de medalha no remo brasileiro nas Olimpíadas.
O fenômeno tunante está a duas provas de trazer uma medalha de ouro para o remo brasileiro e, se isso acontecer, todos saberão!
Para concluir, fecho com uma historinha tão comum em nossas vidas. Acho que você, Gerson, lembra que outro dia um paraense residente em Manaus falou que o governador amazonense ia gasta uma “baba” daquelas para pôr os clubes jaraquis no Brasileiro da Primeira Divisão e etc. Pois é, o nosso Aílson Eráclito da Silva é amazonense!!!
Ser tunante é isso e um pouco mais! Que me desculpem os do Mequinha, mas desse negócio eles não sabem mais que nós…. Ora, pois!! Calos são as nossas especialidades!!