Parecia factóide, mas o rompimento se confirmou. A partir de 2010, a Fórmula 1 perderá algumas de suas grandes equipes. Em decisão histórica, a Fota (associação que representa as escuderias) emitiu um comunicado no fim da noite desta quinta-feira informando que não entrou em acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e que deixará a principal categoria do automobilismo mundial.
Com isso, o Mundial de F-1 de 2010 não terá Ferrari e McLaren, duas das principais escuderias da história da categoria. Estão na mesma situação Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso. Apenas Williams e Force India não romperam com a FIA e estão garantidas no campeonato do próximo ano.
“As equipes não têm outra alternativa a não ser iniciar a preparação para um novo campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros”, informou a Fota, por meio do comunicado assinado por Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso. “Essa nova categoria terá uma direção transparente, um único regulamento, encorajando a entrada de novas equipes e vai escutar os desejos dos fãs, inclusive oferecendo preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo”, complementou a nota.
O motivo para o rompimento foi a alteração do regulamento para a próxima temporada. Max Mosley, presidente da FIA, estabeleceu que as equipes deveriam trabalhar com um teto orçamentário estipulado em 40 milhões de libras, que é um valor bem abaixo do utilizado pelas grandes equipes, como Ferrari e McLaren. (Com informações da ESPN Brasil)
Se continuar no mesmo jeito, vai se FOTA de assistir!