NYT pensa em cobrar por conteúdo

O New York Times está próximo de decidir a forma de cobrança para o conteúdo online. De acordo com matéria publicada na última sexta-feira (15/05) no New York Observer, o editor-executivo do jornal, Bill Keller, apresentou para a sua equipe duas propostas que estão sendo “fortemente consideradas”.

“Uma inclui um sistema de medida, no qual o leitor pode circular gratuitamente no site até chegar a um limite pré-determinado de número de palavras ou visualização de páginas, depois do qual um medidor vai começar a contar e o leitor será cobrado pelo movimento no site”, informa o Observer.

O outro modelo é descrito como um sistema de assinatura. “Neste modelo, os leitores pagam pelo site e são convidados para participar da comunidade do New York Times. Você assina um cheque, e recebe um boné de basebol ou uma camisa, um convite para um evento do Times, ou, quem sabe, acesso ao conteúdo especializado na internet”, diz a matéria.

As informações são do site Editor and Publisher.

A velha discussão sobre cobrar ou não pelo conteúdo jornalístico na internet atormenta o maior jornal do mundo. De minha parte, continuo achando que a web só vai poder fazer essa cobrança quando for inteiramente dominante em termos de mercado. Por ora, tem que apostar na conquista deste novo público. Dominar primeiro, cobrar depois.

Um comentário em “NYT pensa em cobrar por conteúdo

Deixe uma resposta