Remo pode ter um novo 9

POR GERSON NOGUEIRA

A grande dúvida no Remo para o jogo deste domingo contra a Ponte Preta está no comando do ataque. A torcida quer Neto Pessoa, principalmente depois que ele marcou três vezes na impiedosa surra aplicada no Galvez, terça-feira à noite. Cansado da experiência com Felipe Gedoz como falso 9, o torcedor vive sonhando com um centroavante de verdade.

Reticente quanto ao aproveitamento de Neto Pessoa, Felipe Conceição não parece disposto a contrariar a massa. O problema é que o técnico entende que utilizar um centroavante de ofício quebra o conceito adotado desde que assumiu a equipe no início do campeonato.

Felipe Conceição é suspenso no STJD por causa de ofensas | Esporte Pará |  Diário Online | DOL

Para Felipe, quanto mais mobilidade na frente melhor será o desempenho ofensivo. Como tese, tudo bem. O problema é que há várias partidas o modelo não funciona. Mesmo quando o Remo vence, raramente Gedoz aparece como peça relevante.

E não é por falta de esforço. O meia tem se empenhado, participa das jogadas, mas esbarra na falta de traquejo para jogar enfiado entre os zagueiros adversários. Ao mesmo tempo em que não aparece no ataque, ele torna carente o setor de meio-campo.

Pela movimentação da semana, incluindo o jogo com o Galvez, Felipe Conceição tende a escalar Neto Pessoa e Victor Andrade como avançados, deixando Gedoz como homem de criação, que é de fato a sua função. Os demais homens de meio devem ser Lucas Siqueira, Marcos Jr. e Neto Moura ou Artur.

Curiosamente, a melhor atuação de Gedoz no campeonato foi diante da Ponte Preta, jogo que o Remo venceu por 2 a 1 com atuações inspiradas de Erick Flores e do camisa 10.

Aniversário é oportunidade para reverenciar o Rei

Como a coluna fecha na sexta-feira à noite, não há como saber se os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro acataram a proposta de Neto, ex-jogador e atual apresentador de TV. Nas redes sociais, ele instou a boleirada a homenagear o Rei Pelé, que aniversariou neste sábado, 23, completando 81 anos.

“Uma dica para vocês, jogadores do Campeonato Brasileiro. Dia 23 é aniversário do Pelé. Todos vocês que fizerem gols têm que vibrar igual o Pelé. Tem que homenagear o Rei do Futebol. Vamos comemorar à la Pelé, dando soco no ar. Juntos comigo, ou não?”, incentivou Neto.

Pelé vive há tempos um ostracismo que tem origem em certa má vontade da própria mídia esportiva. Episódios da vida pessoal dele, como o polêmico caso da filha que o Rei relutou em reconhecer, acabaram por deixar sua imagem arranhada perante a opinião pública.

Ocorre que o Atleta do Século, lenda do futebol, não pode ser condenado inapelavelmente por eventuais falhas de comportamento. Afinal, quem não erra? Pelé é o maior de todos os tempos, mas, em determinados momentos, fica a impressão de que só o Brasil não reconhece e valoriza isso.

Em tempo: após um período internado para realizar uma cirurgia, Pelé deixou o hospital na semana passada e segue tratamento em casa.

Bola na Torre

O programa deste domingo começa mais cedo, às 20h30, na RBATV, com apresentação de Guilherme Guerreiro e participações de Giuseppe Tommaso e deste escriba de Baião. Em análise, os jogos de PSC e Remo no Campeonato Brasileiro e a Série B do Parazão. A edição é de Lourdes Cézar.

Remo elege três novos grandes beneméritos

A eleição de três grandes beneméritos agita os bastidores do Remo nesta semana. A escolha ocorre nesta segunda-feira, 25. Seis candidatos disputam as cadeiras que pertenceram a Manoel Ribeiro, Vinícius Bahury de Oliveira e José Severo, recentemente falecidos.

Os nomes que pleiteiam um lugar na galeria dos grandes beneméritos são Ulisses Oliveira, Sérgio Dias, Paulo Sérgio Paiva, Maria Jovelina Ferreira, João Santos e Carlos Gama. Só conselheiros, beneméritos e grandes beneméritos podem votar.

Errata

Por um lamentável lapso, a nota sobre Graffite na coluna de sexta-feira mencionou 2020 como data da Copa do Mundo da África do Sul. Óbvio que o torneio foi realizado em 2010, com cobertura deste escriba de Baião para os veículos do Grupo RBA.

(Coluna publicada na edição do Bola deste domingo, 24)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s