Círio 2021: imagem de Nazaré sobrevoa hospitais e povo caminha em romaria pelas ruas do centro

Imagem

Pelo segundo ano consecutivo, em função dos protocolos sanitários, o Círio de Nazaré aconteceu de forma diferente, sem a tradicional procissão pelas ruas de Belém, na manhã deste domingo, 10. Uma aeronave do Governo do Estado fez o traslado aéreo da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sobrevoando os principais hospitais da Região Metropolitana, além do trajeto do Círio, em homenagem aos profissionais de saúde e aos pacientes da covid-19.

Após a missa na Catedral Metropolitana, presidida pelo bispo auxiliar, D. Antônio de Assis Ribeiro, a imagem foi conduzida em carro oficial pelo entorno da praça Frei Caetano Brandão até o píer da Casa das Onze Janelas, onde foi colocada na aeronave. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas caminharam da Sé até a Basílica entoando hinos e rezando, reproduzindo o trajeto habitual do Círio.

Para o copiloto do helicóptero, tenente coronel BM Paulo César, que também esteve na aeronave no ano anterior, o desafio deste ano esteve em aprimorar o que foi desempenhado em 2020. “O processo do Círio começou meses atrás e está culminando hoje para que todas as coisas aconteçam sem incidentes e da melhor forma possível. É sempre uma grata bênção que a gente recebe da Virgem Santa por estar nesse momento servindo a sociedade que pede por esta festa”, disse.

Após o embarque, por volta de 10h, a imagem, conduzida pelo padre barnabita e pároco de Nazaré, padre Francisco Cavalcante, iniciou o primeiro sobrevoo aos hospitais com chuva de pétalas de rosas. A rota incluiu 15 instituições, entre as quais, o hospital da Marinha, Ordem Terceira, hospital do Exército, Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro da 14 de Março, Beneficente Portuguesa, hospital Amazônia, Ophir Loyola, hospital da Unimed, Pronto Socorro do Guamá, hospital Saúde da Mulher, Porto Dias, HABE, Metropolitano e, por fim, Aberlado Santos.

Encerramento

Por volta de meio-dia, a imagem desembarcou no estacionamento da Casa de Plácido e foi conduzida pelo governador Helder Barbalho até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré para a missa de encerramento do Círio, presidida pelo bispo auxiliar, D. Antônio de Assis Ribeiro. (Com informações da Agência Pará; fotos: Pedro Guerreiro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s