Simon Le Bon, do Duran Duran, diz que streaming vai matar geração inteira de artistas

Simon Le Bon Net Worth: How Rich is the British Singer? - OtakuKart

Simon Le Bon, vocalista do Duran Duran, falou francamente com a NME sobre como o modelo de pagamento por streaming está desencorajando os músicos a perseguir sua paixão como profissão em tempo integral.

“Os artistas precisam ser pagos adequadamente pela música que é tocada, é daí que vem o dinheiro. E o que os artistas recebem? É como se fossem dois décimos de um centavo por play, e isso não é só para os artistas. Uma porcentagem disso vai para a gravadora também, que então repassa aos artistas. Eles vão dar para as pessoas que consideram ser os artistas mais bem-sucedidos”, declarou Le Bon.

Ele acrescentou: “Essa ideia de que as pessoas podem gastar nove libras por mês [valor cobrado por assinaturas na Grã-Bretanha]  e ouvir música ilimitada me preocupa porque desvaloriza a música gravada… O verdadeiro efeito prático disso é que novas bandas não podem ganhar dinheiro a menos que toquem ao vivo, e durante uma pandemia, ninguém foi capaz de fazer isso. Vai haver um buraco nessa geração”.

O vocalista do Duran Duran não é o único artista que ecoa esse sentimento de que o streaming está matando novos nomes da música. Guy Garvey, líder do Elbow, , disse à BBC no ano passado que o streaming de música está ameaçando o futuro da arte musical. “Se os músicos não podem pagar o aluguel, não temos a música do amanhã”, disse na ocasião.

Em um relatório elaborado recentemente sobre os serviços de streaming musical, a comissão parlamentar de Cultura, Mídia, Digital e Desporto do parlamento britânico conclui que é necessário um “reset total do sistema” para que os artistas deixem de ser o elo mais fraco do negócio da música. (De radiorock.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s