Pará é o primeiro Estado a assinar adesão ao Selo Unicef

O governador Helder Barbalho assinou nesta segunda-feira o Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), documento que formaliza a parceria entre o Estado e os municípios na promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente e garante a adesão ao Selo Unicef 2021. O Pará é o primeiro Estado do Brasil a aderir ao selo. O ato de assinatura foi realizado no Salão dos Despachos, em Belém.

“Essa agenda é transversal, que só se faz efetiva a partir do interlace de todos atores que estão em volta da proteção à criança e ao adolescente no nosso estado. Por isto a fundamental importância em articular esta adesão nos 144 municípios, para que conceitos do selo Unicef e das políticas que regem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam uma bússola de orientação na política de proteção social, permitindo que as nossas cidades sejam ambientes adequados de iniciação à vida e a construção de cidadania, de construção de direitos e de políticas públicas que possam assegurar que cada criança viva em um ambiente adequado”, ressaltou Helder.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com governos estaduais, organizações da sociedade civil e setor privado, para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ida Oliveira, assessora de comunicação do Unicef na Amazônia, explica que ao aderir ao selo, o município assume o compromisso de manter, como prioridade, a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência. “A ideia é que a gente institucionalize essa relação, facilite os fluxos de ações que nós desenvolvemos, principalmente no que pese as ações em defesa de crianças e adolescentes, em especial no enfrentamento à Covid-19. O lançamento nacional do selo é amanhã, dia 15, mas hoje estamos fazendo o lançamento estadual, um momento histórico e muito importante; a gente espera que os 144 municípios participem e se engajem nessa estratégia e fortaleçam as ações junto às famílias”, reforçou Ida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s