Nunca mais um clube nordestino será campeão brasileiro

Por Antonio Coelho, no blog de Juca Kfouri

Bahia e Sport já foram campeões nacionais. Dá para esperar que um clube nordestino volte a ser campeão brasileiro? Desde 2003, com os pontos corridos na primeira divisão, isso se tornou praticamente inviável.

Dos nordestinos, o Vitória foi o clube que obteve a melhor classificação: quinto lugar em 2013. Nunca mais um nordestino foi tão longe.

A melhor colocação do Sport foi o sexto lugar em 2015. O Bahia, o maior clube do Nordeste, nos últimos 18 anos de pontos corridos só conseguiu um 11° lugar, em 2018.

O Fortaleza foi o nono colocado em 2019; o Ceará, o 11° em 2020; e o Náutico, o 12° em 2012.

A segunda possibilidade de conquistar um título nacional seria vencer a Copa do Brasil.

Os rubro-negros pernambucanos diriam: o Sport foi campeão em 2008. Sim, mas, naquele ano, os clubes que participaram da Libertadores não jogaram a Copa do Brasil.

Sem os clubes da Libertadores, o Santo André foi campeão em 2004; o Paulista, em 2005; e o Sport, em 2008.

A situação era tão bizarra que o campeão da Copa do Brasil não disputava a edição do ano seguinte, pois ele jogava a Libertadores.

Desde 2013, com os clubes da Libertadores, os campeões da Copa do Brasil foram: Flamengo, Atlético, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Athletico-PR e Palmeiras. Sem chance para os nordestinos.

Aonde quero chegar?

Não é viável exigir de Fortaleza e Ceará que sejam campeões nacionais para que o futebol cearense se equipare ou ultrapasse o baiano e o pernambucano.

Pelo desempenho em campo, com dois clubes na Série A, o futebol cearense ultrapassou o pernambucano. Para a Copa do Nordeste de 2022, Pernambuco perdeu uma vaga.

O futebol cearense terá três representantes, a maior participação do Nordeste. Assim, pelo ranking nordestino, esta é a ordem: Ceará, Bahia e Pernambuco.

Melhor dizendo, pelas capitais: Fortaleza, Salvador e Recife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s