Aniversário da Cabanagem ganha programação especial no Estado

Programação marca 186 anos da Cabanagem - Crédito: Reprodução/Agência Pará

O Pará comemora nesta quinta-feira, 7, os 186 anos da Cabanagem, uma das revoluções mais emblemáticas da história do Brasil. Em função disso, vários órgãos públicos do Estado realizam programação especial. Às 18h, o público também vai poder acompanhar pela internet a aula “Belém, Cidade Cabana – Patrimônio e Memória”, com o professor doutor da UFPA Aldrin Figueiredo. Na ocasião, será lançada também a versão virtual do livro infanto-juvenil “Memórias da Cabanagem”, inspirado na videoinstalação apresentada no Preamar Cabano de 2020.

O livro, que também tem conteúdo de áudio, traz diversas ilustrações e textos que aprofundam o conteúdo histórico sobre a revolta popular de janeiro de 1835. A obra estará disponível no site da Secretaria e em maio ganhará a versão impressa, durante a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Durante o mês de janeiro, uma das salas da Estação Cultural de Icoaraci abriga a exposição “Vozes da Cabanagem”, composta de painéis produzidos a partir de imagens de documentos pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, que mostram a diversidade sócio cultural dos integrantes da revolução.

Na outra sala da Estação, será exibida uma animação sobre a Cabanagem. Já na área externa do equipamento de cultura, haverá ainda uma programação com música, performance artística e espaço de economia criativa com a produção de empreendedores locais. Toda a programação é gratuita, mas o acesso ao espaço será limitado a 150 pessoas por vez.

Outro espaço que também faz parte do circuito de ações do Preamar Cabano é o Memorial da Cabanagem, situado no Complexo Viário do Entroncamento, que recebeu no ano passado revitalização da pintura, paisagismo, encaminhamento de pedestres e um novo projeto luminotécnico, além de área administrativa e banheiros. No espaço, segue aberta a exposição “Memória Cabana” e o público ainda pode conferir a intervenção artística sobre os túmulos, com os nomes de 1.953 cabanos que participaram do levante popular. Até o dia 15 de janeiro, o Museu do Estado e o Memorial da Cabanagem terão iluminação especial para celebrar a data.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s