Guitarra silenciada: morre Eddie Van Halen, aos 65 anos

Eddie Van Halen era guitarrista e fundador da banda Van Halen

Um dos mais festejados guitarristas do rock americano morreu hoje. Dono de estilo único, com solos inspirados, Eddie Van Halen, fundador da banda que leva seu sobrenome, faleceu aos 65 anos, devido a complicações de um câncer de garganta, contra o qual lutou na última década. Em uma publicação feita no Twitter, Wolfgang— filho de Eddie e baixista do Van Halen desde 2006 — confirmou a morte e prestou homenagens ao músico.

“Não acredito que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer essa manhã”, escreveu Wolf. “Ele era o melhor pai que eu poderia pedir para ter. Cada momento que eu compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e eu não acho que me recuperarei completamente dessa perda”, acrescentou.

Além de tocar no Van Halen, Eddie emprestou seu talento a gravações de outros artistas, como Michael Jackson. Diagnosticado com câncer na língua e depois na garganta, ele enfrentou a doença por quase uma década. Viajava constantemente à Alemanha para fazer tratamento. Continuou fazendo shows até 2015, quando os problemas de saúde já o impediam de tocar como antigamente.

Nascido na Holanda, Eddie fundou o Van Halen em 1972, na Califórnia, com seu irmão Alex na bateria e David Lee Roth nos vocais. O álbum de estreia, de 1978, estourou nas paradas e definiu o que seria o estilo característico da banda. Um rock rápido, festivo e vibrante, emoldurado por grandes solos de Eddie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s