Led Zeppelin é absolvido de acusação de plágio em “Stairway to Heven”

Um tribunal de primeira instância da Califórnia (EUA) decidiu em março passado que a banda britânica Led Zeppelin não plagiou o riff de abertura da canção “Taurus”, escrita por Randy Wolfe, integrante de uma obscura banda de Los Angeles chamada Spirit. A decisão da corte põe um fim ao processo que vinha sendo seguido de perto pela indústria da música.

Inicialmente, o Led Zeppelin ganhou o caso em 2016, quando um tribunal não encontrou provas de que o clássico de 1971 infringia os direitos de autor de “Taurus”. No entanto, a decisão foi anulada depois de um recurso, em 2018.

Estima-se que “Stairway to Heaven” tenha arrecadado cerca de 3,4 milhões de dólares durante um período de cinco anos. Em 2016, o guitarrista do Led, Jimmy Page – que foi processado juntamente com o vocalista Robert Plant e outro colega de banda, John Paul Jones -, testemunhou que a sequência de acordes em questão “existe desde sempre”.

O gestor de patrimônio de Wolfe, Michael Skidmore, entrou com uma ação em 2015, exigindo indenização por danos e prejuízos, e uma citação de compositor para Wolfe, que morreu afogado em 1997. Wolfe sempre afirmou que merecia créditos como autor de “Stairway to Heaven”, dizendo que a música era “um roubo”.

No entanto, testemunhas de defesa afirmaram que o padrão de acordes usado na melancólica e clássica introdução da guitarra de “Stairway to Heaven” era tão comum que não se tratava de plágio. Abaixo, “Taurus”, do Spirit. Compare e tire suas próprias conclusões. (Com informações de F5)

2 comentários em “Led Zeppelin é absolvido de acusação de plágio em “Stairway to Heven”

  1. A introdução de “Taurus” é bela também, mas não acredito que a sequência de acordes gravado na abertura dessas canções seja idêntico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s