Três personagens da miséria política do país

Por Carlos Fernandes, no blog Limpinho & Cheiroso

Nos bastidores de Brasília conta-se que o telefone de Jair Bolsonaro não parou de tocar a altas horas de segunda [3/8] após a entrevista de Rodrigo Maia ao Roda Viva, da TV Cultura. O alvoroço não era para menos.

Aliados de primeira ordem avisavam ao presidente que o homem com poder de dar andamento às dezenas de pedidos de impeachment que tramitam na Câmara, havia afirmado em cadeia nacional que simplesmente irá arquivar tudo.

Notícia melhor não poderia ser recebida.

Maia, raposa velha da velha política que Bolsonaro tanto critica quanto usufrui, possui lá suas razões mesmo sendo alvo diuturno das hordas bolsonaristas que querem ver sua caveira. Pragmático, prefere a possibilidade de uma trégua com o Executivo a correr os riscos inerentes a quem toma decisões dessa envergadura.

Sobre “questões menores” como o desastre econômico, devastação do meio ambiente, dizimação dos povos originários e minorias em geral e completo descaso no combate à maior crise sanitária de nossa história, para Maia, definitivamente não são motivos suficientes para o afastamento do pior e mais inepto presidente de todo o planeta.

Rodrigo Maia, dessa forma, endossa confortavelmente o genocídio em curso no país e lava os salões do Congresso com o sangue inocente de quem não pôde contar com a ajuda do Estado na luta pela própria sobrevivência.

E pensar que estamos falando do mesmo sujeito que Ciro Gomes, reiteradas vezes, alardeia para todos os cantos estar fazendo, nas suas palavras, um “excelente” trabalho para frear os abusos do atual governo.

É um escândalo a desfaçatez com que certos personagens de nossa política atuam na defesa de seus interesses particulares. Ciro elogia Maia porque sabe que o apoio do DEM é imprescindível para a sua candidatura à presidência da República.

Sendo assim, não economiza loas a um liberal convicto com vasta ficha criminal independentemente do que venha a fazer ou, no caso, a não fazer.

Fora tudo, ambos, Ciro e Maia, concordam plenamente com a política econômica bolsonarista sob o comando de Paulo Guedes. E por mais que Ciro negue (Maia nem se dá a esse trabalho) seus recentes tuítes entregam o que suas bravatas querem esconder.

Numa declaração inacreditável, reclamou da dívida pública crescente em meio à pandemia. Para o iluminado, Guedes é quem está certo ao querer impor arrocho fiscal enquanto pessoas perdem empregos e vidas.

A rochosa formação liberal de Ciro Gomes não deixa de ser um castigo. Por mais que se esforce para escondê-la, uma hora o instinto fala mais alto.

O fato é que não é por acaso que chegamos a esse estado de coisas. Jair Bolsonaro é o que é e não enganou ninguém. Quem votou nele sabia exatamente do monstro moral em quem estavam votando.

Rodrigo Maia, ciente de tudo isso, na mesma entrevista ao Roda Viva afirmou com todas as letras que até hoje não se arrepende de tê-lo apoiado. É, portanto, seu cúmplice em todo o mal que esse homem provoca para o povo brasileiro.

Já Ciro Gomes, um covarde incapaz de assumir sua posição, fugiu para a Europa por todo o segundo turno onde civilização e barbárie disputavam a eleição e voltou com um dia de antecedência para votar a favor da… barbárie.

Ciro, Maia e Bolsonaro são, incontestes, o retrato esculpido e encarnado de nossa completa miséria política. São, rigorosamente, responsáveis diretos por tudo de ruim que estamos passando e – graças a Rodrigo Maia, o menino prodígio de Ciro – ainda passaremos até 2022.

***

Rodrigo Maia queria apoiar Ciro Gomes nas eleições de 2018.

Vou repetir.

Rodrigo Maia, do DEM, que votou no 2º turno em Jair Bolsonaro em função do programa econômico de Paulo Guedes, queria que o seu partido, o DEM, apoiasse Ciro Gomes.

Alguém consegue desenhar essa excrescência bem direitinho pra ver se os cirominions entendem?

Um comentário em “Três personagens da miséria política do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s