Justiça manda soltar brigadistas presos pela Polícia de Santarém

O juiz Alexandre Rizzi determinou na tarde desta quinta-feira (28) a soltura dos quatro brigadistas que foram presos preventivamente em investigação sobre incêndios florestais na APA Alter do Chão, em Santarém. O magistrado é o titular da 1ª Vara Criminal de Santarém. Ele apontou no despacho que tomou a decisão depois de analisar informações de diligências realizadas pelos delegados da operação “Fogo do Sairé”.

Os advogados de defesa dos brigadistas informaram que estão indo para o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, acompanhar a entrega dos alvarás de soltura à direção da casa penal.

A decisão saiu horas depois de o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), ter anunciado a destituição do atual delegado que presidia o inquérito da prisão preventiva dos quatro brigadistas de Alter do Chão, José Humberto de Melo. O novo ocupante do cargo é Waldir Freire Cardoso, da Divisão de Crimes Ambientais. 

Segundo Barbalho, a escolha por Waldir Freire se dá por sua atuação como diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e, portanto, por seu conhecimento técnico da área. “O caso requer atenção e toda a transparência necessária. Ninguém está acima da lei, mas, ao mesmo tempo, ninguém pode ser vítima de pré-julgamento ou ter seu direito de defesa cerceado”, disse o governador. 

Um comentário em “Justiça manda soltar brigadistas presos pela Polícia de Santarém

  1. Medida mais que acertada do governador Hélder Barbalho. O delegado Waldir Freire é experiente e reúne todas as condições de comandar as investigações sobre o caso, de maneira não açodada. As investigações da PF e do MPF indicam outra direção quanto a responsabilidade pelos incêndios na região oeste do estado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s