Jesus veio ao Brasil estudar o São Paulo de Telê

Por Paulo Vinícius Coelho

O livro “Jorge, Amado e Desamado”, do português Luis Garcia, publicado pela editora Chiado, está à disposição em livrarias brasileiras. Seu texto rápido conta no primeiro capítulo a presença de Jorge Jesus, na Catalunha, para acompanhar semanas de treino de Johan Cruyff. Chegou ao ídolo e craque da seleção da Holanda por meio de um amigo comum a Hristo Stoitchkov. Ficou na Catalunha durante um período da gravidez de sua mulher, Ivone, que deu à luz seu filho Mauro.

Pouco depois de passar pelo Barcelona, o livro conta que Jorge Jesus visitou o Brasil para estudar o São Paulo de Telê. Assistiu também às partidas do Palmeiras e do Corinthians.

Depois da leitura, este blog procurou a assessoria do Flamengo, para saber se a informação era de fato precedente. Jorge Jesus esclareceu que não teve contato pessoal com Telê Santana, mas esteve mesmo no Brasil, porque queria estudar e conhecer a forma tática de se jogar por aqui. Naqueles anos 1990, quando o Brasil era mais referência, antes do caso Bosman ter acabado com o limite de jogadores estrangeiros na Europa.

Jesus passou um período aqui, para estudar futebol brasileiro. O São Paulo de Telê nunca foi um primor tático, muito mais do ponto de vista da formação de jogadores. Mas fez parte da formação do, à época, candidato a grande treinador que era Jorge Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s