Dira Paes: arte é antídoto contra a ignorância e o falso moralismo

images_cms-image-000619591

A atriz Dira Paes, que na última eleição declarou o voto no candidato do campo democrático Fernando Haddad (PT), destacou em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que a arte é um ‘antídoto contra a ignorância’ e moralidade como solução de problemas é ‘ilusão’.

Para ela, a Lei Rouanet de incentivo à cultura vem sendo usada pelos defensores e apoiadores do governo Jair Bolsonaro para” criminalizar os artistas. Como todas as outras [leis], ela pode e deve ser atualizada. Mas dizer que ela não é funcional, isso não é real. Quem replica isso está vivendo numa ignorância”.

Na entrevista, a atriz paraense destaca, ainda, que está preocupada “com a ilusão de que a moralidade é capaz de resolver os nossos problemas. Não adianta ser só contra o racismo. Tem que ser antirracista. Não adianta achar que nós queremos só empoderar as mulheres. Não. Nós precisamos falar de igualdade. De liberdade. De postura perante o que está errado. E não vamos jogar fora tudo o que a gente conquistou”.

“No Brasil, para se esconder de problemas cruciais, a gente se estabelece em cima de problemas periféricos. Precisamos entender que somos um país machista, racista, preconceituoso e violento”, afirma.

Dira Paes também condenou a tentativa do governo Bolsonaro de criminalizar as ONGs que atuam na defesa dos direitos humanos. “Não aceito o que foi proposto pelos novos governantes de criminalizar aquilo que livra várias pessoas da miséria, que é o ativismo do terceiro setor. A palavra ativismo não pode cair na marginalidade”, disparou.

Orgulho dessa conterrânea esclarecida e competente no que faz.

3 comentários em “Dira Paes: arte é antídoto contra a ignorância e o falso moralismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s