O passado é uma parada

Mendonça, um dos maiores meias da história do futebol brasileiro, brilhou no Botafogo dos anos 80. Não conquistou nenhum título, mas, surpreendentemente, jamais foi esquecido pela apaixonada torcida. Na reportagem acima, o próprio jogador relembra o controvertido episódio do Brasileiro de 81. São Paulo e Botafogo disputavam uma das vagas na decisão. Na outra semifinal, estavam Grêmio e Ponte Preta.
No jogo de ida, no Maracanã, o Fogão do goleiro Paulo Sérgio, do lateral Perivaldo, do volante Rocha e do meia Mendonça havia batido o Tricolor por 1 a 0, com um gol de Marcelo Oliveira. Para chegar à final, só precisava de um em um empate no Morumbi, diante do timaço tricolor – Waldir Peres, Getúlio, Oscar, Darío Pereyra e Marinho Chagas; Almir, Heriberto e Renato; Paulo César, Serginho e Zé Sérgio.

No primeiro tempo, o São Paulo, ainda favorito, foi inteiramente dominado pelo rápido e jovem time botafoguense. Em 16 minutos, dois gols. O primeiro, do ponta-esquerda Jérson, e o outro de Mendonça, num belíssimo arremate de primeira. A classificação parecia estar indo para o brejo até o último minuto do primeiro tempo, quando Serginho, de pênalti (contestadíssimo), conseguiu diminuir para o Tricolor.
No intervalo, os dois times deixavam o campo quando um segurança do São Paulo e seu ajudante resolveram dar uma prensa no juiz paranaense Bráulio Zanotto, chegando a agredi-lo publicamente. Os repórteres informaram o episódio e o segundo mostraria os efeitos da pressão imposta ao fraco árbitro.
Sem pulso, permitiu que o São Paulo distribuísse pontapés à vontade, inverteu faltas e intimidou o time do Botafogo. Sem o craque Mendonça, substituído inexplicavelmente pelo técnico Paulinho de Almeida, o Fogão passou a ser muito pressionado. Com dois gols de Éverton, um deles em belo bate-pronto da entrada da área, virou o jogo para 3 a 2, classificando-se para a decisão contra o Grêmio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s