O vexame do discurso do novo presidente

em-primeiro-discurso-como-presidente-eleito-jair-bolsonaro-psl-enfatiza-defesa-na-liberdade-dos-brasileiros-trabalharemos-dia-e-hoje-para-isso-1540767667706_615x300-600x293

Por Milton Hatoum

Foi um vexame o primeiro discurso do novo presidente. Antes da fala, o eleito e seus assessores, orando de mãos dadas e olhos fechados, pareciam membros de uma seita religiosa fundamentalista, e não dirigentes políticos de um Estado laico.
O discurso, de uma vulgaridade gritante (na forma e no conteúdo), antecipa um estilo de governar.

Não menos vulgares são os assessores e bajuladores que cercam o capitão. Ao ver e ouvir as cenas patéticas da reza e da fala, me lembrei das frases de um conto de Tchekhov:

“Estou cercado de vulgaridades por todos os lados […] Gente enfadonha, vazia… Não há nada mais medonho, mais ultrajante, mais deprimente do que a vulgaridade. Fugir daqui, fugir hoje mesmo, senão vou ficar louco!”

Mas não é preciso fugir. Vou ficar aqui, lendo, escrevendo, dando palestras sobre literatura, questionando democraticamente essa figura sinistra e o que ela representa.

_______________________________________________
Tchekhov: “O professor de letras” (In: “O assassinato e outras histórias”, trad. Rubens Figueiredo, ed. Cosac & Naify, 2002)

4 comentários em “O vexame do discurso do novo presidente

  1. Pra quem não tem milhões de reais para torrar com marqueteiros que poderiam melhorar ou pelo menos suavizar o visual, as expressões corporais e estilistas, é tudo no improviso mesmo, até o discurso da vitória. É uma espécie de Ho Chi Minh da extrema direita usando táticas de guerrilha.

    Curtir

  2. Deixe de ingenuidade, meu amigo. GRANA, com letras maiúsculas, é o que nunca faltou na campanha bolsonariana. Fique tranquilo.

    Curtir

  3. E precisa esconder muito bem com a Justiça seletiva e acovardada que temos? Tudo dominado, aceito e tolerado desde que não seja pro lado progressista. Vide o escândalo do impulsionamento por whatsapp. Cada uma das 126 empresas que participaram gastou R$ 12 milhões – denúncia da Folha de S. Paulo. Isto é Caixa 2 escancarado, exposto e claro. A questão é: terão interesse em investigar? Duvido muito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s