Copa do Mundo e ditadura: torcer ou não pelo Brasil

1203es04:Layout 1.qxd

Por Mário Miranda de Albuquerque (*)

Imaginem esse conflito – torcer contra /torcer a favor – dentro das prisões, entre os presos políticos, os que sobreviveram às torturas e assassinatos, corpos e almas massacrados, em plena ditadura, o futebol e a canarinha querida claramente manipulada pela máquina de propaganda do regime, tempos de”Brasil : Ame-o ou deixe-o”.

Discussão acalorada. Coletivo dividido, mas ninguém propôs votação. Não era assunto para tal, delicado, mexia com sentimentos e pensamentos complexos demais. Cada um livre pra decidir. A maioria inclinada a torcer pró, nem que fosse “torcer criticamente”.

No limite, o temor da direção penitenciária jogar a massa carcerária contra nós, causar até um massacre, talvez. Quem torcesse contra, o fizesse sem alarde. Perigoso. Quando a bola rolou… Bem, quando a bola rolou quase ninguém se segurou.

Os gritos de nossa torcida se misturaram e se diluíram no caldeirão da prisão, no raro momento em que nos transformamos num só povo.

(*) Preso político por quase 9 anos

2 comentários em “Copa do Mundo e ditadura: torcer ou não pelo Brasil

  1. Ao torcer pela seleção torcemos pelo sucesso de nossos compatriotas, em parte porque sentimos vontade de entrar em campo com eles e marcar um gol, isso é algo que temos vontade de fazer quando assistimos a uma partida de futebol. Isso ocorre basicamente porque nos colocamos no lugar do outro e isso nos permite compor um povo porque povo é um contingente solidário. Mas o desinteresse pela copa parece acontecer pela percepção do proveito desonesto que a política quer fazer da participação brasileira na copa e nem é esse o problema para Temer e a elite. Parece que a estratégia já está manjada e o povo está mais atento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s