1203es04:Layout 1.qxd

Por Mário Miranda de Albuquerque (*)

Imaginem esse conflito – torcer contra /torcer a favor – dentro das prisões, entre os presos políticos, os que sobreviveram às torturas e assassinatos, corpos e almas massacrados, em plena ditadura, o futebol e a canarinha querida claramente manipulada pela máquina de propaganda do regime, tempos de”Brasil : Ame-o ou deixe-o”.

Discussão acalorada. Coletivo dividido, mas ninguém propôs votação. Não era assunto para tal, delicado, mexia com sentimentos e pensamentos complexos demais. Cada um livre pra decidir. A maioria inclinada a torcer pró, nem que fosse “torcer criticamente”.

No limite, o temor da direção penitenciária jogar a massa carcerária contra nós, causar até um massacre, talvez. Quem torcesse contra, o fizesse sem alarde. Perigoso. Quando a bola rolou… Bem, quando a bola rolou quase ninguém se segurou.

Os gritos de nossa torcida se misturaram e se diluíram no caldeirão da prisão, no raro momento em que nos transformamos num só povo.

(*) Preso político por quase 9 anos

2 respostas a “Copa do Mundo e ditadura: torcer ou não pelo Brasil”

  1. Avatar de Acácio F B Elleres - Campeão dos Campeões

    Que situação!

    Curtir

  2. Avatar de lopesjunior

    Ao torcer pela seleção torcemos pelo sucesso de nossos compatriotas, em parte porque sentimos vontade de entrar em campo com eles e marcar um gol, isso é algo que temos vontade de fazer quando assistimos a uma partida de futebol. Isso ocorre basicamente porque nos colocamos no lugar do outro e isso nos permite compor um povo porque povo é um contingente solidário. Mas o desinteresse pela copa parece acontecer pela percepção do proveito desonesto que a política quer fazer da participação brasileira na copa e nem é esse o problema para Temer e a elite. Parece que a estratégia já está manjada e o povo está mais atento.

    Curtir

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby