Mapa de Curtidas no Facebook mostra força das torcidas no país

mapa1

Na imensidão brasileira, do litoral lagunar gaúcho à pontinha superior do nordeste de Roraima, o Mapa das Curtidas de 2017 mostra quem comanda o coração – e os cliques – dos torcedores. Nova parceria entre o GloboEsporte.com e o Facebook foca este ano nos dois protagonistas virtuais de cada região. A página identifica rivalidades estaduais, potências nacionais e forças locais. Escancara a penetração de Corinthians e Flamengo Brasil adentro – mas também exibe a resistência de um Criciúma, de um CRB, de um Londrina, de um Campinense.

Os dados são baseados na quantidade de curtidas nas páginas oficiais de 64 clubes no Facebook em maio de 2017. Não se trata de uma pesquisa de tamanho de torcidas – e sim de uma demonstração do impacto virtual dos clubes em um país cada vez mais conectado. O mapa é dividido por microrregiões e revela, em variação de cores, os dois times mais curtidos de cada local.

Impressiona a força de Corinthians e Flamengo. Eles são a dupla de preferência dos internautas em 2.238 municípios – isso inclui, por exemplo, todas as regiões de Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. E também estão presentes na segunda e terceira fatias mais comuns – Corinthians e São Paulo em 904 municípios, Flamengo e Vasco em 383.

Mas não é em todo lugar que Fla e Timão entram com força. O Rio Grande do Sul é de Grêmio e Inter de ponta a ponta – e o terceiro lugar costuma ficar com a Chapecoense ou com clubes do interior gaúcho, casos de Brasil de Pelotas e Juventude. Ceará e Fortaleza são os mais curtidos na área da capital cearense, e o mesmo acontece com Bahia e Vitória em regiões que cercam Salvador e com Santa Cruz e Sport nas redondezas do Recife.

A Chape ganhou presença na internet depois do carinho angariado com a tragédia aérea de 2016. Divide com Grêmio e Flamengo as preferências em duas regiões catarinenses e é bastante curtida em grandes capitais: a sexta em São Paulo e no Rio de Janeiro, a terceira em Porto Alegre, a quinta em Belo Horizonte.

5 comentários em “Mapa de Curtidas no Facebook mostra força das torcidas no país

  1. Pelo menos no Facebook, o maior do estado é o Flamengo. Nenhuma surpresa, assim como no RS que dá Grêmio e Internacional de ponta a ponta.

    Curtir

  2. Se não me falha e memória , ainda este ano o confrade Gerson Nogueira noticiou aqui no blog que o Paysandu estava dominando na Região Norte o ranking de clubes que as torcidas mais acessam nas redes sociais. O Paysandu lembro que era 25 e o time do Remo 30. Agora já vem outro ranking que dizem ser o time do Remo que domina. Por isso digo que nesses negócios de ranking que se referem a torcida ou não dou muita importância ou fico com aminha opinião que é o Paysandu o maior, pelo que observo num conjunto completo de fatores, principalmente o mais importante para a humanidade capitalista e do futebol que é o fator renda, grana, onde sem dúvida o Paysandu no Norte é o que mais arrecada, seja com venda de ingresso, de camisas, sócio torcedor etc. Quanto ao resto de ranking que não se refere renda, dinheiro , eu lembro e comparo com alguns anos atrás nos acessos em REXPA no Mangueirão onde o Caxiado cantava em prova e verso, gozava após os jogos o anuncio de “maior acesso de público pelo lado da A Montenegro, ou seja lado azulino. Mas o curioso é que na maioria das vezes o disparate era muito grande por que era visível a presença da FIEL em maior número. Foi assim durante bom tempo quando as torcidas entravam por qualquer lugar e a FPF vendia os ingresso. Mas depois que inventaram o sistema de cada clube vender seus ingressos, cada torcedor só entra e registra seu ingresso na catraca do lado respectivo que fica sua torcida, nunca mais o Caxiado festejou a maior presença de torcida azulina em REXPA. Para não ser muito duro, lembro que desde 2013 em REXPA a torcida azulina só foi maior num REXPA em 2015 se não me engano e olhe lá. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    Curtir

  3. Nosso futebol é tão pobre, que ficamos discutindo curtida em mídia para saber se ganhamos alguma coisa, já que nos campeonatos ficamos torcendo para não cair de série. Égua! é a perpetuação da probreza de nosso futebol. Te dizer.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s