Papão vai às compras

11 de agosto de 2017 at 1:00 5 comentários

35815576650_181fcaf988_z

POR GERSON NOGUEIRA

Diante do alvorecer de uma crise decorrente dos maus resultados em casa, a diretoria do Papão tratou de reformular seus planos para o restante do Brasileiro da Série B. A princípio, havia a perspectiva de mudanças na equipe responsável pelo futebol, mas as reuniões que aconteceram nos dias seguintes à derrota para o Figueirense acabaram servindo para organizar as prioridades. Nesse sentido, ficou claro que não seria possível partir para uma reformulação – mesmo parcial – do elenco sem a presença do executivo de futebol.

Como o trabalho de Marquinhos Santos no comando técnico é avaliado como bom, diante das circunstâncias e contando com o fator atenuante de que não montou o elenco, os esforços passam a se concentrar na melhoria de qualidade do grupo.

Por essa razão, o clube vai se empenhar em buscar jogadores para os setores mais críticos do time. É óbvia a necessidade de mais um zagueiro de área, laterais para os dois lados, um atacante e o tão desejado e esperado camisa 10.

A curta temporada de caça aos reforços já começou. Está na fase de prospecção de nomes, mas não será concretizada enquanto não forem desligados alguns jogadores. O mau rendimento de alguns atletas fez com que a comissão técnica e a diretoria optassem por liberações, que podem ser definitivas ou por empréstimo – no caso de jogadores cujos direitos pertencem ao clube.

A montanha-russa vivida pelo Papão no campeonato não pode ser atribuída exclusivamente a jogadores em má fase. Existem outros fatores que contribuem para o atual estado de coisas, mas há a percepção quase unânime de que a política de contratações para a Série B está na origem da maioria dos problemas.

No ano passado, o começo foi até mais assustador, levando a mudanças drásticas e contratações de emergência. No segundo turno, porém, um grande acerto resultou em bálsamo para quase todas as mazelas do time. A vinda de Tiago Luiz, meia-atacante de boas passagens por Santos e América-MG, deu um jeito no caótico setor de criação e ainda adicionou potencial ofensivo. Um quase milagre.

Foi graças ao camisa 10 que o Papão afastou os riscos de rebaixamento, acalmando-se na competição, embora sem maior brilho. É o exemplo de Tiago Luiz que baliza as análises deste momento. Tudo começa pela arrumação da meia-cancha, afinal toda a engrenagem depende de qualidade na transição e criatividade nas jogadas que originam os ataques.

O grande xis do problema é: como encontrar um novo Tiago Luiz, a essa altura do pagode¿ Nas séries A e B não há armador com as mesmas características em disponibilidade. Restam as opções da Série C, onde alguns atletas demonstram um nível até superior a muitos que desfilam na Segunda Divisão.

Recentemente, por exemplo, enfrentaram o Remo em Belém os meias Doda (ASA) e Tito (Confiança), além dos atacantes Leandro Kível (ASA) e Elias (Cuiabá). Arrisco dizer que o quarteto citado está alguns degraus acima de similares que o Papão tem hoje.

Resta, portanto, ter olhos perspicazes para descobrir as peças certas, grana para desembolsar e contar sempre com o fator sorte, pois o futebol vive a ensinar que não é uma ciência exata. Atletas que se destacam num time nem sempre representam garantia plena de êxito em outra agremiação.

—————————————————————————————

Direto do Twitter

“Colo Colo, Olímpia, Estudiantes de La Plata, Atlético Nacional e Nacional do Uruguai… Campeão? O Botafogo traça. Próximo agora é o Grêmio”.

Cláudio Arreguy, jornalista mineiro

“É preciso registrar mais uma vez que o craque da Libertadores-2017 foi esquecido por Tite e ninguém falou nada. #chapapimpão”.

André Rizek, jornalista – SporTV

—————————————————————————————

Convocação de Tite volta a gerar questionamentos

Baixa um certo clima de desconforto quando Edu Gaspar, o executivo da Seleção, anuncia os nomes de Alisson, Fagner, Rodrigo Caio, Giuliano e Taison. São jogadores que Tite insiste em prestigiar, mas cuja qualidade é questionada abertamente.

Óbvio que os técnicos têm aqueles jogadores de sua cota de confiança. Apostam nos caras e enxergam virtudes impossíveis de serem notadas a olho nu. Mestre Telê adorava Elzo. Parreira era fã de Viola. Dunga levou Josué e Felipão curtia Hulk, e por aí vai.

Por ora, a teimosia de Tite não tem resultado em nenhum dano à sua imagem como comandante do escrete. Invicto, com a Seleção liderando as Eliminatórias e o ranking da Fifa, tem licença até para errar. Duvido que a situação continue amena se os ventos da bonança pararem de soprar.

(Coluna publicada no Bola desta sexta-feira, 11)

Entry filed under: Uncategorized.

Rock na madrugada – Gilberto Gil, Back in Bahia Parlamentarismo à brasileira

5 Comentários Add your own

  • 1. Ronan Sato  |  11 de agosto de 2017 às 9:09

    Saudações. Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de saber se este blog está aberto a uma parceria de troca de links. Em caso afirmativo, nosso e-mail para contato é support@resultados.com. Obrigado.

    Curtir

  • 2. Jorge Paz Amorim  |  11 de agosto de 2017 às 9:30

    Mesmo não soltando um estalinho por nenhum dos citados pelo colunista, reconheço que eles ainda não decepcionaram quando colocados a jogar no time do Tite, portanto, por enquanto a opção do técnico ainda deve ser tolerada, ao contrário de fiascos como Josué, Elzo e demais citados.
    Quanto aos candidatos a reforços, com todo respeito, desconfio que a lista apresentada não vale um Mandí, quanto mais uma Perema, daí ser mais prudente que continuem longe do rio Bicolor.

    Curtir

  • 3. Comentarista  |  11 de agosto de 2017 às 12:31

    Como tem sido filosofia de gestão contratar ex-jogadores em atividade, sub-40, acredita-se que o Papão vá às compras mas em um brechó…!!!

    Curtir

  • 4. Osvaldo Costa  |  11 de agosto de 2017 às 12:39

    Prevejo uma enxurrada de caneleiros desembarcando na Curuzu. Mais uma vez, a diretoria bicolor cometeu os mesmos erros de sempre. O pessoal da “Novos Rumos”, deveria tomar conta das lojas Lobo e Vendas de camisas, deixando o futebol para quem realmente entende do assunto.

    Curtir

  • 5. Nelio( O Paysandu jamais caiu para vergonhosa quarta divisão)  |  11 de agosto de 2017 às 13:09

    Tite anda muito empolgado pelos bons resultados que não se via há muito tempo na Canarinho e por isso se sente no direito de extravasar nas convocações, achando que os caras só eram pernas de pau com o Dunga mas com ele no comando técnico vão ser craques. As coisas não são bem assim. E essa convocações toscas podem melar o trabalho e credibilidade de Tite. Treinador quando começa a se achar o melhor de todos, um Rinus Michelle da vida, acaba fazendo besteira nas convocações. Que diga o saudoso Mestre Tele que achou de levar Chulapa em 82 no meio de grupo de super craques como Zico, Falcão, Socrates, Junior, Eder, Batista etc. e levou o farelo na Copa do Mundo. Quanto ao meu querido bicolor maior do Norte, ou contrata pelo menos 3 com acerto ou cai com certeza. O plantel é muito fraco, apesar de grande. Agora não adianta so dizer que que vai contratar porque porque ja ouço isso ha dias. Tem é de agir logo, procurando desde já quem possa vir ajudar de verdade e mostrar logo resultado e não para disputar vaga com muitos que aqui estão. Tem de liberar pelo menos uns 7 para equilibrar o grupo urgente e não só contratar. O REMOCREIA em 2006 estava pior, com grupo pior e 90% de chances de rebaixamento. Contratou so 3( um para a zaga, Welingto Saci, Um para o meio , Alex Oliveira, e um para o ataque: Ze Soares) escapou da queda e ainda fez a terceira melhor campanha do returno.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,271,874 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.694 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

junior em Leão festeja reorganização e c…
Hilário Abe em Papão traz dois reforços e pro…
Antonio Oliveira em Corrupção generalizada
Nelson Albuquerque em A arte do olhar
Edson do Leão - meu… em Leão festeja reorganização e c…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

NO TWITTER

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: