Diretor da PF nega-se a dizer quem financiou filme sobre a Lava Jato

28 de maio de 2017 at 13:31 Deixe um comentário

DAxX2nxXUAEdwJG

Do Sul21

O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, negou ao deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acesso às informações sobre os financiadores do filme “PF – A Lei é Para Todos”. Pimenta solicitou, via Lei de Acesso à Informação, uma série de informações sobre o financiamento do filme e sobre possíveis ilegalidades na relação entre a Polícia Federal e a equipe de filmagem. Daiello admitiu ter conhecimento de quem são os financiadores, mas recusou passar ao parlamentar tal informação. “A Polícia Federal teve acesso à relação de financiadores do filme, mas não é possível o fornecimento de tal documentação”, afirmou o diretor-geral da instituição.

Segundo Paulo Pimenta, além de não revelar quem são os financiadores do filme, Daiello admitiu também que a Polícia Federal colaborou com a equipe de filmagens e reconheceu que não ocorreu nenhum encaminhamento formal prevendo essa colaboração. Já os produtores do filme, assinalou o parlamentar, garantiram que foi firmado um “acordo exclusivo de cooperação” com a PF. Para Pimenta, ao reconhecer a inexistência de um ato formal para essa colaboração, Daiello admitiu várias irregularidades.  “A falta de um ato formal, além de ser um escândalo, configura ato de improbidade administrativa. Como pode o diretor-geral da PF admitir que estabeleceu um contrato de ‘boca’ com a produção de um filme, em que seus financiadores são mantidos sob segredo para a população brasileira?”, questionou o deputado.

Além disso, acrescentou, ao negar as informações solicitadas via Lei de Acesso à Informação, o diretor-geral da PF acabou fornecendo também um conjunto de elementos que revelam ilegalidades, que serão levadas ao Ministério Público Federal, que já apura contra Leandro Daiello possível prática de improbidade administrativa, peculato, abuso de autoridade e prevaricação por conta da relação estabelecida entre a PF e os produtores do filme.

Em março deste ano, o delegado Igor Romário de Paula admitiu que a PF gravou, sem autorização da Justiça, imagens internas do apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a operação de condução coercitiva. Essas imagens foram repassadas depois aos produtores do filme e à revista Veja. Em visita à sede da Polícia Federal de Curitiba, o ator Ary Fontoura, que participa do filme, confirmou as suspeitas sobre a “colaboração” da Polícia Federal com a produção do filme: “Vim assistir às gravações que a PF fez da condução coercitiva do Lula”.

De acordo com a LAI, destacou ainda Pimenta, a recusa no fornecimento de informação constitui conduta ilícita que enseja responsabilidade do agente público ou militar. O deputado recebeu informações que levantam suspeitas de que a maior parte do filme teria sido financiada por grandes empresas da indústria da carne, que acabaram sendo beneficiadas por acordos de delação premiada.

Entry filed under: Uncategorized.

Metamorfose ambulante Inter demite Antonio Carlos após derrota para o Papão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,360,432 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.885 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

Jorge Paz Amorim em Papão sai no lucro
09751 em Capa do Bola – quarta-fe…
Osvaldo Costa em Papão sai no lucro
Antonio Oliveira em A canonização de Aécio
Filipe Rocha em A canonização de Aécio

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

NO TWITTER

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: