Jornalista faz dissertação de mestrado sobre o Fenômeno Azul

aline_freitas1

A jornalista Aline Freitas, de 28 anos, apresentou, no último dia 24, uma dissertação de mestrado no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), que analisou os laços de afeto que envolvem os torcedores do Clube do Remo, a partir de processos socioculturais comunicativos. O trabalho foi defendido para mais de 40 pessoas que estiveram presentes na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFPA, grande parte da torcida do Leão. Com orientação do professor Dr. Fábio Castro, Aline estudou, por dois anos, a relação dos azulinos com o clube.

– Minha dissertação analisou cientificamente a relação emocional que a torcida do Remo estabelece com o time de futebol e, para isso, me coloquei na pesquisa como jornalista, pesquisadora em comunicação, apaixonada por futebol e torcedora do Clube do Remo, disposta a analisar, através de um olhar atento, as inquietações, depoimentos e respostas dos remistas sobre o amor que sentem pelo clube. A minha formação acadêmica, pessoal e a vivência nos estádios foram somadas a um referencial teórico-metodológico com foco na perspectiva da intersubjetividade – explicou Aline Freitas, que teve o trabalho aprovado pela banca avaliadora. (Do GE Pará)

aline_freitas

7 comentários em “Jornalista faz dissertação de mestrado sobre o Fenômeno Azul

  1. Se esse amor é tão grande assim Jaime atlanta como então se explica a pouca venda de lajotas para reconstruir mausoleão?? Como se explica terem deixado o time 7 anos sem divisão??? como se explica o estádio inutilizado porque não tem um centavo para reforma?? como se explica uma dívida gigantesca e perigo de leilão de imóveis porque não paga os credores da JT?? Jaime, do outro lado da rua o time listrado de lá de lá com ajuda de seus torcedores (inclusive eu) já reformou e ampliou seus estádio, o segundo melhor do Pará, já construiu hotel, já comprou terreno e está construindo CT, já subiu o time 2 vezes em 3 anos para a serie B e já tirou o time do atoleiro de dívidas deixando-o numa situação menos desconfortante. Jaime, sinceramente tu não achas que o torcedor listrado é que é verdadeiro exemplo de paixão fulminante pelo Paysanduzão ???
    kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak

    Curtir

  2. Coitado, já esqueceu q a mucura jogou no interior com cachorro, dormiu na praça, implorou pro senador pra não ficar sem divisão kkkkkkkkk é só saiu do atoleiro com o dinheiro da Sudam kkkkkkkkkk é a idade kkkkkkkkkkk comédia

    Curtir

  3. Nélio, o listrado concebeu e produziu um longa metragem cujo teor quase todo foi para fazer alusão ao Leão Azul e aos seus torcedores. Só por aí já dá para você avaliar a importância maior do Clube do Remo e do Fenômeno Azul até na vida do rival.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s