O passado é uma parada…

Melhores momentos do jogo Paissandu 2 x 0 Guarani pela final da Série B de 1991. Com gols de Cacaio e Dadinho, o Papão comemorava o primeiro campeonato nacional de sua história, com o estádio Jornalista Edgar Proença ainda com as gerais funcionando.

20 comentários em “O passado é uma parada…

  1. Ó meu Deus, ó meu Deus!! que recordação maravilhosa. Que sensação empolgante. Que torcida fantástica que há quase 30 anos já fazia do Mangueirão um cadeirão. Que título histórico. Que conquista inesquecível. Aí se iniciava a fama de Papa títulos do Norte, porque nem sempre foi assim. Lembro que antes disso, éramos alvos de sarros de remistas e até tunantes, imaginem, porque os azuis se botavam garganta de serem rankiados, de boas campanhas na elite em 70, dois vices da série B, títulos de norte e nordeste e tri de estadual. A nós só restava aturar os sarros ou rebater com os 7×0 que ainda hoje mais de 60 anos pesa no psicológico dos azulinos. Os da Tuna se glorificavam de serem os únicos do norte a possuir competição verdadeiramente nacional. Era ruim para nós. Contra os tunantes não tínhamos como rebater os sarros. Ficávamos à mercê dos sarros>>>>>

    Curtir

  2. Porém depois dessa conquista gloriosa de nível nacional, tudo começou a mudar e as coisas começaram a se colocar nos seus devidos lugares no futebol paraense. Como O Paysandu já tinha vários títulos estaduais concorrendo lado a lado com os azulinos, depois dessa conquista, os títulos azulinos de taça norte, torneio nordeste, o tri estadual invicto muito exaltado, perderam muito do valor frente a essa conquista nacional bicolor, sendo um choque para os remistas, que já tinham chegado duas vezes na decisão e não levaram. O Papão na primeira vez que chegou levou. A Tuna também já tinha arrematado o seu nacional serie B. So faltava os azulinos em Belém, mas aí é muito difícil e deu lugar a uma certa frustração nos azuis, porque Tuna e Paysandu tem serie B e o azulino somente uma serie C. Isso É muito pouco para um time que tem uma torcida que prestigia. Essa torcida azulina tem sofrido e não é pouco.

    Curtir

  3. Por curiosidade, fazendo uma breve previsão de quando o Clube do Remo poderá pelo menos se nivelar ao Paysandu em títulos, digo que para conseguir 2 de serie B, o Remo lavaria no mínimo 20 anos se levar em conta a dificuldade que hoje é a serie B e nem na competição está. Para superar a Copa dos Campeões bicolor, conseguindo um título que dê vaga para Libertadores, o Remo precisaria ganhar a Copa Brasil, mas dada a dificuldade que é hoje essa Copa, isso aí levaria também uns 30 anos. O mais fácil do Remo nivelar e até passar na frente bicolor é nos títulos estaduais. Porém mesmo nesses quesitos o Remo ainda levaria 3 anos para conseguir a façanha. Mas tem o agravante que em todo esse tempo previsto, o Remo ainda deveria torcer para o Paysandu não ganhar mais nenhum título nacional e estadual, e dessa forma se nivelaria ao bicolor e jogar o bicolor para trás como o bicolor fez com ele. Vide que a tarefa azulina é difícil e muito longa, por isso não me admira estarem querendo a todo custo taça de mundial num torneio 100% amador do ministério das obras públicas da Venezuela em 50.

    Curtir

  4. Estive lá…
    Com meus 17 anos, estive lá com meu finado Pai e foi emocionante…
    Valeu Gérson, essa lembrança é uma da melhores que tenho da minha adolescência e dos inúmeros jogos que acompanhei com meu Pai.
    Papão!

    Curtir

  5. Não lembro por que motivo não estive lá, mas estive nas duas partidas anteriores que penso terem sido mais marcantes – contra ABC pertinho de onde o muro cedeu e Americano, o jogo do acesso com a Curuzu abarrotada, gente inclusive subindo pelas torres de refletores. Inesquecível.

    Curtir

  6. Daqui a pouco os invejosos, com uma pífia Série C em mais de cem anos, vão começar a comentar bobagens.. Te dizer..

    Curtir

  7. Nesse jogo eles compraram qual juiz?? Alguém me diz um título da mucura que não foi roubado??

    Curtir

  8. Esses doentes remistas chegam a ser nojentos com esses comentários
    Talvez vivam na sujeira, por isso tudo pra eles é roubado

    Curtir

  9. Mauricio e amigos

    Lembro bem desse titulo e campanha

    Começou com fase de grupo
    Nesse grupo tinha o remo, tuna, independência do acre e outros

    Paysandu pegou o Abc nas quartas de final
    No jogo aqui decisivo, ganhava de 2×1, mas não era suficiente
    Quando Ari, um zagueiro fez o 3º gol no final do jogo.
    Eu estava nesse jogo

    Na semifinal que valia o acesso a 1º divisão cruzou com o Americano-RJ
    Foi a noite este jogo, papai me barrou de eu ir, a Curuzú estava super lotada

    Edgard de falta nos dava o acesso
    Pelo radio escutei a inesquecível frase do Rui Sales, ” agora é Coca Cola na camisa”, todos times da 1º divisão eram patrocinados por ela

    Na final, eu estava lá, o vídeo mostra como foi.

    Curtir

  10. Edson,as conquistas do Lobo quando lembradas e poeticamente contadas, desperta a inveja dos agregados do Leão. Não tem como evitar a história jamais apagará os feitos do maior do norte e por conseguinte, a inveja será perene. Saudações a todos que acompanham o Lobo e são agraciados com conquistas.

    Curtir

  11. Ferdinando Lay ! Quando o blog lembrar das conquistas do Remelento, será apenas uma pífia Série C em 2005..

    Curtir

  12. No jogo contra o ABC quer teve um gol legal e arbitragem anulou e nesse jogo o Dadinho voltar da posição de impedimento e faz o gol os jogadores do Guarani foram pra cima da arbitragem reclamar e o jogo acabou aos 37 min do segundo tempo ai o Paysandu pode comemorar o titulo o primeiro Brasileiro do time bicolor terminou aos 37 min ser um jogo e 90 min e acabou faltando 8 min pra acabar total a primeiro titulo nacional do bicola acabou com 82 min já. O Leão terminou nos 90 min o jogo foi completo e não pela metade o primeiro Brasileiro do Remo completo o Tempo de jogo no Rio Grande do Sul sem confusão sem briga mais parabéns aos bicolores pelo titulo

    Curtir

  13. O Dadinho estava impedido teve confusão briga o jogo terminou aos 37 min já o primeiro Brasileiro do Leão terminou nos 90 min sem polêmica mais parabéns aos bicolores

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s