18 comentários em “Os gols e pênaltis de Brasil x Chile

  1. Globo paraibana insiste que não foi braço do Hulk. Isto me faz recordar de alguns colegas do blog que lamentam o fato de Felipão não ter convocado Ganso, Kaka e R. Gaúcho. O primeiro não é nem titular absoluto do SP, o segundo vai pros Eua e o terceiro já é contestado pela torcida atleticana.

    Curtir

  2. Mas se na seleção tem vaga para Hulk, que mata no braço e chuta de canela. Por que não teria vaga para Ganso? Que terminou a primeira fase do brasileiro com destaque no São Paulo.

    Vale lembrar que nem Neymar, nem Oscar, nem Paulinho, nem Fred (este não vinha jogando por contusão), nem Wilian, para citar alguns dos selecionados, são titulares absolutos em seus times.

    Na Europa de hoje não existe mais jogador titular absoluto. Existe qualidade no banco para mudsr um sistema de jogo.

    Para mim, na minha humilde opinião, o Brasil não apresenta esta variação, ja que, Felipão optou por levar cinco volantes, cinco atacantes e apenas dois meias (que conduzem a bola).

    Eu acredito que se Felipão tivesse trabalhado com Ganso, ele teria dado o ânimo necessário para que Ganso (que pode estar aindo para o Napoli) fizesse bons trinta dias na seleção brasileira.

    No mais são especulações, o grupo que foi convocado é limitado taticamente, mas podr ganhar a Copa do Mundo, ja que, esta é um torneio e nem tem returno, como dizia Garrincha.

    Curtir

  3. Mas pela idade e visão de jogo onde a seleção é carente de inteligência, Ganso poderia ajudar. Pra que Maxwel, Henrique, Bernard ou tantos volantes? Lateral esquerdo ou direito dá pra levar um reserva só, já que é uma posição onde até um bom volante pode jogar. Fala-se em David Luis como volante, logo poderia ter um a menos. Zagueiro idem, um volante pode trabalhar ali, principalmente quando precisa mexer no meio e o adversário não ataca. Mas um bom meia é tudo, pode mudar um jogo e não tem como substituí-lo com qualidade. Em 2010 entendi a não convocação de Neymar e Ganso aos 18 anos, mas agora a dupla poderia resolver muitos problemas.

    Curtir

  4. Ganso treina todo dia no SP e não ajuda (de vez em quando, como contra o Fla -urubu é parâmetro?). Na seleção, onde não há tempo, ajudaria? O craque Neymar jogou apagado. Ganso ajudaria? A dupla não joga junto desde que foi vendido ao SP. Ganso ajudaria? Falar é fácil, mas a realidade é cruel. O Ganso de 2010 ajudaria.

    Curtir

  5. Amigo Jorge.
    Hoje nenhum jogador é titular absoluto em seus times. Além do mais, será que em ima seleção que tem Hulk, Jô e Henrique não poderia ter Ganso? Será que uma seleção com cinco volantes e cinco atacantes não poderia tet mais um meia? São questões amigo.

    Curtir

  6. Em cima do lance também pensei que ocorrera erro do árbitro. Mas, depois que assisti o primeiro replay vi que a arbitragem acertara em cheio. O Hulk matou a bola no antebraço. E as imagens no ângulo invertido são claras. Não pude mais sustentar o contrário.
    Nesse negócio de Seleção existem três tipos básicos de jogador: (a) aquele que nem mesmo o treinador e capaz de duvidar que ele é copeiro. O futebol que joga recomenda, a torcida acredita, a imprensa incensa, o técnico convoca e ele chega na copa e confirma tudo;(b) aquele joga muito bem no clube, todo mundo acredita que será o maior sucesso na copa, o tecnico convoca e ele não consegue sequer garantir uma vaga dentre os 23; há ainda aquele que depois de convocado garante a vaga no time titular, mas, na copa, por vários motivos, acabam perdendo a vaga; por fim, há aqueles que constituem aposta exclusiva do treinador, ou são convocados de ultima hora, para suprir uma lacuna de última hora por contusão indisciplina etc e acabam entrando no time e se sando muito bem, sendo, as vezes, até campeões.
    O nosso conterrâneo phg não se encontra em nenhuma destas categorias pois ainda não conseguiu se firmar nem no próprio time onde oscila uma boa partida com varias onde some completamente dos jogos. Alias ele mesmo admitiu que o momento em que se encontrava na época não lhe respaldava na lista.

    Já o Kk e o RG tiveram as oportunidades possíveis e não justificaram a convocação. O RG, principalmente, ainda joga bem no time onde é protagonista, mas na Seleção não faz mais do que ficar naquela faixa esquerda do ataque e despachar burocraticamente as bolas que recebe. O treinador achou pouco, eu não o condeno por isso. Demais, a boa performance na copa das confederações do selecionado respaldou a não convocação do trio.
    Em suma: agora que a equipe já navega para além do meio meia viagem, o jeito e se arrumar com o que tem. Mas que o time e o treinador vão mal, muito mal, ah isso vão.

    Curtir

  7. Entendo sua colocação, Antônio Oliveira.

    Mas Felipao consegue ter mais volantes na seleção do que Mazola no PSC. São cinco de ofício mais Davi Luiz… É muito cara para essa faixa do campo…

    Em síntese, acredito que mais um meia daria opção de jogo, coisa que o Brasil não tem.

    Não sei você, mas no jogo contra o Chile Felipão lembrou-me Dunga contra Holanda… Olhava para o banco e não via possibilidades…

    Sobre Ganso pelo talento e por acreditar que Felipao poderia mexer combo cara…

    Curtir

  8. Ganso não tem mais nível internacional. É uma pena, é triste, mas é a realidade. Veja o caso de Jean Chera que na base do Santos era maior que Neymar. Tem menos de 20 anos e ninguém quer ele. É duro para nós paraenses aceitar, mas ele não consegue jogar em alto nível. Talvez um psicólogo possa ajudá-lo, porque ainda é novo e talvez para 2018 ele volte a atuar em alto nível.

    Curtir

  9. Cadê o Ed Neves, pra dar seu veredicto, sobre os dois lances polêmicos, envolvendo o nada incrível Hulk ? Ah ! O mais incrível foi o Hulk ter dado o ”passe” para o gol de empate do Chile. Égua, moleque ! Vou te contar !

    Curtir

  10. Bom dia, Cláudio. Ontem, no Bola na Torre, o Gerson comentou a tua informação, acerca do Lima ir-se embora. E agora, quais seriam as opções para contratação ?! Não adiantará nada o PSC ter trazido o Vica, se continuar com um elenco capenga.

    Curtir

  11. Heleno, o bicola não tem dinheiro para contratar. Sobre o Hulk, achei que foi penalti e que houve o toque no braço dele.

    Curtir

  12. Concordo com você sobre os volantes, são muitos mesmo. Mas, acho que o Felipão tem mais opções no banco do que tinha o Dunga na copa passada. Aliás, além do Wilham no banco, ainda tem no próprio time titular o Oscar, atleta que o Filipão descaracteriza exigindo do mesmo o desempenho de função extraordinária, a qual ele faz mas com sacrifício da sua originária.

    Todavia, quer me parecer o problema do Felipão é que ele é mais teimoso que o Dunga, com o agravante de ter mais experiência como treinador, inclusive ganhando uma copa, o que lastreia esta teimosia diante de parcela da mídia esportiva que tem poder de blindagem.

    Por exemplo, o Filipão insiste com o fisicamente desgastado Daniel Alves, tendo o Maicon no banco; mesmo com este excesso de volantes ainda obriga o Oscar e o Hulk a atuar predominantemente na contenção; quando tem de substituir, insiste com o Ramires, que além de estar visivelmente em má fase, não altera em nada o sistema de jogo, eis que permanece naquele jogo sem mobilidade, que insiste na ligação direta como recurso de ir à frente.

    Agora, quanto às comparações, ATÉ AQUI:

    (a) guardadas as devidas proporções, o rendimento do Mazola foi bem melhor já que o time por ele dirigido chegou à final tanto da copa verde, quanto do regional, Já o do Felipão, tem ainda dois passos dificílimos a dar ao menos para garantir o vice;

    (b) o Dunga, jogador por jogador, convocou uma onzena titular bem melhor do que a convocada pelo Filipão, e teve um desempenho técnico bem melhor até às quartas de final.

    Quanto ao PHG, ao que parece, o próprio Filipão não se achou em condições de exercer a contento o papel de motivador do atleta paraense, daí não tê-lo convocado.

    Curtir

  13. Bem Antônio Oliveira, finalizando este diálogo. Penso apenas que Felipão, sem o meia de ligação, deve montar um meio-campo em formato de losango. Três volantes (Ramires, Fernandinho e Luiz Gustavo – para o jogo contra Colômbia poderia ser Paulinho) e Oscar centralizado. No ataque poderíamos ter Neymar e Wilian (que faria o quinto homem de meio em determinados momentos do jogo). Penso que se treinado esse esquema pode faxer com que o Brasil bata seleções como Alemanha na semi.

    Curtir

  14. Beleza, Celira. Creio que quando você fala em Oscar centralizado tá querendo dizer SEM MUITAS obrigações de marcação como está agora, né não?! Acho uma excelente opção. Na frente, é que fico um tanto pensativo. Fico em dúvida se é o caso de barrar o Hulk, pela força e pela desinibição para assumir a responsabilidade diante dos marcadores.

    Curtir

  15. Com certeza Antônio…
    Assistindo o bom jogo entre França x Nigéria fico pensando nessa história de impedimento por um braço ou uma perna a frente do adversário. Se fosse a Fifa estabelecia que o impedimento somente seria caracterizado quando o jogador adversário estivesse totalmente a frente do último defensor (semelhante a regra do gol que só é considerado gol se a bola passar completamente a linha do gol).

    Curtir

  16. A propósito, sobre as possibilidades do time brasileiro mediante algumas modificações tanto no esquema, quanto de jogadores, também comungo desta opinião segundo a qual o Brasil pode ir bem mais adiante na copa. O jogo de ontem entre Holanda e México se por um lado mostrou o poder de reação da Laranja lastreado na categoria de alguns de seus jogadores, também mostrou que eles padecem d’algumas suscetibilidades. O mesmo podendo ser dito de outros titans como Alemanha, França e Argentina. Agora, primeiro é preciso o minimo de ajuste para superar a Colômbia.
    Quanto aos impedimentos, acho difícil… Os “Velhos de Brasília” são fichinha perto dos “velhinhos da fifa”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s