Por Gilson Faria (*)
Sou a favor da Copa do Mundo no Brasil por uma série de motivos.
1 – O futebol é parte integrante da cultura brasileira e uma de suas maiores expressões. Não somos o país do futebol por acaso. São cinco títulos mundiais e, com isso, nossa Seleção alcançou a supremacia no esporte mais assistido, praticado e admirado no planeta.
2 – A Copa vai ser assistida por metade da população mundial e vai representar a exposição brasileira no exterior. Amplia o turismo doméstico e estrangeiro, o que garante retorno financeiro.
3 – A Copa do Mundo no Brasil representa aceleração de investimentos em infraestrutura e políticas públicas ao bem-estar da população. O custo total da Copa totaliza R$ 25,6 bilhões. Quase 70% representam esses investimentos.
Aí você pergunta: Não era melhor investir em saúde e educação?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É preciso saber que o Governo Federal emprestou recursos, através do BNDES, para estados, municípios e clubes responsáveis pelos estádios construídos e reformados para a Copa. Os recursos voltarão para o Governo Federal com juros, e não competem com o orçamento e com outras políticas públicas.
Educação e saúde são financiadas com recursos do orçamento vindos de impostos pagos pelos contribuintes, diferentemente dos empréstimos. No caso de estados e municípios é bom lembrar que, por lei, são obrigados a destinar um percentual mínimo de suas receitas para educação e saúde. A construção de estádios não altera em nada esses percentuais.
A mídia golpista tenta ocultar a verdade, com fins políticos. E uma meia dúzia de incrédulos mente para o povo. Em vídeos na internet, o comentarista esportivo Jorge Kajuru, por exemplo, tenta convencer que a Copa do Mundo no Brasil é um mau negócio porque o dinheiro público investido não retornará. Ele alega que o governo brasileiro isenta a Fifa de impostos, ao contrário da África do Sul, Alemanha, Japão e outros países.
Tudo mentira. O fato é que cada bilhete vendido recolhe impostos, pois o Centro de Ingressos, o Comitê Organizador Local e prestadores de serviços da Fifa são tributados nos termos da legislação nacional. A receita fiscal no evento deve chegar a R$ 16 bilhões.
Faço parte do grupo de brasileiros que luta por qualidade de vida, segurança, educação, saúde, transporte público. Esse é um direito de qualquer cidadão brasileiro. Mas, eu quero a Copa do Mundo no Brasil por entender que vai ser bom para o País. E VAMOS TORCER POR NOSSA SELEÇÃO !
(*) Gilson Faria é jornalista.
Deixe uma resposta