Uma reformulação radical

Por Gerson Nogueira

Nem todo mundo tem atentado para o fato, mas, em comparação com o time que começou o campeonato, o Paissandu de Arturzinho apresenta pelo menos cinco mudanças na escalação e uma alteração de posicionamento. Entraram no time Paulo Rafael (no lugar de Marcelo, que já havia substituído a Zé Carlos), Leonardo (Diego Bispo),  Gilton (Janilson), Jailton (Djalma) e Aleílson (Marcelo Nicácio, Careca, Rafael Oliveira). Vânderson ganhou novas funções e passou a ser um zagueiro em tempo integral.

GERSON_13-09-2013Com essa ampla reformulação, Arturzinho conseguiu dar vida nova, consistência defensiva e confiança ao time do Paissandu. O drama da defesa parece ter sido equacionado com a entrada de Paulo Rafael no gol, Leonardo na zaga e Gilton na lateral-esquerda.

A readequação de Vânderson tornou a defesa bem mais segura, passando a atuar com os dois zagueiros de área e com o ex-volante na sobra. Significa que a marcação na cabeça de área fica mais recuada e entregue exclusivamente a Zé Antonio, mas é inegável que o plano tem dado certo. Nas últimas quatro partidas, o Papão sofreu somente dois gols.

Depois de arrumar zaga e fazer com que o meio-campo funcione razoavelmente, embora Eduardo Ramos quase sempre pareça jogar muito sozinho, Arturzinho ainda se defronta com as carências ofensivas. Em quase todos os jogos recentes, ele se viu obrigado a substituir os atacantes que entram jogando.

Héliton passou a ser o coringa, a opção número um para situações emergenciais, como na partida diante do Ceará. A questão complicadora é que o elenco de repente se mostra carente em atacantes, pois Nicácio e Careca estão lesionados. A chegada de Aleílson deu um novo alento, mas o jogador ainda precisa se entrosar melhor com os companheiros e passa a ideia de uma certa timidez ao lado de Iarley.

Para o confronto diante do América de Natal, Arturzinho tende a manter a formação que começou contra o Ceará, tendo como novidade o retorno de Fábio Sanches à defesa. Sua volta põe obrigatoriamente Pablo na suplência. O zagueiro foi um dos destaques do time contra os cearenses.

Como visitante, o Paissandu ainda não venceu na competição e enfrenta um concorrente direto na briga contra o rebaixamento. Um ponto atrás, o América está na 18ª colocação. O técnico Pintado, que assumiu recentemente, já deu ao time outro perfil, obtendo bons resultados.

Pode até ser duradouro o novo momento, mas pode significar também a chamada melhora da morte. A dúvida entre os torcedores do Diabo potiguar é se ainda há tempo para reagir de fato. O jogo, por razões óbvias, é visto como decisivo.

Contra um oponente desesperado, o Papão pode ser mais estratégico e buscar vencer no velho e bom contra-ataque. Para isso, Aleílson é sempre uma boa alternativa e Héliton, confirmado no banco, pode ser o velocista para entrar na etapa final.

————————————————————————–

Torneio para moleques bons de bola

Um grupo de 257 jovens, de 13 a 15 anos, está prestes a iniciar uma disputa muito interessante. É a terceira edição entre nós da Copa Coca-Cola, que desta vez se concentrará no bairro da Sacramenta. Dezesseis equipes paraenses começam a se enfrentar no sábado, 21. O time vencedor de Belém vai participar de uma rodada final com vitoriosos de outras regiões brasileiras.

A Copa é promovida pela Coca-Cola em mais de 20 países e tem o objetivo maior de promover uma celebração, valorizando o talento natural de garotos das comunidades envolvidas. Os jogos serão disputados no Sacramenta Esporte Clube (na avenida Dr. Freitas, passagem Magalhães S/N). As partidas terão dois tempos de 25 minutos.

Além da obrigatoriedade de estar estudando, os atletas inscritos na Copa não podem ser federados. Há, acima de tudo, a preocupação em estimular a vida de jovens, familiares e comunidades, que são estimuladas a torcer pelos times e participar de atividades físicas e de lazer em áreas próximas ao campo de futebol. A fase eliminatória acontece nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro e a grande final será disputada no dia 6 de outubro.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 13)

9 comentários em “Uma reformulação radical

  1. Gerson e amigos, os jogadores que o Arthurzinho trouxe, encaixaram bem no time. Leonardo vem sendo o Xerife que tanto o amigo Icca queria. Gilton, supriu o lado mais carente do Papão, a ala esquerda. O Jailton, esse sim, fez Eduardo Ramos voltar a jogar seu bom futebol. Marcelo Nicácio foi, por várias vezes, decisivo para o Time.. E o técnico, manteve a equipe, mesmo coma chegada do Aleílson, e vem ganhando um conjunto mais rápido do que se pensava… Foram coisas, que, a meu ver, fazem do Paysandu, hoje, um time em crescimento..

    Que o Vanderson se firmou, jogando entre os zagueiros, onde o desgaste é menor, até porque nunca faz o 1º combate, é verdade. Mas será que é só isso? Será que se a zaga fosse o Diego Bispo e o Raul, o Vanderson seria o mesmo de hoje? Vamos com calma…

    Penso que o Paulo Rafael, de todas as mudanças feitas na equipe, é o único que ainda não transmite confiança ao torcedor do Paysandu…

    Héliton, entrou no jogo passado e não tinha aparecido no jogo, mas fez o principal, no final, o gol da vitória, e por isso, o torcedor, as vezes esquece o resto da história… Papão precisa de mais um atacante de área, URGENTE, 1 Meia e 1 Volante.

    Nota: Val, volante do Flamengo, estaria sendo contratado pelo Paysandu. Val fez parte do timaço do Mogi Mirim, este ano, no Campeonato Paulista, por isso foi contratado pelo Mengão… Se concretizar essa contratação, é mais um bom jogador para o Papão.

    É a minha opinião.

    Curtir

  2. Não duvidei, Cláudio, e nem achei imodéstia. Achei bacana. Um abraço. Acho que, para que o PSC, confirme que está em evolução, não pode perder o jogo contra o América.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s