Previsão de rivalidade entre ídolos no Barça

Por Martín Fernandez

Começa para valer neste domingo a vida de Neymar no Barcelona, com a estreia no Campeonato Espanhol, contra o Levante, no Camp Nou. A menos de dez meses da Copa do Mundo no Brasil, a presença de Neymar e Messi no mesmo time é assunto dominante na Europa.

august2013coverNa capa da revista inglesa World Soccer deste mês aparecem lado a lado um Neymar sorridente e um Messi com cara séria. A chamada: “A rivalidade que pode definir a temporada”.

Reportagem deste sábado do “El Pais” sugere um ambiente algo hostil entre Messi e Neymar. “Ele é muito bom, mas que deixe de falar de mim, não faça bobagens e diga que veio ganhar títulos”, é uma frase atribuída ao argentino num jantar entre amigos.

Johan Cruyff, o homem-Barcelona (foi jogador, técnico, cartola) disse ao “Marca” que o clube, agora que comprou um, deveria vender outro. O holandês prevê disputa até para ver quem vai bater faltas.

Neymar sempre foi o príncipe regente em Santos, mas já teve que dividir o protagonismo na seleção brasileira. Do Qatar à Bolívia, da Costa Rica à Inglaterra, sempre que Ronaldinho esteve na seleção, Neymar ficava em segundo plano.

Era o Gaúcho quem tinha o nome gritado pelas crianças, era o alvo das câmeras e dos pedidos de entrevistas. Neymar nunca deu a menor demonstração de ciúme. Assim como os demais parecem não se incomodar quando o centro das atenções é Neymar.

Guardadas as diferenças de convívio na seleção e num clube, há um exemplo revelador: Wembley, 6 de fevereiro de 2013, estreia de Luiz Felipe Scolari.

O Brasil empatava com a Inglaterra quando teve um pênalti a seu favor. Neymar deveria bater, mas Ronaldinho tomou-lhe a frente, a bola e chutou nas mãos de Hart (o vídeo aqui é claro). A seleção perdeu por 2 a 1.

Ainda no estádio, perguntei ao treinador quem deveria ter batido o pênalti. Scolari não poderia ter sido mais direto. “Neymar. Mas você não tira a bola de um jogador como o Ronaldinho e diz que vai cobrar.”

Minutos depois, Neymar foi informado sobre a frase do chefe e instado a falar sobre o assunto. Tratou de absolver o colega mais velho. ”Felipão me pediu para bater, mas Ronaldinho é um craque, um ídolo, já fez vários gols de pênalti, infelizmente ele errou.”

Poderia ter lamentado o fato de não ter batido, poderia ter dito qualquer coisa que fosse interpretada como “polêmica” por nós, jornalistas. Não o fez.

Em março, falei com a Oscar sobre a iminente transferência de Neymar para o futebol europeu. O companheiro de seleção o aconselhou: “Ele tem de ir para o time que vai recebê-lo melhor. Na Europa, há essas coisas de ciúme, de grupos. Tem de ir para um time que o receba bem.”

O astro evidentemente sabia disso ao escolher jogar no Barcelona. De tudo que se falou sobre o assunto, a melhor frase sempre será a do técnico Gerardo Martino: “Se Messi e Neymar não jogarem bem juntos, a culpa é do treinador.”

Aposto que vai dar certo. E você?

Um comentário em “Previsão de rivalidade entre ídolos no Barça

  1. A princípio creio que Neymar se colocará em seu lugar de coadjuvante natural e espontaneamente e tudo irá bem. Mas se ele tiver uma boa adaptação e corresponder ao que dele se espera, logo estará no auge e Messi provavelmente na descendente, haja vista a diferença de idade, e aí o argentino poderá se incomodar ou o brasileiro querer crescer. Ronaldinho deu toda a atenção e foi humilde quando da ascenção de Messi, muito embora este seja cria da casa e Neymar venha de fora e já seja uma estrela de seleção. O tempo dirá. Nos momentos de crise vão meter o dedo na ferida. Se tudo for bem, melhor pra todos na Barça. E não esqueçamos da importância do comportamento de Iniesta, Xavi e cia nesse cenário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s