Uma das maiores encrencas nos bastidores do futebol brasileiro teve um desfecho bem arranjado na última terça-feira. Numa audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal, comandada pelo ministro do STF, Luiz Fux, a CBF, Treze, da Paraíba, e Rio Branco, do Acre, chegaram a um acordo e o Campeonato Brasileiro da Série C, de 2013, terá 21 participantes, com os dois times sendo incluídos no Grupo A.
Dona de várias liminares, que excluíam o Rio Branco da competição e o incluíam na disputa, o Treze aceitou retirar todos os pedidos, se tivesse como garantias judiciais, que a CBF, não o excluíria da competição de 2013. Mesma situação do Rio Branco, que teve que encerrar suas ações para que o caso fosse arquivado. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do STF.
Depois de toda solução, o Grupo A ficará com os 11 participantes: Rio Branco-AC, Treze-PB, Baraúnas-RN, Fortaleza-CE, CRB-AL, Águia-PA, Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Brasiliense-DF, Cuiabá-MT e Santa Cruz-PE.
A CBF já confirmou também que em 2014, a competição voltará a ter 20 participantes, com isto, três representantes do Grupo A serão rebaixados, deixando a disputa ainda mais quente. O Treze solicitou que o quinto rebaixado fosse uma disputa entre os dois piores antepenúltimos e o que tivesse a pior pontuação, caísse. Mas, a CBF negou o pedido.
A nova tabela da competição deve ser confirmada nesta quarta-feira, véspera de feriado. No entanto, o Rio Branco, que não estava entre os times, deverá folgar, sendo incluído nas próximas rodadas.
Entenda o caso
Em 2011, o Rio Branco foi punido por ser favorecido pela Justiça Comum num processo para liberação do seu estádio. O time foi excluído da competição, mas depois entrou em acordo com CBF e STJD e retornou ao campeonato. A reviravolta abriu espaço para o Treze, que quinto colocado na Série D daquele ano, quisesse a vaga dos acreanos.
No ano passado a competição atrasou em mais de um mês por causa do Treze, que também errou ao acionar a Justiça do seu Estado. Porém, uma decisão da juíza Ritaura Rodrigues Santana conseguiu colocar o time na Terceira Divisão. Para alegria de poucos e triste de muitos, o Galo escapou do rebaixamento na última rodada. (Da AFI)
Como já citei anteriormente a justiça da Paraíba que colocou o time campineiro na competição pois se dependesse de sua campanha no estadual estaria fora de série pois o campeão foi o Botafogo-PB. Pelas manobras nada convencionais este time paraibano, no mínimo, garantiu calendário deste ano, e na pior das hipóteses, se for rebaixado, tem vaga na série D 2014!
Brasil o país da impunidade!
A gente não quer aceitar mas infelizmente vivemos num país onde o crime compensa!
Parece que vem mais confusão por aí, o Cianorte também está exigindo sua inclusão na Série C por ter sido o quinto colocado na Série D no ano passado, a mesma posição que o Treze alcançou em 2011 quando entrou na marra na competição.
Vai ter reviravolta, inclusive na série D.
Ainda bem que meu time já saiu desse inferno. Caimos por um arranjo entre Sport e Portuguesa aliado à incompetência de dirigentes passados. Sofremos, choramaos, lutamos e saimos. Que não voltemos nunca mais. Com Vandick eu acredito é na A.
O caso do Treze foi baseado no fato de que o Rio Branco havia sido eliminado da série C, coisa que não aconteceu no ano passado, portanto quinto colocado não tem direito a nada!
Bem lembrado, Maurício.
Esse assunto não interessa à torcida bicolor. Quem está sem calendário que leia esse tipo de fofoca.