Corinthians faz onda e ameaça deixar Libertadores

A possibilidade de o Corinthians abandonar a Copa Libertadores-2013 é real. A hipótese que até então parecia se limitar a debates entre torcedores pela internet ganha força dentro do clube e poderia ser tomada no caso de a punição dada pela Conmebol não ser revertida. A entidade que comanda o futebol sul-americano determinou inicialmente que o atual campeão do continente deverá disputar seus jogos na Libertadores sem torcida devido à tragédia envolvendo o garoto boliviano Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos, morto após ser atingido pelo disparo de um sinalizador atirado por um torcedor brasileiro durante a partida contra o San José, quarta-feira passada, em Oruro.

O Corinthians enviou um recurso para suspender a punição nessa sexta e mostra confiança de que poderá contar com o Pacaembu cheio já na próxima quarta, no duelo contra o Millionarios, da Colômbia. A resposta do recurso pode sair na segunda-feira. No entanto, membros da cúpula corintiana confirmaram ao ESPN.com.br que caso a pena se mantenha, abrir mão da disputa da Libertadores é uma opção cogitada. A diretoria alvinegra tem sido pressionada por pessoas dentro do Parque São Jorge a tomar tal decisão, e o presidente do clube, Mario Gobbi, já foi consultado sobre o tema.
Deixar a competição seria uma ação que traria duras consequências ao Corinthians. O próprio clube admite isso ao considerar que seguir esse caminho seria traumático. O ato teria que ser muito bem estudado.  Segundo o regulamento da Conmebol, o clube que se retirar da Copa Libertadores deve pagar uma multa de US$ 200 mil para os três times que fazem parte do seu grupo mais US$ 20 mil à entidade e ser excluído pelo menos das próximas três edições do torneio para as quais se classifique:
“El club calificado que una vez inscripto y sorteado se retire del torneo, deberá indemnizar a cada uno de los otros clubes de su grupo con la suma de USD 200.000 (DOSCIENTOS MIL DÓLARES) y a la Confederación Sudamericana de Fútbol con USD 20.000 (VEINTE MIL DÓLARES). De constatarse esta infracción por los órganos disciplinarios de la CONMEBOL, el Club deberá ser sancionado con su no intervención como mínimo en los tres torneos siguientes de la Confederación Sudamericana de Fútbol a los que califique”, diz o parágrafo 2.7 do artigo 2 do regulamento”.

12 comentários em “Corinthians faz onda e ameaça deixar Libertadores

  1. Frase do meu pai, indignado, lendo o blog aqui ao lado: “Sou corinthiano, mas quero que esses caras passem 20 anos preso, que mofem na Bolívia, sem direito a ver a família, nem nada!”

    Caro Custódio, para a sua informação, o Corinthians jogou apenas 10 edições da Libertadores em 53 realizadas, com um parco e único título. Nunca fez e não seria agora que faria falta a competição.

    O Paysandu joga o campeonato paraense há 99 edições em pouco mais de 100 disputadas. Por favor, não faça comparações esdrúxulas.

    Mas, se assim mesmo, pela morte de um garoto de 14 anos, o Paysandu tivesse de cumprir a punição de ser eliminado do Parazão, não seria eu a me queixar da pena imposta.

  2. Tem gente que escreve cada …….

    Não torço para times que não sejam o Paysandu e a Seleção Brasileira (nessa ordem) e tinha até uma pequena simpatia pelo Corintians mas, com a tomada de posição do Clube acabou-se….

  3. O Corinthians possui uma grande torcida que foi transformada num grande mercado. Assim como o Barcelona e o Real Madrid são marcas famosas mundialmente, no Brasil, o Corinthians é atualmente uma marca consagrada, associadas a um grande seguimento consumidor. Puxar o saco dos corintianos é uma estratégia para fazê-los consumir a marca do clube. Mas, por favor, tudo tem um limite. E o bom senso diz que é melhor aceitar a punição, parar de incentivar as gangues organizadas e mostrar para o torcedor que torcer em paz é muito melhor. A violência generalizada nos estádios é uma coisa estúpida. A própria marca ganhará em valor e o consumo deve aumentar porque demanda pela paz, pela tranquilidade, com certeza existe… É isso mesmo, a paz nas arquibancadas é um produto e tanto e é bastante valorizada. Se liguem!

  4. Já deveriam ser punidos pelas barbaridades cometidas contra seus próprios jogadores em episódios anteriores. A eliminação para o River Plate em 2006 e o campo de batalha no qual os marginais tornaram o Pacaembu naquele dia já deveria ter infligido punições severas à torcida organizada Corinthiana. Muitos dizem que o clube não tem culpa de nada, que foi uma fatalidade… mas as torcidas organizadas não são financiadas e subvencionadas pela diretoria do clube? Então, puna-se com rigor o clube também.
    O Paysandu que não abra seus olhos pois abriga em sua dependências (a Curuzú) a sede de uma das turbas selvagens que tiram a paz dos amantes do futebol em Belém. Abra o olho Papão!

  5. E o torcedor paraense morto em 2007 da mesma forma?
    Isso deveria servir para desenterrar o assunto que é local e diz respeito a todos os paraenses…agora lançar campanha babaca pra tirar time da Libertadores é de quem é alienado e bobo ao mesmo tempo…Corinthians não sairá da libertadores por vontade da propria organizaçao do torneio e pronto….Acorda Alice e cuida do teu quintal…levanta o assunto do torcedor paraense que nao deu em nada…esse da Bolivia pelo menos deu uma suspensão que trará prejuízo ao clube.

  6. Que a Justiça brasileira,em comum acordo com clubes e até mídia,têm e devem dar cabo finalmente a esta horrível realidade nos estádios,pois a situação há muito tempo está crítica.

    Se na Ingleterra isso foi possível,por que aqui não seria ?

  7. EU CHOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,
    BEM FEITO CÔCÔRINTHIANS E SUA TORCIDA GAVIÕES DA FIEL CÔCÔRINTIANA ASSASSINOS E DESORDEIROS.

    ESSA PUNICÃO FOI EXEMPLAR PORQUE vocês pensavam que estavam no Brasil da impunidade, numa competição da CBF, sob julgo das legislações brasileiras e dos magistrados corruptos e tendenciosos. Se aqui fosse o episodio, nenhum desses assassinos da giviões seriam sequer detidos porque teriam do lado deles um poderoso LULA e toda a imprensa paulista a favor para dizer que foi fatalidade, os assissinos são estudantes e que deveriam pagar com serviços comunitários. Mas lá não. LÁ VCS VÃO PAGAR MERECIDAMENTE POR TODOS OS CRIMES QUE COMETERAM INCLUSIVE DA MORTE à pauladas daquele torcedor são paulino no Pacaembu pela decisão da COPa São paulo de juniores a alguns anos atrás. Parece que por lá pela Bolivia a justiça não tarda e não falha.

  8. Ah, SIM, esqueci de dizer que torcida CÔCÔRINTIANA É aquela torcida que so faz MERDAAAA e acha que pode fazer suas porcarias na cabeça de todo mundo. Perdoem a expressão!!

Deixe uma resposta