À procura de afinação

Por Gerson Nogueira

coluna (1)Até o instante em que finalizo a coluna (4h da madruga de sábado), persiste a expectativa quanto a alterações no Remo para enfrentar o PFC. A princípio, entrariam Tiago Galhardo, Henrique e Berg. Há a possibilidade, ainda, da escalação de Leandro Cearense e Válber. A perspectiva de mudanças prova que o técnico Flávio Araújo também não está satisfeito com a produção de seu invicto time.

O futebol tem lá suas ironias e contradições. O Remo joga feio, provoca arritmia cardíaca em seus torcedores e exibe resultados excelentes. É o único time sem derrota, liderou a fase classificatória e decide a vaga de finalista em vantagem justamente pela acumulação de pontos.

No entanto, apesar de todos os números favoráveis, ninguém arrisca afirmar que o time é o melhor do torneio. A explicação para essa avaliação desfavorável é simples: o conceito de qualidade tem a ver com futebol bem jogado, bola de pé em pé, dribles e disposição ofensiva.

Remo Flavio Araujo-Mario Quadros (2)O Remo de Flávio Araújo inverte essa lógica. Não cultiva o toque de bola, joga praticamente sem armadores e prefere chutões a lançamentos em profundidade. Até aqui essa opção mais rústica vem dando certo, mas não é garantia de êxito no final.

A estatística da defesa – que sofreu 80% dos gols nas últimas quatro rodadas – revela essa possibilidade. Sólida nos primeiros jogos, a zaga se fragilizou ao longo da disputa. Hoje só é menos vazada que a do Cametá e a do Santa Cruz.

Tudo porque os três zagueiros sofrem com o bombardeio dos ataques adversários. Sem vida inteligente no meio-de-campo, a proteção dos volantes também não funciona, o que provoca um bate-volta danado, que cansa e não permite recuperação aos defensores.

A rigor, todo o time sofre os efeitos dessa obsessão pela tática do contra-ataque. Sem criadores na meia cancha, todos os setores ficam sobrecarregados. O desgaste se alastra pelas laterais e afeta os atacantes, também obrigados a voltar para marcar. Assim não há pulmão que resista. O sufoco que o time sofre nos minutos finais é sintoma claro desse desgaste físico.

Contra o perigoso PFC, cujo trunfo maior é a velocidade de jogadores como Aleílson e Adriano Miranda, o Remo mais do que nunca precisará valorizar a posse da bola, a fim de não ser dominado, como ocorreu em todos os jogos do turno. A opção por Galhardo, Berg e Leandro Cearense pode servir para arrumar a casa.

———————————————————–

Justiça chega aos estádios

Na presença da presidente Luiza Nadja Nascimento, o Tribunal de Justiça do Estado reuniu com órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública, na última quinta-feira, e estabeleceu uma providência que pode ajudar a coibir a violência nos estádios paraense: a instalação de três Juizados Especiais do Torcedor em todos os clássicos Re-Pa e jogos com estimativa de público acima de 20 mil pessoas. Um juizado itinerante funcionará dentro do Mangueirão e outros dois às proximidades do Detran.

Cada Juizado Especial do Torcedor terá um juiz, auxiliado por servidores do TJE. Como já ocorre na Europa e em algumas capitais brasileiras, a ideia é prestar atendimento jurisdicional às demandas cíveis e criminais ocorridas antes, durante e depois do jogo. A área de abrangência será o entorno do estádio num raio de 5 quilômetros e o juizado cuidará de litígios que tenham relação direta com o evento.

Amanhã, 18, haverá visita técnica de representantes do tribunal, Polícia Militar e Polícia Civil ao Mangueirão para inspecionar a área do estádio e definir a localização dos Juizados Especiais do Torcedor.

A oportuna criação do juizado itinerante integra o projeto “Futebol com Justiça”, que está sendo proposto pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do TJE, órgão criado pela Lei Estadual nº 6.459/2002 para organizar e estruturar os Juizados Especiais no Pará.

———————————————————–

Sandro rompe o silêncio

Silente desde que foi acusado de tumultuar o ambiente no Paissandu em 2011, atrapalhando a busca pelo acesso à Série B naquele ano, o ex-volante Sandro reapareceu na sexta-feira, para assumir a gerência de futebol do América de São José do Rio Preto. Deu até entrevista.

Ao lado do principal cartola do clube, Sandro falou grosso, cara amarrada. Explicou que vai impor na nova carreira a característica mais marcante de seus tempos de jogador: a raça.

A dúvida é saber se, agora na pele de executivo, Sandro vai ser determinado e incansável como nos tempos de ídolo da Fiel ou se repetirá o estilo “chinelinho” da fase crepuscular da carreira. A conferir.

———————————————————–

Um Rei na arquibancada

O Remo tem um motivo a mais para fazer as pazes com o bom futebol hoje à tarde. O jogo será assistido por um torcedor/observador ilustre. Artur Oliveira, um dos últimos ídolos do clube, veio a Belém especialmente para ver o time enfrentar o PFC. Rei Artur, como se sabe, foi um craque de bola.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste domingo, 17) 

329 comentários em “À procura de afinação

  1. eu tambem estarei com toda minha familia hj , espero que o MAIS QUERIDO não vá nos envergonhar hj no mangueirão , minha sogre tem pequeno traços pelo nosso filho PAPÃOZINHO , mas hj ela disse que vai torcer para o leão para sempre caso ele vença , tomara que esse meu invertimento financeiro vale a pena hj. rsrsrs bora leãoaaaaaaaa bora fenome azulllllllllll hj é 30mil sem grito!

  2. Penso que, se o Remo não se atrapalhar nessa desorganização do time do PFC e acertar essa marcação sobre o Aleilson(não é difícil..), o Remo vence esse jogo, sem atropelos… Acredito na vitória do Leão e num Re x Pa, decidindo o turno, como já previa…

    Remo, escalado: Fabiano, Henrique, Zé Antônio e Mauro. Rodrigo Guerra, Tony, Gerônimo, Thiago Galhardo e Berg. Fábio Paulista e Val Barreto.

    Banco: Dida, Walber, Nata, endy, Jhonatan, Branco e Leandro Cearense

  3. É amigo Adriano não estou contente com o futebol de vocês mas pelo menos está dando certo e é isso que interessa, bom jogo a você e a sua família que fiquem na paz e que tenham um abençoado domingo!

  4. Gostaria de advinhar o que Artur Oliveira pensará ao observar o “craque” Tony jogando, sabendo que Tragodara e seus outros pupilos não vão, novamente, nem para o banco de reservas.
    Trágico…

  5. Sinto uma angústia por não poder estar aí para assistir o jogo no mangueirão. Tudo bem! farei o possível para estar no re-pa caso se confirme após o jogo de hoje.

  6. Será um jogo muito interessante de acompanhar,mas ,na minha visão,confronto plenamente aberto,apesar do ligeiro favoritismo remista.

  7. Perfeita leitura do Remo, Gerson. Ainda assim, deve vencer hoje. É bom já ir treinando o esquema dos juizados porque é Re x Pa voltando a decidir turno desde…2010, certo?

    1. Excelente providência a do TJE, amigo Maurício. É um caminho para coibir a baderna e a criminalidade nos nossos estádios.

  8. Com o time formatado deste jeito, para o meu Leão vencer apertado o jogo desta tarde, só se o PFC tiver uma jornada parecida à do São Francisco ontem à noite. Interessante que o formato do banco é muitíssimo semelhante: três volantes e dois atacantes. Além disso um goleiro e um outro defensor, o Valber. Quer dizer, a expectativa é a de que se for necessário, não haverá como mudar nada. No máximo, retrancar mais ainda colocando os volantes. Ou distanciar mais ainda a meia do ataque colocando mais um atacante. Foi tudo o que já fez o treinador nos jogos anteriores.

    Quer dizer, o mais lógico é aguardar o empate.

    Mas, nada me impede de torcer para que o time por seus próprios meios, consiga se superar (diminuindo os chutões, mantendo e qualificando a posse de bola, não errando passes em demasia e continuando marcando os gols que sempre marca) e alcance a vitória. É verdade, só esperando pela superação dos jogadores, porque esperar do treinador e de suas “soluções” táticas, dada teimosia absoluta que lhe caracteriza, é esperar demais.

  9. Aos amigos que relembram que pedi orações ano passado pelo meu cunhado ESAÚ, que na época submeteu-se à uma cirurgia para retirada de um C.A no cérebro e que depois saiu andando do hospital venho novamente pedir que orem para que Jesus acolha a alma dele que sofreu um ataque cardíaco fulminante hoje às 5 da manhâ.Embarco nesse minuto com minha esposa às pressas para Belém e de lá para Marapanin onde ele estava morando recentemente para evitar o stress da cidade grande.Esaú era o irmão mais velho de minha esposa Alda.Agradeço aos amigos de blog e ao escriba baionense as orações do ano passado e por esse espaço agora!

  10. Coitado do Remo, se der 15 mil é muito, pagantes, caronas vão aos montes, por isso o Pirão anda revoltado.

    Se desse 30 mil eu sairia de casa só de cuéca pra comprar pão na padaria.

    Jogo de hoje a tarde ganhou tom de dramaticidade.

    O Remo vai precisar jogar bola seja em qualquer que seja o esquema.
    Se ficar muito atrás, corre risco, se atacar corre risco também.

    O PFC tem Aleilson, sua arma letal.

    Se vacilar vai ter jacarezaço na certa.

    Meu placar, pois não fico em cima do muro é Jacaré 2X1 Remo.

  11. Adriano, Tenho um impressão que vas perder a sogra, hoje. Pois como ela não sabe para quem torcer, nos gols do PFC ele vai gritar PAPÃO. rsrsrsrsrsrs…

  12. E o Ramon amigo Claudio, nem no banco esta escalado, sera que e gato de hotel. Te dizer! O Leao vai vencer e vencer bem 3×0. Bora leaooooooo

  13. E o tempo em Belém, como está? tem previsão de chuva no horário do jogo? Espero que não, para que possamos ter um jogo em gramado bom.
    opa! ouvi do Valdão direto do mangueirão agora na club que o tempo tá com ameaça de chuva.

  14. Com essa escalação mais um sofrimento hoje.

    O Remo tem obrigação de vencer, para poder jogar com 02 resultados iguais nas finais do turno.

  15. Claudio,

    Esse lateral direito só jogou 5 minutos e foi expulso, será que ele melhor que o Guerra ?

  16. Adversários, percam o receio, pois o CR(clube da retranca) NÃO PERDE HOJE, MAS, TAMBÉM NÃO GANHA, e o empate lhes garante a classificação, pois a despeito do pouco futebol até aqui apresentado, o time limita-se a cumprir o esquema tático do FA, que é de não tomar gol’s, se der faz, mas o importante é não tomar gol’s, só isso, por isso que se vê aquele festival de balão e bumba meu boi, como se diz no fuitebol, por isso que chamo esse time de fórmula 1, pois é só volantes; anotem que se o PFC, encurralar esse timinho ainda no primeiro tempo, ele saca o T. Galhardo e coloca um volante, o banco está cheio é só dar uma olhada na escalação e ver o disponível no banco.
    Quanto à presença do Arthur, nas arquibancadas hoje, penso que ele veio buscar os garotos do Acre, pois se nem no banco são escalados, desvalorizam; mas, bem feito prá ele que se dizendo empresário, age como torcedor, coisa semelhante aconteceu com o S. Francisco ao final do Campeonato passado quando o Grande Bicolor Amazônico demonstrou interesse no Jáder, Ricardinho maluquinho e Perema, e determinado diretor daquele time, barrou as negociações afirmando peremptoriamente que os referidos atletas só sairiam de lá se fosse para o adversário do outro lado da Alte.Barroso, e aí o que aconteceu? todos sabem, os garotos foram prejudicados, pois perderam a chance de mostrar futebol ao brasil, afinal a série C, é nacional, não.
    O Arthur não soube negociar sem paixão, se queimou, e fechou o mercado do Pará aos talentosos do Acre, os garotos jogam muito.

  17. Poiser amigo Claudio, pra mim esse elenco do Remo é muito melhor do que do Ano passado, no elenco pode perceber que o time tem como jogar pra frente.

    Agora tem várias contratações que não serviram de nada, perdendo dinheiro.

    E algumas contratações pontuais poderiar deixar esse elenco muito melhor e muito bem preparado para a série D e a Copa do Brasil

    Estou vendo muita lentidão na Diretoria, ou seja, tem que esperar acontecer uma desastre para tomar as devidas providências.

  18. Mesmo como torcedor do PSC, penso que o Remo tem que mudar a maneira de jogar, posto que, a “sorte” parece está terminando. O CR passou grande sufoco contra o São Francisco, Paragominas e Tuna (na primeira fase) e, no primeiro jogo da fase semifinal passou um enorme susto contra o PFC, já que, foi dominado durante todo o jogo.

  19. Caro Édson, em resposta a um comentário seu a meu respeito você tem plena razão amigo. Ontem eu não fui a um estádio e sim a um ‘teatro” chamado Leônidas Castro – CURUZU…Realmente o Paysandu foi superior, foi o dono da ações, só levou o gol porque o arbitro colaborou e anotou o penal inexistente, mais como fomos em Santarém com a marcação ilegal também de um penal convertido pelo Picachu, então não há do que reclamar ainda mais pelo escore que aplicamos durante a partida.
    – Agora em relação ao campeonato carioca, envolvendo o seu Foguinho contra o maior de todos Flamengo, eu te desejo sorte amigo, pois o seu Botofago e do Gerson vai precisar de muita pra evitar os gols da dupla Hernani e Rafinha, este que há cada jogo se torna uma evidência, acho que daqui um ou dois anos, ele irá colocar o Ney-mala no bolso. hehehe Sou otimista amigo, se eu não acreditar no meu time, quem irá? ahuahaua

  20. Hoje o clube do Remo terá ou não dificuldades contra o PFC, espero que o mesmo possa ir para a final, pois quero um RE-PA ate porque há muito tempo não ocorre um decisão de turno entre os rivais, além disso, acredito que o Paysandu irá a forra no próximo clássico, com toda certeza do mundo, o Remo vem em franca queda, pois nos seus últimos 3 jogos, o time azulino venceu uma e empatou duas, então por esse motivo penso que o Remo já atingiu o seu ápice e não conseguiu dar seguimento a fase de vitórias, e nada melhor que um clássico contra o seu maior rival, para que sua invencibilidade seja quebrada.
    Outro fator, o REMO se passar pelo PFC com um simples empate, pode ir pra decisão contra o PSC em desvantagem, com isso, gostaria de ver o tal REMO tendo que buscar o resultado, contra um adversário (PAYSANDU) especialista em contra-golpear os seus oponentes, porque se o REMO vier todo pra cima do Papão, irá ter que abrir suas guardas, é como o Papão sabe explorar bem o entrosamento e velocidade de seus atacantes, não descarto uma goleada maiúscula sobre o “cachorro de peruca”.

  21. Égua ! E o Gérson nem nos avisou ! Valeu, Cláudio ! Eu sempre vejo o programa, porque, além de bacana (sempre levam ex-jogadores e comentaristas), há ainda aquela lindeza toda, que é a apresentadora. Uhhhh !

    Cláudio, acho que o boleiro Charles Guerreiro irá orientar sua equipe para supreender o CR, em contra-ataques, pois o CR irá naturalmente para cima do PFC, pois jogará embalado por sua torcida. E é aí que o jacaré poderá desferir sua bocada fatal. Se o PFC fizer 1 x 0, o CR acho que entrará em desespero. CR vai ter que jogar como se fosse uma decisão de série.

  22. Brincadeira, Gerson ! rs Égua ! Vai ver o Gerson pensou que não iria ficar ao lado da beldade que é a apresentadora, se esqueceu do convite. rsrs

  23. É pura brincadeira, amigo Cláudio ! rs Estou na expecativa de ver o Gerson comentar no Meio de Campo. Deve ter sido um pequeno imprevisto. Mas ele já tá lá !

  24. E concordo com o Gerson: o Charles é, mesmo, um exímio conhecedor do futebol paraense. Pode não ser grande estrategista, mas conhece muito bem o cenário paraense.

  25. Cláudio, é oportuno que se registre que nosso amigo Icca também suspira pela apresentadora do Meio de Campo. rs Em verdade, só que não gosta da chamada “fruta”, não repara, não é ?! rs

  26. O Gerson ta Feliz a apresentadora ta com um vestido na cor de seu Botafogo. Rsrsrsrs Caracas aqui em Atlanta ta muito frio hoje 0 graus com o vento senssacao termica de -2 graus. Bora Leaooooooooooo

  27. O Jonathan entra de cara no lugar do Tony, o Flavio quer melhorar o passe no meio, agora acredito que com o Geronimo que tambem consegue sair para o jogo, o Flavio vai surpreender hoje jogando mais em cima do pfc.

  28. ESCALAÇÕES:

    REMO: Fabiano, Henrique, Zé Antônio e Mauro. Walber, Gerônimo, Jhonatan, Thiago Galhardo e Berg. Fábio Paulista e Leandro Cearense.

    Técnico: Flávio Araújo

    Banco: Dida, Rodrigo Guerra, Nata, Tony, Ramón, Branco e Val Barreto.

    PARAGOMINAS: André Luis, Magno, Cristóvan, Rubran e Devan. Dudu, Ilailson, Paulo de Tárcio e Marquinhos. Adriano Miranda e Aleilson.

    Técnico: Charles Guerreiro

    Banco: Maycky Douglas,George, Rondineli, Bené, Bruno Maranhão, San e Toni Love.

    ARBITRAGEM:

    Árbitro: Glauber José Miranda

    Auxiliares:

    1- Heronildo Sebastião Freitas da Silva
    2- João Paulo Loiola de Sousa

    4º Árbitro: Andrey da Silva e Silva

  29. Boa tarde amigos do blog.
    Parece-me que o leão continua com a zaga saindo na base do chutão. O ataque está muito afoito, tem que fazer logo o gol antes dos 25 min.

  30. Excelente a locução do Valmir Rodrigues, muito bons os comentários do Marquinhos. Agora o trabalho dos câmeras continua precisando melhorar, sempre há um replay inoportuno, por exemplo. Quase perdemos a jogada em que o Remo quase marca.

  31. O Remo não consegue finalizar no ataque, penso que deveria ter alguém fixo no ataque, o Leandro e o Paulista estão saindo muito sa área.

  32. Esse Wálber perdeu uma grande oporunidade, pode fazer falta no final do jogo. Esse filme parece que é repetido, perde gol e o adversário faz um ataque e mata a jogada.

  33. Columbia e amigos, já perceberam que os jogadores do Remo se jogam na grande área, aconteceu mais de uma vez com Paulista e Galhardo!

    Depois, o senhor Zeca Pirão chama nossos juízes de “vagabundos”.

  34. Gerson e amigos, foi um jogo, de um time só, o Remo. A marcação do Remo é perfeita, não dá espaços ao PFC que não consegue penetrar, inverte o jogo a toda hora, fazendo o PFC correr atrás da bola, no que penso que foi corretíssimo. Ao Remo, só faltou ser mais objetivo e matar logo esse jogo, pra voltar para o 2º tempo mais tranquilo.
    O Remo perdeu pelo menos 3 gols certos e numa decisão como essa, tinha que ter matado. Paulista e Thiago Galhardo penetram como querem na zaga do PFC. Walber está muito bem pelo lado direito e de vez em quando invertendo para o lado esquerdo e entrando em diagonal e perdeu a melhor chance de gol do Remo e desse 1º tempo.

    Gostei do Remo nesse 1º tempo de jogo. Jogou como time grande…

    Vamos ao 2º tempo.

  35. Tem alguma coisa estranha com os atacantes do Remo: Leandro, Paulista e Galhardo, estão sem explosão, a bola está travando no pé do Paulista, melhor tirá-lo e colocar o Branco.
    Dominou a partida, pois não deu espaço ao Paragominas, porém não está sabendo fazer gol, a bola ronda a área do Paragominas e ninguém consegue colocar pra dentro, senão matar o jogo poderá perder a classificação, pois quem não faz leva e a bola pune.
    Esse time do Remo não se garante com o Papão.

  36. Paragamoninas já está morto em campo. Não tem condicionamento físico, não marca, não sabe fugir à marcação remista, é lento, sem poder de finalização. É como o lutador nas cordas só esperando a hora do nocaute.

  37. Boa tarde amigos! Concordo com o vc Claudio. Sergio disse tudo. Acho que o Remo fazendo o primeiro deve guardar mais umas duas bolas em contra-ataque.

  38. O FA tem fazer o Remo matar o jogo, senão corre o risco de deixar o clube.
    Caros Gerson e Claudio, será que o Pirão está pensando em substituir o FA pelo Arthur, caso o Remo não se classifique? Da cabeça de político sai tudo que não presta.

  39. O remo joga com autoridade, trocando passes, jogadas bem elaboradas, não deixando o paragominas jogar. Agora, tem que sair esse gol para não terem surpresas no final. Tô gostando demais.

  40. Remo sempre chegando primeiro nas divididas e vencendo todas as jogadas em velocidade. PFC sem explosão nenhuma, isso é inadequado treinamento físico.
    Mas abusa em perder gols. Quem não faz…

  41. O clube do remo dando mostras de que não consegue buscar o resultado, o esquema que o treinador Flávio Araujo monta, e um esquema de retranca, que abdica do ataque e da prioridade apenas a marcação com saídas rápidas em contra-ataque.
    Se o remo conseguir a classificação pelo empate, sentirá dificuldades contra o Paysandu, anotem!

  42. Tem que falar pro Pirão contratar uma Macumbeira urgente.

    Ta faltando a tempos pelo lado do Baenão.

  43. Sai dai Benedito! O Paysandu ta ganhando os times do interior porque fez por merecer, não facilitaram, o Paysandu que fez o jogo ser fácil pra sí…Pega logo tua senha na delegacia da mulher e da parte do Papão!

  44. Claudio, o que é a falta de trabalhar um atleta…esse Adriano Miranda não é aquela revelação que arrebentou na Copa da Juventude de uns 7-8 anos atrás?

  45. 35 min – Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllééééééééééééééééééééé´do Leãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Fábio Paulistaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. 2 x 0

  46. Paragominas, a despeito da qualidade do Remo, muito fraquinho.
    Remo demorou pra tranquilizar sua torcida.
    Ah um Mangueirão com 60.000 lugares pra essa final.
    Boa tarde Claudio e amigos. Fui.

  47. Ainda pouco na Cultura, mandaram uma mensagem pro comentarista Marquinhos Belém pra saber qual o melhor treinador entre o Charles Guerreiro e o Flávio Araujo, ele disse que gosta de ambos, mais acha o F. Araujo um ‘RETRANQUEIRO” de primeira, não de primeira divisão. kkkkkkkkkkk

  48. Ta certo Rodrigo sofredor, no próximo domingo o Papão freguês vai dar o troco com dinheiro falso pros donos do chiqueiro azul…kkkkkkkkkkkkkkkkkk 3 a 1 domingo pro Papão! Esse já e meu palpite…

  49. tá certo Paulo “sofredor” Artur, o Papão vai se cuidar, e vai cuidar de vencer vcs domingo e deixa-los mais uma vez sem divisão nenhuma por mais um ano,,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  50. Vitória com autoridade. Com bom desempenho de todos os jogadores, que valorizaram e qualificaram a posse de bola, reduziram sensivelmente os chutões, acertaram mais os passes. Ponto para o treinador porque escalou o Jonathan, e, principalmente, porque barrou o Guerra e escalou o Valber. No mais, o Valoteli e o Paulista de sempre. Sem esquecer o Galhardo.

    Agora, que venha o rival. Do qual espero ter esgotado o estoque de gols contra o SF, mas, ainda tenha, lá na sacola, espaço para guardar mais um ou dois.

  51. Beleza um RE x PA na decisão do 1º turno, bom financeiramente para os dois clubes, acredito que o público do 2º jogo será grande somente se o Remo ganhar o 1º jogo, se o Paysandu ganhar o 1º jogo com certeza a torcida azulina não apoiará o leão no 2º jogo, pois não conseguirá reverter.
    Mesmo o RO perdendo muitos gols, o ataque do Papão é mais eficiente, acredito que o Paysandu tenha uma pequena vantagem, pois tecnicamente é melhor, apesar do Remo está com as vantagens do empate.
    Com relação as zagas de ambos os times, estas se equilibram, quem ganhar o meio-campo ganhará o 1º turno.

  52. Gerson e amigos, Isso sim é nó tático, amigos….

    – O Remo começou o jogo, voltando a fazer sua boa marcação. Jhonatan e Gerônimo foram uns monstros dentro de campo. O PFC sequer conseguiu jogar, tamanha era a superioridade azulina… O remo fazia 2 linhas de 4 e partia com velocidade com o Galhardo, que faz muito bem essa função.. O PFC ensaiou uma marcação individual com o Paulo de Tárcio sobre ele, mas sobrava Gerônimo, Jhonatan e o ala Walber,que foi muito bem no jogo. Ou seja, o PFC só chutou a bola e o Remo jogou futebol. ´
    – É aquilo que sempre falo, amigos, nunca duvide de um bom técnico, ele sabe o que faz.. Fico imaginando nesse time do Remo, além do Galhardo tivesse o Clébson, Bismarck,Zé Paulo, Elanardo…. Vamos aprender a culpar os dirigentes também torcedor…

    Gostei de alguns jogadores nesse jogo:

    – O trio de zagueiros – Que se revesava no Aleilson, sempre se antecipando as jogadas, diferente do jogo lá em Paragominas, e ele não fez nada;

    – Jhonatan e Gerônimo, dupla de volantes foi muito bem no jogo;
    – Os alas, Berg, mais fixo na esquerda e o Walber, se movimentando mais e entrando em diagonal;
    – O Meia Thiago Galhardo, que é o maestro do time…

    Seria injusto eu escolher o craque do jogo, entre eles nesse jogo.

    Valeu pela classificação, Leão…

    O Futebol do Pará está VIVO torcedor Paraense…… Vamos ter Re x Pa esse ano…… Queeeeeeeeeeeeeeeeeee beleeeeeeeeeeeeeeeza………..

  53. Valeu meu Leão, mais uma vitória rumo ao título do 1º turno, jogando com a vantagem de 2 resultados iguais, quero ver a mucura se atirando para o ataque e o Valotelli só empurrar no contra-ataque. VAMOS MEU LEÃO. EU ACREDITO…

  54. Hoje o remo jogou da maneira como qualquer torcedor azulino queria, em cima do adversário, com valentia, determinação tática, vontade de ganhar. Isso prova que o time sabe jogar sem priorizar só a parte defensiva. A disposição do time em campo foi uniforme, não cedendo espaço ao Paragominas que pouco fez no ataque, prova maior a quase não participação do Fabiano. Vitória maiúscula que me deixa tranquilo quanto a participação no clássico.

  55. Valeu Leao jogou como time grande mesmo, mandou no jogo hoje o coletivo prevalesceu, o Galhardo faz muita diferenca nesse meio, e o Jonathan melhorou muito a saida de bola para o meio, bora leaoooooo

  56. Na Minha opinIão os 1 jogo deve ser cobrado R$25,00 pois o time SEM DIVISÃO vai ser goleado e ai a torcida sofredora não vai comparecer na partida final.o Vandick tem de lembrar disto.

  57. Respondendo pro sofredor, 2007 ok, mas j[a ficou sem divis’ao antes e o senador safou a barra ok! procura saber mais da historia do teu time rapaz

  58. Tanto tempo sofrendo fez os azulinos ficarem malucos da cabeça… um azulino chamar um bicolor de sofredor beira a insanidade!!!!!!!!!

  59. Com a entrada do Henrique a zaga teve melhor consistência, tanto é que o artilheiro deu pouco mais de 2 chutes no gol, outro diferencial foi a entrada do Jonathan mostrando que está recuperado e junto com o Geronimo deixaram a zaga mais protegida, o passe melhorou justamente pq uma hora ou outra um dos volantes saiam e pegavam a zaga do Paragominas despreparada.

    Galhardo despensa qualquer tipo de comentários, quando ele entra no jogo o futebol aparece e tudo flui melhor, só não gostei do Leandro Cearense deveria aparecer mais. Se a equipe manter esse mesmo estilo de jogo para o Rexpa e com um zaga bem postada e não deixando espaço, o Remo tem tudo para ser campeão. EU ACREDITO.

    Melhores do jogo: Jonathan e Galhardo.

  60. Agora, sim, Cláudio e demais, o CR vai ter pela frente um clube GRANDE e teremos um excelente jogo ! Agora, é para valer, não vai ser aquele “treino” da vez passada. rs

  61. Sugiro ao resmista irem festejar na Doca, pois não poderão fazer isso a partir do próximo domingo !! kkk Serão uma porrada e outra lavada ! rs

  62. chupaaaaaaaaaaa mucuradaaaaaaaaaaa , podem colocar no máximo 5 mil ingressos pra torcida dos bananas de pijamas, pois como sempre os modinhas vão ficar em casa.

  63. Claudio se o Flávio Araújo é tão competente assim me diga como ele barra o Val Barreto que é o melhor jogador do time SEM DIVISÃO?e por que ele vetou a contratação do Aleilson que é uns dos melhores jogadores deste parazão?

  64. Preparare a choradeira, remistas, pois serão duas porradas, pois o PSC tem, agora, está bem mais entrosado e o Lecheva fez a lição
    de casa.

  65. Entendo e concordo seu ponto vista,mas mesmo com todas estas questões explanadas por vc ,mas considere que tenho um bolão e vc precisa agora dar seu palpite,qual seria amigo Cláudio?

  66. Boa noite amigos. Deixa eu ir a igreja, lembrarei do Noronha, amigo Claudio. Ví uma foto dele hoje, o homem é um guerreiro.

    Até mais logo no Bola na Torre.

    Parabéns Antonio Oliveira e demais amigos remistas aqui do Blog.

    Mas fiquem sabendo que o papão não vai deixar barato.

  67. Egua amigos, ainda vi comentarios por aqui dizendo que o Charles tava praticamente dando um nó tatico no Flavio, o FA ta invicto a 32 jogos se eu não me engano é para respeitar!!!

  68. Hoje tb vi muita postagem dizendo que o Paragominas ia ganhar, que ia ser gol do Alenilson efim, anotem e mais anotem e no final quem ANOTOU mesmo foi o REMO rs

  69. Exatamente amigo Heleno tudo depende do ponto de vista,lembra aquelas curiosidades tipo:rico mora em condominio pobre mora em conjunto;aqui em Belém técnico estilo Flávio Ataújo é estratégista se fosse técnico local seria retranqueiro.

  70. Convicente vitória do Remo que recoloca o RexPa em equilíbrio, a despeito da vantagem técnica (falei técnica, não do técnico, rs) do PSC. Penso que o PSC ain da é o favorito para a conquista do turno, mas a vantagem do Remo já diminui o tamanho desse favoritismo. Arrisco um empate de 1×1 domingo, com sufoco em cima do Remo.

  71. Égua Cláudio juro pra vc que só pedi teu palpite porque tinha convicção de que vc ficaria em cima do muro como das oiutras vezes,sinceramente gostaria se fosse possivel que vc deixasse só um pouco seu lado politico e pudesse expor de fato quem vc acha que vai vencer o rexpa.

  72. rs É isso, mesmo, amigo Jairo ! rs

    CARDÁPIO DO JANTAR DO PRÓX. DOMINGO:

    Leão com Pirão

    Grátis: quebra da invencibilidade do FA ! rs

  73. Pra te ajudar a descer de cima do muro kkkkk estou fazendo um novo bolão em que não pode assinar empate agora eu quero ver sua opinião.

  74. Parabéna caro Cássio de Andrade é muito raro ver torcedores sensatos do leião por aqui,vc falou pouco e disse muito.é lógico que em clássico tudo pode acontecer como ocorreu na fase inicial a vitória de vcs por 2×1.mas a tendência que eu espero que se confirme é a vitória do papão.

  75. Eu concordo contigo Jairo o importante é vencer não importa o placar, mas uma goleada seria bem interessante eu acredito,vamos aguardar!

    1. Não é isso, amigo. É que acabei tendo um contratempo ao sair da Cultura e custei a chegar em casa. Peço desculpas aos baluartes.

  76. Sai dai Cláudio, em primeiro lugar amigo, o Charles Guerreiro caiu de paraquedas no time do Paragominas, recebeu um elenco já formado e treinado por outro profissional. Logo o mesmo teve de manter o mesmo estilo de jogo já implantado por seu antecessor. Já o tal bonzão do Flávio Araujo, já vem treinando o Remo desde o ano passado, é mesmo assim, só conseguiu montar um time na base da retranca, eu gostaria de ver o Remo tendo que buscar um resultado adverso, como gostaria, mais acho que domingo próximo isso será possível, ate porque, hoje o Paysandu já está escolado com a única jogada do Remo que e pelo setor esquerdo e lado direito da defesa do Papão.
    Com certeza o Lecheva armar uma bela arapuca pra mandar esse retranqueiro do F. Araujo de volta pro Ceará vender cachaça na orla da volta da Jurema.

    Amigo não se engane com esses caras, se eles fossem tão bons como você canta aqui no blogue, ele com certeza estaria treinado o Fortaleza ou o Ceará e não o Remo sem divisão….

  77. Creio em 2 jogos disputados,mas pelo momento atual de evolução da equipe e, por possuir o melhor ataque na competição,creio que o Paysandu deva levar a melhor nesta final,pelo fato de ser mais equipe individual e tecnicamente(se fosse o contrário,diria o mesmo) apesar de o Remo estar invicto e ter a melhor campanha( com um futebol pouco convincente,porém eficiente e objetivo),dando-lhe a vantagem de dois resultados iguais.

    Todavia,a final será decidida em campo,pois a teoria não reflete,em muitas vezes os fatos,então,que vença o melhor.

    Espero e torço que seja o PAPÃO !

  78. Não quero me tornar chato já entendi seu palpite de empate no rexpa,mas insisto que no meu bolão não vale marcar empate por isto lhe reitero a pergunta sobre seu palpite de quem vencerá o rexpa do próximo domingo.

  79. Um homem chega nervoso no médico com um pequeno buraco na palma da mão e diz:
    – doutor o que será isso, apareceu na minha mão de repente.
    o Médico olha e diz:
    – Você é bem torcedor do paysandú, não é?
    – O que isso tem a ver doutor? perguntou o homem.
    O médico responde: – É que sempre antes de um re x pa todo bicolor fica com o cú na mão.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Deixe uma resposta