Lance Armstrong confessa doping em entrevista

Lance Armstrong ganhou dopado os seus sete títulos da Volta da França. Para quebrar o recorde da competição, o ex-ciclista fez uso de eritropoetina (EPO), realizou transfusões de sangue e tomou hormônios de crescimento. Foi isso que ele confessou na entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, exibida na noite desta quinta-feira nos Estados Unidos e em todo o mundo. A confissão foi feita em um sistema no qual a apresentadora fazia as perguntas e Armstrong respondia com “sim” ou “não”.

O americano afirmou também que não acredita ser possível vencer sete títulos da Volta da França sem usar drogas “naquela cultura”.

– Tomei minhas próprias decisões. São meus erros. Estou aqui sentado para reconhecer isto e dizer que lamento – disse o ex-ciclista.

Lance-Armstrong-Foto-Reproducao-TwitterCBS_LANIMA20130115_0070_53

Armstrong admitiu que sempre mentiu quando negou o uso de substâncias ilícitas e que cometeu excesso com outras pessoas, mas garantiu que jamais obrigou seus companheiros de equipe a fazer uso de doping. O ex-ciclista disse ainda que nas edições de 2009 e 2010 da Volta da França, ele competiu sem estar dopado. As provas marcaram seu retorno às competições após se aposentar pela primeira vez em 2005.

Em 10 de outubro passado, um relatório da Usada (Agência Antidoping dos Estados Umidos) apontou o envolvimento dele no “mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido programa de dopagem que o esporte já viu”, envolvendo esteróides anabolizantes, hormônios do crescimento humano, transfusões de sangue e outras infrações.

Menos de duas semanas depois, as sete vitórias de Armstrong na Volta da França foram anuladas, e ele foi banido do ciclismo pelo resto da vida, já que a União Internacional do Ciclismo ratificou as sanções da Usada contra ele. A segunda parte da entrevista de Oprah Winfrey será veiculada nesta sexta-feira. (Do Lancenet)

Um comentário em “Lance Armstrong confessa doping em entrevista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s