Opinião: O câncer de Lula me envergonhou

Por Gilberto Dimenstein

Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?

Lula teve muitos problemas – e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social. No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.

Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado, um avanço do jornalismo, e, de outro, uma porta direta para o esgoto do ressentimento e da ignorância. Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Faço minhas as palavras de Dimenstein. A demência e a covardia de alguns ataques verbais, dirigidos a Lula via internet, traduzem o ressentimento de parcela das elites brasileiras em relação ao presidente. Prova incontestável de que ele estava certo em priorizar os pobres e o combate à miséria em seu governo.  

35 comentários em “Opinião: O câncer de Lula me envergonhou

  1. Que miséria ele combateu rapaz? será que vives em outro planeta ou em outra dimensão? confesso que desde que o PT assumiu o Governo Federal, a miséria tem aumentado demais, inclusive a minha companheiro. Se eras miserável e melhorastes de vida melhor para ti mas para mim não. E nem para milhões de brasileiros que estamos caindo em desgraça por causa dos desmandos e corrupção nesse e em outros governos. Mas esse PT era para dar o exemplo porque se julgavam a palmátoria do mundo e estão fazendo pior que outros piores. Então não venha querer mudar a minha opinião dizendo que opiniões contra Lula são da elite, covardia, demencia porque ja estou mordido com a imprensa brasileira ou parte dela. A mordição é porque vocês, principalmente vocês da imprensa, televisada, falada, escrita podem falar, criticar, narrar, apontar e derrubar todo mundo porque vocês dizem que é “jornalismo publicitário, estamos numa democracia, vocês tem liberdade de imprensa” porém, quando muitas vezes e de forma justa vocês são impedidos de opinar, criticar alguém voces dizem logo que é censura, ditadura, cerceamento dos direitos de imprensa, anticonstitucional. Não é verdade? mas quando é um de nós do povão que emite uma crítica sobre alguém que vocês não concordam é porque somos cavardes dementes e tudo que não presta. Não é verdade ou tô inventando alguma coisa rapaz? que democracia é essa que vivemos onde so a imprensa pode falar e escrever e criticar contra qualquer pessoa mas o cidadão comum não pode porque é tido como demente covarde e tudo mais? parem com isso!! Além de tudo minha crítica é contra o Lula ex Presidente e sua corja de malfeitores no governo central. Não critico a pessoa do Lula e nem louvo o sério problema de doênça que ele está passando, e nem sou de elite como vocês afirmam, mas não posso e nem vou mudar minha opinião contra o Lula presidente e o periodo de governo dele so porque vocês se sentem contrariados ou querem matirizar o Lula e esquecer nos fazer esquecer seus desmandos a frente do governo. Alem disso quem disse que o Esporte Cube Corinthians Paulista e miserável rapaz? O Lula é o maior financiador da contruçao do estadio PARTICULARÍSSIMO do Corinthisns que vai custar quase bilhões de reais. E não venham me chamar de mentiroso e covarde porque as afirmações são do próprio presidente do Corinthians, Andress Sanches, o qual mesmo sendo dirigente do clube que vai ser beneficiado não se conteve com tanto absurdo e derrubou o Lula: Leiam na reportagem abaixo trecho das declarações do Presidente corinthiano:


    JF Diório/
    ‘Quem fez o estádio fui eu e o Lula’, afirma Sanchez
    “Quem fez o estádio fui eu e o Lula. Garanto que vai custar mais de R$ 1 bilhão. Ponto. A parte financeira ninguém mexeu. Só eu, o Lula e o Emílio Odebrecht [presidente do Conselho de Administração da Odebrecht]”, afirmou Andrés. A Odebrecht é a construtora responsável pela construção do estádio.
    Oficialmente, o montante total para a construção da arena será de R$ 780 milhões. O estádio está em construção no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo.
    “Não vai ficar feio pra ninguém. Vai ficar, talvez, não imoral, mas difícil para o Lula. Porque vão falar: ‘Pô, como é que uma empreiteira se submete a fazer isso? Por que o presidente pediu?’. É o que insinuam até hoje”, afirmou Sanchez.

    Viram que absurdo? é esse ex Presidente da Republica que não merece ser criticado porque ajudou os pobres? É esse ex Presidente que querem Martirizar so porque está com uma doença crônica igual milhões de brasileiros que morreram ou merrerão doentes por terem agravados seus quadros de saúde por falta de atendimento no SUS? comigo não violão, respeitem minha opinião, por favorooo.

    Curtir

  2. CÂNCER DE LULA FAZ BRASILEIRO SABER QUE SEXO ORAL PROVOCA 9 VEZES MAIS CÂNCER DE GARGANTA DO QUE CIGARRO E BEBIDAS.
    Mal para lula, pois não o desejamos, bem para o povo, POIS A POPULARIDADE DO MITO FAZ O INTERNAUTA PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO:
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL34224-5603,00.html
    http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/02/22/sexo-oral-causa-mais-cancer-de-garganta-que-cigarro-e-bebida-diz-pesquisa/
    A incidência de câncer de boca varia de país para país. Ele é muito mais comum na França, Hungria e Índia, por exemplo, do que nos Estados Unidos e muito mais raro no México e no Japão. Cientistas que estudam a doença atribuem essas diferenças a fatores de risco ambientais e comportamentais.
    O sexo oral e o câncer de garganta:
    http://www.google.com.br/search?rlz=1C1GGGE_pt-PTBR450BR450&gcx=w&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=O+sexo+oral+e+o+c%C3%A2ncer+de+garganta#sclient=psy-ab&hl=pt-PT&rlz=1C1GGGE_pt-PTBR450BR450&source=hp&q=O+sexo+oral++e+o+c%C3%A2ncer+de+garganta&pbx=1&oq=O+sexo+oral++e+o+c%C3%A2ncer+de+garganta&aq=f&aqi=&aql=1&gs_sm=e&gs_upl=108892l108892l1l112455l1l0l1l0l0l0l0l0ll1l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=f6c8606aa71d4f00&biw=790&bih=385

    Curtir

  3. Gerson, porque voce usa textos de outros fanáticos petistas pra defender o seu “líder supremo”? Porque não faz isso com as suas próprias palavaras?

    Curtir

  4. LULA, COM A MESMA SINCERIDADE QUE EU TENHO LHE CRITICADO, EU AGORA EXPRESSO MEU DESEJO QUE DEUS LHE RESTITUA A SAÚDE O MAIS BREVE POSSÍVEL E LHE DÊ FORÇAS PARA SUPORTAR OS RIGORES DO TRATAMENTO. AMÉM!

    Curtir

  5. Nao gostaria de falar aqui, mas tenho lido e visto as mais crueis manifestacoes contra a pessoa do LULA, que gostaria Gerson, que todos que estao criticando os sistemas de nosso pais parassem um pouco e olhossem para as suas proprias atitudes, leiam abaixo e me digam se nunca pecaram que atirem a primeira pedra.
    ” Tá ” Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso? E você?
    Brasileiro Reclama De Quê?
    O Brasileiro é assim:
    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    5. – Fala no celular enquanto dirige.
    6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. – Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. – Viola a lei do silêncio.
    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
    desculpas.
    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao
    trabalho.
    13. – Faz ” gato ” de luz, de água e de tv a cabo.
    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
    muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de
    renda para pagar menos imposto.
    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através
    do sistema de cotas.
    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
    pede nota fiscal de 20.
    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
    fosse pouco rodado.
    21. – Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
    pirata.
    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
    roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como
    clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
    recebe das empresas onde trabalha.
    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que
    ainda não foi inventado.
    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o
    fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes
    não devolve.
    31. – Deixa caixa d’água sem tampa e lixo acumulado no quintal sabendo que são ótimos lugares para proliferação do mosquito da dengue e ainda não deixa o fiscal entrar em sua residência para acabar com os focos.32. – Fuma em local onde é proibido.
    E quer que os políticos sejam honestos…
    Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas…
    Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
    Brasileiro reclama de quê, afinal???
    E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma
    mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!!!
    Vamos dar o bom exemplo!!!
    Espalhe essa idéia!!!
    “Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os
    nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores
    (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso
    planeta, através dos nossos exemplos…”
    Amigos!

    Curtir

  6. Talvez seja a única forma de alguns recalcados atingirem alguém que procurou fazer alguma coisa pelos menos favorecidos e por esse motivo passou a ser odiado pelos que se julgam melhores do que os milhões de miseráveis existiam no país e que agora podem pelo menos ter um prato de comida sem precisar ficar pedindo ou juntando restos nas lixeiras. Talvez esses poucos trogloditas não queiram ter vizinhos descamisados para não terem que dividir suas supostas tranquilidades sociais.
    Uma pena pensar dessa forma tão revanchista. Cuidado para a praga não recair contra os seus!
    Vamos continuar torcendo pelo ser humano Lula conseguir se recuperar e vencer mais essa batalha. Vamos torcer também para que nossos hospitais consigam melhorar para dar tratamento digno e igualitários para todos.
    Força companheiro!

    Curtir

  7. Minha mãe passou pelo mesmo problema do ex-presidente, graças a Deus foi antes do governo genocida da Ana Julia, porque genocida? Porque todo mundo lembra dos 200 bebês mortos em um mês na Santa Casa. Duzentos bebes mortos, é um numero alto até pro padrão dos campos de concentração de Auschwitz, detalhe, o médico-monstro Josef Mengele, fazia plantão lá e não faltava. Se minha mãe tivesse se tratado no tempo da petista, teria virado estatistica.

    Curtir

  8. Todos sabemos que o sr ex-presidente tem condições financeiras de se tratar em qualquer hospital do mundo, durante os oito anos que passou na presidência fez sua conta bancária se transformar em contas bancárias e cada uma delas bem abastecidas. A idéia de sugerir que o ex-presidente se trate pelo SUS não é maldosa, e ele como se diz homem do povo deveria ver de perto como é ser tratado pelo SUS, e assim, sugerir ao novo governo as melhorias que ele não quis fazer quando presidente. Portanto, eu engrosso o caldo, sr Lula, se trate pelo SUS.

    Curtir

  9. Os “companheiros” são tão cegos, que não prestam atenção no que escrevem rsrsrsrsrs dizem que é desumano querer que o líder petista vá para o SUS, ao dizerem isso, só estão confirmando o que nós estamos dizendo em nossos protestos. Que mandar um ser humano para o SUS, é praticamente condena-lo a morte. Quem foi que deixou o SUS neste estado precário? Fui eu?

    Curtir

  10. O que não vai faltar é lenha para essa fogueira. Deixem o homem se tratar em paz. Desejo pronto restabelecimento.
    É tudo o que tenho a dizer sobre isso.

    Curtir

  11. Sem fazer qualquer juizo de valor, a internação do lula no einstein só demonstra o quão ele é um homem do povo.

    eu já tou até adoecendo e tanto ouvir falar em cancer.

    Melhoras ao Lula.

    Curtir

  12. Se o Luíz Ignácio Lula da Silva estivesse tivesse este cancer diagnosticado quando estava no exercício de sua função como presidente, concerteza algum “temente a Deus” já teria postado aqui a seguinte frase, “tomara que ele morra”.

    Lula por mim viva o tempo que Deus quiser, de preferência com muita saúde.

    Curtir

  13. Não, Antonio, não foi você. Foram nove anos seguidos de governos petistas.

    E não sei por que o blogueiro insiste em debater este tema, já que os petistas e aliados têm autorização dele para ofender livremente os demais internautas quando há qualquer crítica ao “líder supremo” Lula.

    E pensar que achávamos que o culto à personalidade havia morrido com Hitler e Stálin…

    O drama dos petistas é que o PT já acabou – alguém duvida!? – já que jogou no lixo a bandeira da ética na política sob a qual cresceu na oposição. Sobrou o lulismo, mas, como o “líder supremo”, pode voltar ao pó (como todos nós um dia voltaremos) brevemente, então nada restará.

    Curtir

  14. Aos donos da verdade e paladinos da justiça que não aceitam debater sem ofender, prefiro deixá-los falando com quem assim os aceitar.
    Antes porém, como antes era dito: “DEIXA O HOMEM TRABALHAR”, agora prefiro dizer: DEIXA O HOMEM SE TRATAR!
    Fui!

    Curtir

  15. A não-admissão do preconceito é que é a questão do que estamos todos discutindo aqui. Dizer que esse “movimento” nasceu por conta de uma piada do Lula em uma inauguração de unidade do SUS é querer chamar os outros de burro e mesmo não se dar conta do preconceito que se tem realmente. Quando a Dilma, o Itamar Franco, o José de Alencar e até mesmo a D. Ruth Cardoso estiveram sob tratamento de câncer ninguém veio escrever uma linha sobre isso. NENHUMA. Então não me venham dizer que é porque ele foi presidente ou responsável por este modelo de saúde que aí estamos, porque a verdade é uma só: ver alguém da estirpe do Lula chegar onde chegou é demais! Sem se curvar aos doutores da sorbonne, é demais! (Pelo contrário, os doutores da Science Po que se curvaram); ir contra o neoliberalismo de FHC, Adam Smith e Miriam Leitão, é demais! Simplesmente não faz sentido, não entra na cabeça, não vai de encontro com a meritocracia, essa santidade que existe na nossas vidas! Só pra esclarecer, o Gilberto Dimenstein escreve na Falha de São Paulo e é um dos mais críticos aos governos trabalhistas. Se ele, diretona, tá com vergonha de vocês, imagine eu. Revejam seus preconceitos, amigos, eles já passaram do limite. Daqui a pouco vocês estarão querendo tirar presidente(a) do poder à força, de novo.

    Curtir

  16. O Melhor presidente que o pais teve, foi reeleito e teve seu mandato de 8 anos.

    Outros presidentes foram reeleitos, mas alguns não criaram seus sucessores. Pq? se ambos foram bons?..rsr!

    Ah! sei…! É que quem elegeu o Lula foram os ignorantes.. e quem reelegeu outros não , pois eram os sábios do Brasil!!

    Patético!!

    Como é patético querer que alguém se trate no SUS, que não presta, e nunca prestou.

    Que o diga outros presidentes que fizeram a alegria de alguns, mas deixaram o SUS como é hoje!

    Parte do que li se resume a uma coisa:

    Vômito de despeitado, que simplesmente não conseguiu aproveitar o bom momento que o país viveu com o Lula.

    Tudo normal! “Se não me agradou não presta” , mesmo com mais de 80% de aceitação da população do Brasil.

    Ou seja, será mesmo que a opinião de alguém assim serve pra alguma coisa??.. É claro que não… Nunca serviu, nem nunca vai servir.

    Curtir

  17. Faco das palavras de Edilson 01/11/2011 às 8:59, as minhas. Respondeu com bastante verdade e propriedade. Nao estamos aqui para desejar mal ao nosso ex-presidente, e sim protestar pelo nosso sistema de saude. Parabens Edilson. Liberdade de expressao, afinal isto e ou nao e uma democracia…. ou sera que vivemos numa republica fascista, onde so a vontade do poder impera, e o governo para servir o povo, ou o povo para servir o governo…

    Curtir

  18. Quando um desses fanáticos ofendeu os blogueiros com palavrões de baixo nível porque que tem uma opinião diferente da dele, nós esperavamos que o GN toma-se alguma providencia. Mas, pra surpresa de todos (pra mim não), GN além de não bloquear os palavrões, ainda bateu palmas. Essa é a meneira petista de comandar as coisas, para los amigos, la plata, para los inimigos, chumbo. Então, eu não fico admirado que os únicos que defendem a maneira petista de governar e de ser, sejam esses pobres ignorantes que vivem de bolça disso e daquilo, e que deveriam é ter um bom emprego, e os “espertos” seguidores do líder populista, que com certeza não precisam do SUS quando adoecem, senão não seriam petistas, seriam trabalhadores honestos.

    Curtir

  19. Eu fui um que postei no facebook sobre a campanha para o Lula se tratar pelo SUS, nada contra o ex-presidente que apesar de ter feito muita vista grossa em seu governo é uma excelente pessoa, o que houve foi um erro de interpretação por parte de alguns.
    Lógico que não desejo mal a ninguém muito menos morrer de uma doença tão cruel como a em questão, o que a mensagem quis mostrar foi a situação em que se encontra a saúde pública onde aí sim estão morrendo milhares de pessoas que não podem pagar um plano privado nas portas dos hospitais públicos.

    Curtir

  20. Dois comentários extraídos do Blog do Reinaldo Azevedo, hoje:

    Anônimo
    02/11/2011 às 9:23
    O LULA É DO “POVO”!
    TRATA-SE NO SÍRIO LIBÂNES
    E FAZ COMPRAS NA DAS-LU!
    O LULA É CHIC!

    Etiene
    02/11/2011 às 9:23
    POIS É TIO REI, EU GOSTARIA QUE O PETRALHA SAFADO ESTIV
    ESSE NO CEMITÉRIO HOJE, NÃO PARA VISITAR O TÚMULO DA MARIA DE LUR4DES, MAS SIM PAARA SER VISITADO POR SEUS COMPARSAS, POIS ESSE LARAPIO NÃO FARIA FALTA NENHUMA PARA OS HONESTOS, MAS FARIA FALTA PARA SUA CORJA.

    Vejam, esse é o nível dos textos dos que reivildicam democracia e liberdade de expressão. Desejar a morte de alguém é váildo para esses internautas. São, sem dúvida, internautas de formação cuja base de inspiração dessa campanha nefasta nasceu da sugestão de dois exemplos de dignidade e ética em suas profissões: Luana Piovani e Dado Dolabela. Tempos difíceis esses!
    Alguns aqui defensores da ética condenaram o amigo e camarada Gérson (tenho orgulho de considerar o escriba de Baião dessa forma, mesmo sem ter relações de convivências com o mesmo, mas pelo nosso respeito virtual) de ter postado meu texto recheado de palavras de baixo calão, mas se omitem ao que vem sendo reverberado do Blog do Azevedo. Por qual razão: por ser branco, sulista, articulista de revista nacional e antilulista convicto? Quer dizer que deixar postar comentários que desejam a morte do opositor é qualitativamente superior a ser ofendido com palavrões? Essa é a liberdade de expressão que apregoam. Os textos de alguns comentaristas aqui são reverberos sem retoques do que escrevem no Blog do Azevedo. Sem tirar nem por. Não entro mais nesse debate. A ralé, como diria Hannah Arendt, não merece ser ouvida, nem debatida. Que os mortos enterrem seus mortos. Vida longa ao Lula! Vida longa ao FHC!

    Curtir

  21. Ora, o Sr. FHC, junto com Serra, seu fiel escudeiro, tiveram 08 anos para também mudar o SUS e nada fizeram. Gostaria de saber se alguma vez na vida algum desses senhores chegaram a ser atendidos pelo SUS?
    O governo federal já deveria ter feito alguma coisa mas como não fez, precisa fazer com urgência algo para melhorar o atendimento do SUS.
    O Lula não tem mais nada a ver com isso, ele já passou, como já passaram outros e nada fizeram.
    No momento, DEIXEM O HOMEM SE TRATAR!

    Curtir

  22. Além de deselegante boca suja, ainda fazes patrulha ideológica, Cássio Andrade.

    Quem te deu esse direito de escolher quem deve ser ofendido ou não? Quem te deu o direito de fazer julgamentos ideológicos comparando comentários de democratas com o do conservador Reinaldo Azevedo? Quem? Eu não dei nem tampouco a Constituição democrática do nosso país

    Aliás, o Reinaldo e seus leitores têm direito de se manifestar da maneira que quiserem, não achas? E lá, até onde vejo, ninguém se manifestou da maneira suja e indedcente como tu fizestes aqui.

    O pior é que nem percebes o componente totalitário do teu comportamento – pior para ti.

    Exijo que preças desculpas, seu boca suja!!!

    Curtir

  23. Faltou acrescentar: Duvido que tenhas lido Hannah Arendt, pois, para ela, a violência, inclusive a verbal que manejas tão bem, era o contrário da política, era, em verdade, o fim da política, daí a crítica que ela fez a Karl Marx em vários livros, dentre eles O que é Política?, A Condição Humana e Da Revolução (On Revolution).

    Se fosses arendtiano, o que, a toda evidência, estás bem longe de sê-lo, usarias do recurso ao convencimento e nunca, jamais, de incontinências verbais ou – como tu mesmo admites – de “meu texto recheado de palavras de baixo calão”, como está aí acima (o pior é que ainda pareces te orgulhar das ofensas proferidas contra essa “direita escrota” sob a falsa neutralidade do blogueiro que assentiu tranquilamente com o rebaixamento da discussão neste espaço…).

    Hannah Arendt trata da ralé no livro “As Origens do Totalitarismo” e não no sentido em que empregas o termo, o que, como disse, demonstra que estás longe, bem longe, de conhecer a autora que citas.

    Procura, portanto, estudar mais e, sobretudo, te comportar como homem civilizado.

    Curtir

  24. É óbvio que não me filio teoricamente às hostes da judia liberal de esquerda, seguidora de Tocqueville e amante da democracia americana. A citei por conta de minha formação intelectual que respeita as diferenças de concepções de pensamento no campo da teoria e da epistemologia. Nesse particular, ainda que discorde de seu verniz liberal, penso que uma das melhores análises da ciência política em relação às raízes do pensamento e do Estado Totalitário é pontuada por Hannah Arendt na qual, “ralé” e “massa” se apresentam enquanto categorias bem definidas no que concerne às mobilizações totalizantes, quer seja da direita nazista alemã, quer seja do bolchevismo stalinista na Rússia. As manifestações da direita raivosa nas redes sociais sobre o drama pessoal de Lula são semelhantes às manifestações de massa protagonizadas pela “ralé” totalitária nos tenebrosos anos 30, marcada pelo ódio de classe e pelo revanchismo dos derrotados com seus devidos recalques. São vozes do.reverbero da frustração ecoadas uníssonas nos espaços permitidos pelo Azevedo e pela Veja, exemplos de democracia e de liberdade de expressão, cuja máxima só existe aos que atacam Lula, o PT, a esquerda e os politicamente corretos. São anátemas do cantochão dessa nova (velha) direita tudo que não siga o script dos últimos românticos do livre mercado. As palavras são cristalinas e não há mais o que deebater. Gérson, obrigado pelo espaço e vamos em frente pois o PSC ainda precisa passar de ano, posto que meu Clube do Remo já é tri-repetente.
    Obs.: E pensar que a direita já teve Alceu de Amoroso Lima como referência e hoje se escora em Luana Piovani. Francamente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s